domingo, 18 de outubro de 2020

FNDC elege nova direção para o biênio

Do site do FNDC:


O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entidade com quase 29 anos de história e que articula uma rede de mais de 400 entidades em todo o país, definiu na tarde desse sábado (17) a composição de sua direção pelos próximos dois anos. A 23ª Plenária Nacional do FNDC foi realizada, pela primeira vez, por meio de videoconferência na internet, em respeito ao estado de calamidade pública vivido no país em meio à pandemia de covid-19. Mesmo assim, todos os ritos do processo democrático que marcam a trajetória da entidade foram observados.

O papel da imprensa nas eleições municipais

As lutas sociais e o poder na Bolívia

Eleição na Bolívia testará a democracia

Ilustração: Onça Verunschk
Por Jeferson Miola, em seu blog:

No próximo domingo [18/10] a Bolívia decidirá nas urnas qual modelo o país adotará para a exploração e industrialização da maior reserva de lítio do mundo. Esta disputa se desenrola em torno de 2 modelos antagônicos.

Por um lado, a retomada do modelo soberano de industrialização e orientado para o desenvolvimento nacional que fora concebido ainda durante o governo Evo Morales e que, no pleito, está representado pela candidatura de Luis Arce, do MAS [Movimento ao Socialismo].

E, em contraposição, o modelo defendido pelos candidatos de direita e extrema-direita em linha com interesses estrangeiros, que consiste na desnacionalização e na entrega desta formidável riqueza a grupos multinacionais.

A corrupção e o autoextermínio de Bolsonaro

Editorial do site Vermelho:


O episódio bizarro do dinheiro na cueca no senador Chico Rodrigues (DEM-RR), então vice-líder governista no Senado, faz o presidente Jair Bolsonaro engolir a bravata de que o seu governo teria acabado com a corrupção. O senador é um dos parlamentares que mais conseguiram liberar dinheiro de emendas em 2020. Até terça-feira (13), o governo havia empenhado R$ 15.637.645,00 em emendas, fazendo dele o oitavo senador com mais dinheiro liberado.

Na quarta-feira (14), Chico Rodrigues foi alvo de uma operação conjunta da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal para apurar desvios de verbas destinadas ao combate a Covid-19. O dinheiro desviado teria vindo justamente de emendas parlamentares, de acordo com a Polícia Federal.

General Heleno retoma discurso da ditadura

Por Fernando Brito, em seu blog:

Talvez a senilidade tenha feito o general Augusto Heleno perder a vergonha de recuperar a retórica da ditadura, dizendo que a Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, tem como missão espionar “maus brasileiros” em eventos no exterior, alegando que a lei que a criou, a 9.983/99, dá-lhe esta missão.

Não tem.

O que lhe compete é avaliar “ameaças à ordem constitucional”, internas e externas, o que não se tem notícia que movimentos ambientais sejam.

Vice-líder de Bolsonaro com grana na cueca

Bolívia vai às urnas.

A contrarreforma administrativa de Guedes