sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Capitão humilha generais. Santos Cruz reage!

Por Altamiro Borges


O capitão segue humilhando os generais pendurados no laranjal do governo. Nos últimos dias, Jair Bolsonaro desautorizou Hamilton Mourão, seu vice, e desmoralizou Eduardo Pazuello, seu ministro da Saúde. Os dois militares de alta patente ficaram quietinhos. Mas nem todos generais estão em silêncio...

Defenestrado do governo, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria da Presidência, agora bate duro no "capetão". Quando da suspensão dos testes da vacina da indústria chinesa Sinovac, ele classificou as opiniões do presidente da República como "vergonha", "irresponsável" e "falta de noção".

A campanha de ódio contra Manuela D’Ávila

Foto: Danilo Christidis
Por Altamiro Borges

Sem maior destaque, o jornal Folha de S.Paulo informa que "a Justiça Eleitoral determinou na segunda-feira (9) que Facebook, Instagram, Twitter e YouTube retirem do ar meio milhão de compartilhamentos de conteúdo falso contra Manuela D'Ávila (PCdoB), candidata à prefeitura de Porto Alegre (RS)".

A campanha de baixarias contra Manuela D'Ávila é impressionante, abjeta, repugnante – mas não é novidade. Há muito tempo ela é alvo das hordas fascistas, dos misóginos, dos apologistas do ódio e da violência. Agora, a fúria ocorre porque ela lidera, com folga, a disputa pela prefeitura da capital gaúcha.

Maravilha e limites da derrocada de Trump

Por Antonio Martins, no site Outras Palavras:


Nenhum vento ajuda quem não sabe aonde ir. Mal consolidou-se a derrota de Donald Trump nos Estados Unidos, e duas avaliações aparentemente opostas se apresentam. Para alguns, como Ricardo Kotscho, está drenada a cloaca de onde vazaram os miasmas políticos que turvam o século XXI; haverá, com certeza, a restauração virtuosa do passado recente. Outros, como Glenn Greenwald, pensam, ao contrário, que nada muda de fato, porque os interesses por trás do Partido Democrata e de Joe Biden são, em essência, tão oligárquicos quanto os que sustentaram Donald Trump. Estas visões falham ao não considerar o contexto de onde surgiu a ultradireita contemporânea; e a transformação deste cenário, a partir do início da pandemia. Por isso, escapa-lhes tanto a oportunidade perdida pela esquerda, há 12 anos, quando o surgimento de uma nova brecha, nos últimos meses – e o esforço que será necessário para aproveitá-la.

Os fracassos de Bolsonaro em três dimensões

Por Antônio Augusto de Queiroz, na revista Teoria e Debate:


O governo do presidente Jair Bolsonaro, sob qualquer perspectiva que se avalie, apresenta falhas, insuficiências ou descompromissos com as funções para as quais foi eleito: chefe de governo, chefe de Estado e líder da nação. Neste texto vamos analisar três dimensões da atuação governamental: na produção legislativa no primeiro ano de mandato, tendo como parâmetro o primeiro ano de quatro presidentes anteriores, na qualidade ou conteúdo das políticas públicas propostas nestes dois anos de governo e na relação intergovernamental com os entes subnacionais.

Globo sempre está do lado errado da história

Por Dilma Rousseff, em seu site:


Em longa reportagem exibida ontem [8/11], o Fantástico, da Rede Globo, apontou o aumento da desigualdade no Brasil a partir de 2016, revertendo o processo ocorrido desde o início dos anos 2000. Embora tenha chamado atenção para um problema essencial da sociedade brasileira e reforçar causas estruturais, como o racismo, sonegou de seus telespectadores a verdade sobre a crise social pela qual o país está passando.

A privatização e o apagão no Amapá

Por Paulo Kliass, no site Carta Maior:
 

A tragédia que se abateu sobre a população do estado do Amapá tem forte componente de negligência, negociata e irresponsabilidade. O fornecimento de eletricidade aos mais de 900 mil habitantes daquela unidade da federação sofreu um corte inesperado e que se estende por quase uma semana. Famílias, empresas, órgãos governamentais e prestadores serviços de todo o tipo ficaram sem nenhum acesso à rede de energia elétrica. A situação revelou-se ainda mais drástica na capital Macapá e no município vizinho de Santana, que juntos somam quase 80% da população total do estado.

Contagem regressiva pra derrota de Bolsonaro

Por Bepe Damasco, em seu blog:


Por ocasião da realização de pesquisas de intenção de voto nas capitais, os institutos de pesquisa vêm detectando uma queda acentuada nos índices de aprovação do governo Bolsonaro.

Por isso, não está surtindo efeito a tática dos candidatos bolsonaristas no Rio e em São Paulo, por exemplo, de transformar o capitão no principal cabo eleitoral de suas campanhas.

Enquanto Russomano derrete a olhos vistos, Crivella está estagnado, em situação de empate técnico com Marta Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT).

O incrível exército de Jair Bolsonaro

Por Fernando Brito, em seu blog:

Embora não mereçam, por sua omissão, chega a dar pena dos oficiais-generais das Forças Armadas brasileiras.

Qualquer deles que, num momento de lucidez, diga que os Estados Unidos, maior força militar do mundo, não vão ter medo do “cheio de pólvora” do Exército Brasileiro vai, agora, na versão dos apoiadores do presidente da República, ser um covarde.

Porque o “mito”, claro, é valente e faz bravatas.

E deixa às pessoas com um mínimo de razão, com seu delírio bélico, o papel de serem o “país de maricas”.

Carta à ciência e ao povo brasileiro

Do site do Comitê Lula Livre:

“Tenho certeza de que você, assim como eu, está indignado com a imagem de um presidente da República fazendo chacota da vacina e gargalhando diante da trágica morte de um voluntário. “
Leia na íntegra a Carta à ciência e ao povo brasileiro, por Luiz Inácio Lula da Silva:

Uma das qualidades mais admiráveis do ser humano é a sua genialidade: a capacidade de sonhar e de transformar o sonho em realidade. Graças ao conhecimento científico acumulado ao longo de décadas, e até mesmo de séculos, o ser humano foi capaz de viajar pelo espaço. E demonstrar assim, com provas irrefutáveis, aquilo que sábios já diziam desde a Antiguidade: que a Terra é redonda.

Apagão no Amapá e a necessidade das estatais

Por Rita Dias, no site Brasil Debate:


A situação é crítica no Estado Amapá. Falta energia em várias cidades do Estado e tudo aponta para a empresa privada Isolux, seja por incompetência ou má-fé, como responsável pela delicada situação por que passa a população. A informação divulgada na imprensa é que uma descarga atmosférica, ainda não confirmada, teria provocado a explosão do transformador na Subestação de Macapá, gerando um incêndio que, em seguida, teria atingido também o transformador reserva, tendo como consequência o apagão.