segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Equador confirmará guinada à esquerda?

Reprodução do Facebook de Andrés Arauz
Por Altamiro Borges

Após as vitórias progressistas na Argentina e na Bolívia, o Equador poderá ser o próximo país a confirmar uma guinada à esquerda na América do Sul. Todas as pesquisas eleitorais indicam que Andrés Arauz, da coalizão "Unión por la Esperanza", pode ser eleito presidente já no próximo domingo (7).

O economista de apenas 35 anos ocupou importantes cargos nos governos de Rafael Correa – presidente do Equador de 2007 a 2017, que hoje vive exilado na Bélgica como vítima da "guerra judicial" (lawfare) em seu país. Ele foi ministro da Cultura e depois do Conhecimento. Também foi diretor do Banco Central.

Até o TCU desconfia de gastos na pandemia

Por Altamiro Borges

Até o Tribunal de Contas da União (TCU), sempre tão dócil com Jair Bolsonaro, já desconfia dos gastos no combate à pandemia da Covid-19. Na semana passada, o órgão afirmou que há indícios de ilegalidades no uso de dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) para a compra e distribuição de cloroquina e seus derivados e deu cinco dias de prazo para as explicações oficiais.

Não faltam motivos para desconfiança do TCU. Em pleno caos no Amazonas, com pessoas morrendo asfixiadas sem ter oxigênio nos hospitais, o governo federal enviou 120 mil comprimidos de hidroxicloroquina em Manaus. O general-ministro Eduardo Pazuello, o patético “craque em logística”, torrou grana pública com um remédio sem comprovação científica.

Cadê o cartão de vacinação de Bolsonaro?

Por Altamiro Borges

Em 11 de janeiro passado, o juiz federal Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20ª Vara Federal de Brasília, exigiu explicações do Palácio do Planalto sobre o sigilo de até cem anos decretado ao cartão de vacinação do presidente Jair Bolsonaro. O magistrado atendeu a uma ação popular da deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta do PT.

"Justamente pela controvérsia instaurada, é indubitável o interesse público na informação acerca do histórico de Jair Bolsonaro quanto à sua saúde e imunização, dado não se estar a tratar de um cidadão qualquer, mas do chefe de Estado e de governo da nação brasileira", justificou a parlamentar paranaense.

Jornalões abafam carreatas contra Bolsonaro

Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Por Altamiro Borges

Neste domingo (31), pelo segundo final de semana consecutivo, ocorreram carreatas e atos pelo impeachment do "capetão" Jair Bolsonaro em várias cidades. Os jornalões, porém, deram pouco destaque aos protestos. A Folha registrou apenas três atos e tentou estigmatiza-los. Já os jornais Estadão e O Globo deram notas minúsculas.

No oligárquico Estadão, que tem pavor das forças de esquerda, o registro foi curto e frio: "Manifestantes em frente ao Congresso Nacional criticaram a atuação do governo no combate à pandemia e pediram o impeachment de Jair Bolsonaro. Foram registradas também carreatas em São Paulo e no Rio de Janeiro". Ponto final!

Omissão de Bolsonaro e atraso das vacinas

Outro mundo ainda é possível?

O trabalho e a globalização capitalista

A tragédia das crianças do Amazonas

Relação com os EUA ainda é uma incógnita

Manaus é nossa Auschwitz e dá impeachment

Steve Bannon quer a cabeça do Papa Francisco