quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Greve de fome e o silêncio dos cúmplices

Por Tânia Maria de Oliveira, no site Carta Maior:

No tempo veloz das redes sociais e da ignorância planejada da mídia sobre o que não interessa ser exposto, a seletividade é a norma. O mundo dos jornais, revistas e, sobretudo, da TV, permite-se descolado da realidade social de tal modo que, no Brasil, é permitido aos grandes meios de comunicação ignorar que há 23 dias 7 pessoas, militantes de movimentos populares, estão em greve de fome, pedindo que o Supremo Tribunal Federal paute uma ação que julga o princípio constitucional da presunção de inocência.

Por que eles fazem pesquisa "sem o Lula"?

Globo quer Lei Falcão contra o PT

Por Geraldo Seabra, no blog Diário do Centro do Mundo:

Por meio de seu principal comentarista, Merval Pereira, a TV Globo propôs na noite desta quarta-feira (22) algo parecido com a aplicação da Lei Falcão contra o Partido dos Trabalhadores. Em seu comentário no Jornal das Dez, do canal Globonews, Pereira defendeu que o TSE vete a presença de Lula durante a campanha eleitoral no rádio e na televisão, que começa no próximo dia 31, até mesmo “em fotografia atrás de Haddad”.

Mídia mente para prejudicar candidatura Lula

Por Vagner Freitas, na Rede Brasil Atual:

Manchetes que mentem, distorcem, interferem na eleição:

"Bolsonaro se isola na liderança; Marina e Ciro disputam 2º lugar"

"Bolsonaro lidera corrida presidencial em cenário sem Lula"

"Sem Lula, Bolsonaro lidera corrida eleitoral, diz Ibope

As manchetes desta terça-feira (21) dos jornais diários de maior circulação no País sobre os resultados das pesquisas eleitorais Ibope e CNT/MDA faltam com a verdade aos leitores e a todo o País. "Folha de São Paulo", "O Estado de São Paulo" e "O Globo", cada um dentro do seu projeto editorial, informam erroneamente que o candidato Jair Bolsonaro lidera as duas pesquisas de intenção de voto. Mentira: o líder de fato e de direito é o candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva.

Despenca o orçamento para as cisternas

Lula inaugura cisterna em Lagoa Seca/PB, em 2003
Foto: Ricardo Stuckert
Por Alexandre Guerra, no site da Fundação Perseu Abramo:

O orçamento do Programa de Cisternas passou de R$ 643 milhões para R$ 70 milhões entre 2014 e 2018. Isso é muito grave, considerando o grande desafio da população rural que reside no semiárido brasileiro: a convivência com a escassez hídrica.

Para viver no semiárido é preciso estocar água para diversos usos, principalmente para consumo humano, produção de alimentos e criação de animais. Entre as tecnologias sociais existentes, a construção de cisternas mostrou-se bastante eficiente em municípios rurais difusos, nos quais se torna complexa a instalação de rede de abastecimento de água pelo Estado. As cisternas são construções que armazenam a água da chuva e possibilitam que uma família de até cinco pessoas possa utilizar a água para consumo humano durante oito meses em período de seca.

Chapa completa e “cola” pronta

Por João Guilherme Vargas Netto

Estamos às vésperas do primeiro turno eleitoral, um exagero que pode ser desculpado pela urgência em definir desde já as candidaturas preferidas. Faltam apenas 45 dias para o primeiro turno, tempo que passa muito rápido.

Perante a urna eletrônica ao exercer o voto (munidos de “cola”) devemos digitar, pela ordem, o número do candidato a deputado federal (quatro dígitos, os dois primeiros do partido), o número do candidato a deputado estadual (cinco dígitos, os dois primeiros do partido); em ambos os casos se digitarmos apenas os dois primeiros dígitos partidários o voto será computado para legenda.

