sábado, 28 de setembro de 2013

Blogs atormentam Gilmar Mendes

http://william.com.br
Por Altamiro Borges

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve ter pesadelos diários com os chamados blogs progressistas – também rotulados por seu fiel amigo, José Serra, de “blogs sujos”. Ele já ingressou com processos contra blogueiros e jornalistas independentes e também tentou asfixiar financeiramente as páginas na internet que o criticam. Nesta semana, em matéria no sítio da revista Veja, ele voltou a explicitar o seu trauma.

Alvaro Dias afinou novamente

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Aécio Neves, o cambaleante candidato tucano, realizou neste sábado (28) um encontro de lideranças da conflagrada sigla dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Conforme registra Josias de Souza, blogueiro da Folha tucana, “o presidenciável do PSDB conseguiu algo que parecia impossível: reagrupou o governador paranaense Beto Richa e o senador Álvaro Dias. Os dois se desentendem no mesmo partido desde as eleições de 2010”. De fato, o episódio é curioso e confirma que o valentão Alvaro Dias afinou novamente.

Marina Silva será vice de Aécio?

Por Altamiro Borges

A Rede Sustentabilidade, o novo partido da ex-verde Marina Silva, tem apenas mais uma semana para viabilizar seu registro na Justiça Eleitoral. As expectativas não são muito otimistas, apesar do esforço final dos marinistas – inclusive de algumas estrelas globais, como o ator Marcos Palmeira. Segundo o procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, não haverá “nenhuma concessão” para que a sigla seja criada fora dos parâmetros legais. Diante deste risco real, crescem as especulações sobre o futuro de Marina Silva, que obteve quase 20% dos votos na última eleição presidencial.

Nada justifica a espionagem dos EUA

Por Luiz Inácio Lula da Silva, no sítio do Instituto Lula:

São gravíssimos os atos de espionagem praticados pela NSA – a Agência Nacional de Segurança dos EUA – contra os Chefes de Estado do Brasil e do México. Nada, absolutamente nada pode justificar a interceptação de telefonemas e a invasão da correspondência reservada dos Presidentes da República de países amigos, ferindo a sua soberania e desrespeitando os princípios mais elementares da legalidade internacional. E é mais grave ainda que importantes autoridades norte-americanas tenham querido legitimar tal agressão com o argumento de que os EUA estariam “protegendo” os interesses dos nossos países.

Conjuve na luta pela mídia democrática

Do sítio do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve):

Um ato político pela democratização dos meios de comunicação marcou a abertura do Seminário sobre Comunicação do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), na tarde desta quinta-feira (26), em Brasília. Na ocasião, o plenário do conselho oficializou apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Lei da Mídia Democrática, assinado uma carta compromisso que reflete a insatisfação da juventude com a atual legislação. Na carta, o Conjuve se compromete a convocar todos os conselhos, organizações e movimentos de juventude no Brasil a debater e coletar assinaturas de apoio ao projeto.

Barbosa e a prisão da jornalista

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

E a pergunta que está todo mundo se fazendo é: qual foi o papel de Joaquim Barbosa no episódio do qual resultou a prisão, por cinco horas, da jornalista brasileira Cláudia Trevisan, do Estadão?

Pode ser nenhum, é certo. Mas as especulações se multiplicam..

Ibope e o pior momento da oposição

Por José Dirceu, em seu blog:

Não poderia sair em pior momento para a oposição a pesquisa que o Ibope/O Estado de S.Paulo divulgaram e publicam hoje - os demais jornalões também - com a queda de seis pontos percentuais da ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade, à espera de registro), de 22% para 16% na preferência do eleitorado brasileiro.

O “mensalão” e a disputa política

Por Osvaldo Bertolino, no sítio da Fundação Mauricio Grabois:

O famoso orador Marco Túlio Cícero dizia que Roma era um assunto sobre o qual não se devia pedir nem receber informações, a fim de evitar aborrecimentos. Recordo a citação para dizer que a mídia no Brasil se comporta como Roma ao ignorar a sabedoria humana e conferir a si própria o título e as credenciais de senhora do bem e do mal, do que convém ou não ao país. Os adjetivos peremptórios - quadrilha, crimes, corruptos e outros do gênero - usados como indisfarçável despeito pela decisão do Superior Tribunal Federal (STF) sobre o julgamento da farsa do “mensalão” são provas mais do que suficientes de que os senhores dos latifúndios midiáticos não se ajustam às medidas do Estado de Direito.