Ascensão de Lula desmoraliza a mídia

Por Pedro Breier, no blog Cafezinho:

É razoável supor que há, dentre o portentoso – e crescente – número de eleitores que pretendem votar em Lula, dois grupos.

O primeiro percebe a sua condenação e prisão como injusta e como um instrumento para retirá-lo da disputa eleitoral. Para este grupo, é óbvio que a insana ofensiva do Judiciário e da grande mídia contra o ex-presidente não tem nada a ver com combate ao crime – e tudo a ver, para ficarmos no jargão global, com perseguição política.

A falta de transparência do Sistema S

Por Rute Pina, no jornal Brasil de Fato:

Pouco mais de um ano após a reforma trabalhista, o fim do imposto sindical obrigatório desestruturou as finanças dos sindicatos de trabalhadores; por outro lado, entidades patronais ganharam reforços de recursos por meio do chamado "Sistema S" – conjunto de organizações que inclui Senai, Sesc, Sesi e Sebrae mantidas com contribuições recolhidas da folha de pagamento de empresas.

Em fevereiro, por exemplo, um decreto assinado pelo presidente golpista Michel Temer (MDB) obrigou a reserva dos recursos da qualificação dos trabalhadores rurais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para as entidades patronais do setor agrícola: 5% para o financiamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outros 5% para as federações estaduais.

Retrato passageiro da disputa eleitoral

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

As três últimas pesquisas eleitorais coincidem no essencial, apesar de pequenas variações quantitativas: Datafolha, CNT/MDA e Ibope/Estadão informam que, se a eleição fosse hoje, e o ex-presidente Lula pudesse concorrer, ele poderia ser eleito até mesmo no primeiro turno.

Dizem ainda que, com Lula excluído, Jair Bolsonaro seria o mais votado e poderia ter Marina Silva como adversária no segundo turno, em caso de fracasso da estratégia petista, de transferir os votos de Lula para seu virtual substituto, Fernando Haddad.

Se ninguém, por ora, tira Bolsonaro do segundo turno, ele perde para todos no confronto final.

O Brasil para inglês ver e o Brasil real

Por Cesar Locatelli, no site Jornalistas Livres:

"Meu sucessor como presidente se coloca, falsamente, como vítima de uma conspiração da ‘‘elite’’.  (FHC) (1)

"Parece evidente que o Lula jamais será julgado de forma imparcial". (FKC) (2)


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), 87 anos, buscou um dos arautos do capitalismo financeiro global para fustigar Lula: publicou uma matéria no Financial Times, jornal inglês, em que nega que Lula esteja sofrendo perseguição política. Nega que a democracia brasileira esteja em ruínas. Nega a vigência de um Estado de Exceção no país. Nega inconformidades no impeachment de Dilma Rousseff e no processo que condenou Lula.

Lula e a estupefação da direita

Editorial do site Vermelho:

Quanto mais rezo, mais assombração me aparece – este dito popular se aplica como uma luva à ação política da direita e dos conservadores brasileiros, que têm feito de tudo, no judiciário e na mídia hegemônica, para enxovalhar, desclassificar e criminalizar o ex-presidente Lula - que é mantido, injustamente, como preso político em Curitiba – para negar a ele seus direitos políticos mais legítimos para afastá-lo da eleição de 2018 na qual, se ocorresse hoje, Lula seria um candidato fortemente competitivo.

Obrador no México. Lula no Brasil?

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

É bom olhar o calendário político da América Latina para compreender a geopolítica em curso nesta região do mundo.

Em outubro, os brasileiros vão às urnas para escolher o novo presidente. Em 1 de dezembro, na Cidade do México, Andres Manoel Lopez Obrador, AMLO, toma posse como presidente do país, o primeiro de esquerda em mais de meio século. Em janeiro de 2019, em Brasília, o novo presidente do Brasil toma posse. Caso as urnas confirmem aquilo que está escrito em todas as pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva retorna a presidência para cumprir o quinto mandato do Partido dos Trabalhadores - o terceiro em sua vida política.