Dilma subindo e o rancor de Freire

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A presidente petista Dilma Rousseff subiu mais 8 degraus no Ibope, foi a 38% das intenções de voto, e abriu 22 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Marina Silva (sem partido), que caiu de 22 para 16%. Na nova pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, só a presidente subiu, todos os outros candidatos caíram. Aécio Neves (PSDB) foi de 13 para 11% e, Eduardo Campos, caiu de 5 para 4%.

Cuco infatigável: Serra, FHC e Economist

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Com a sincronia infatigável dos ponteiros de um cuco, e uma notável harmonia de enredo e afinação, três paladinos dos interesses conservadores vieram a público, na semana que finda, opor reparos à condução das coisas no país.

A perda de confiança no governo é o diapasão que rege o conjunto.

Desemprego cai e renda aumenta

Do sítio da Rede Brasil Atual:

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2012, divulgada hoje (27) pelo IBGE, mostra a taxa de desemprego no menor patamar da história (6,1%), avanço de 5,8% no rendimento médio dos trabalhadores e nova queda no índice que mede a desigualdade entre os brasileiros, desta vez para abaixo de 0,5. As informações foram publicadas no site do IBGE.

Alemanha forte, Europa destroçada

Por Roberto Sávio, no sítio Outras Palavras:

As recentes eleições alemãs borraram as fronteiras entre norte e sul da Europa. Ao longo dos últimos três anos, todo o mundo parecia olhar apenas para a crise na Grécia, seguida pela da Irlanda, de Portugal; pelo declínio da França, a estagnação da Espanha e a falta de governabilidade na Itália. Poucos perceberam que a Holanda (quinta economia da zona do euro) foi obrigada a admitir que em 2014 não conseguirá cumprir a meta de déficit fiscal abaixo de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) e já atingiu os 3,8%.

Que mídia todos nós queremos?

Por Pedro Carrano, no jornal do Brasil de Fato:

Na sua 17ª edição, a plenária do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) juntou em Brasília (DF), nos dias 21 e 22 de setembro, uma diversidade grande de atores que têm atuado no amplo leque da democratização da comunicação.

Estiveram presentes jornalistas, comunicadores de rádios comunitárias, “mídia-livristas” – como a experiência do Mídia Ninja –, o movimento sindical e popular, entidades e organizações como o Conselho Federal de Psicologia, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), o Intervozes, entre outros.

Resposta ao ataque da Economist

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Parece até brincadeira, mas a menos que seja uma barriga gigante do UOL, a próxima capa da Economist representará um ataque frontal ao Brasil. A mídia tupi, que sempre escondeu os inúmeros elogios que o governo recebeu da mídia estrangeira, nos últimos dez anos, agora poderá fazer o contrário. Jornal Nacional, Fantástico, capas, a diatribe da revista britânica com certeza vai ganhar destaque em todos os meios.

Dilma agita nas redes sociais

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A disposição (finalmente!) da presidenta Dilma Rousseff de usar as redes sociais para se comunicar diretamente com as pessoas não podia ter sido posta em prática de maneira mais bem humorada e mais adequada a este tipo de mídia.

Dilma recebeu Jeferson Monteiro, criador do perfil satírico “Dilma Bolada” e trocou alguns tweets com a personagem, mostrando muito bom humor. Como estratégia de divulgação, ótimo.

Ibope e a dura realidade da oposição

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Confirmando seus viés de alta, a presidenta Dilma voltou a recuperar terreno nas pesquisas sobre as eleições do ano que vem. Ela subiu de 30% para 38% das intenções de voto no levantamento do Ibope divulgado nesta quinta-feira, 26 de setembro, e venceria as eleições ainda no primeiro turno.