segunda-feira, 4 de junho de 2018

Moro e a aposta dos EUA

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Da mesma forma que a História não desculpará ao Supremo por sua leniência, a intervenção da Lava Jato no processo político e eleitoral em curso, com a surreal condenação e prisão de Lula e a clara, direta consequência da entrega do país - se as coisas continuarem como estão - a Bolsonaro em outubro, ela não perdoará à mesma operação a destruição neutrônica do Brasil e da engenharia brasileira e o enterro judicial dos projetos estratégicos que estavam destinados a aumentar a nossa independência e soberania frente a outras nações.

Nesse sentido - como já foi lembrado - é emblemática a ainda recente imagem em que aparecem, sorridentes, cumprimentando-se, o Sr. Pedro Parente e o Sr. Sérgio Moro e sua esposa.

"Veja'' é condenada por fake news de 2015

Por Conceição Oliveira, no Blog da Maria Frô:

Em 12 de fevereiro de 2015, o Brasil vivenciou um show de horror protagonizado por médicos sem ética e um jornalismo que há tempos não sabe o que significa fazer jornalismo, rememore neste post: Faltou ética jornalística e sobram boatos sobre o nascimento da filha de Alexandre Padilha

À época, o casal Alexandre Padilha e Thassia Alves vivia momentos de grande alegria, apesar da tensão devido ao nascimento prematuro de sua filha Melissa, que ficou na UTI do hospital e maternidade municipal de Vila Nova Cachoeirinha durante 28 dias.

FHC, Cristovam e o "Polo" dos Ilusionistas

Por Aldo Fornazieri, no Jornal GGN:

Deverá ser lançado nesta segunda-feira (05/06), em Brasília, o manifesto "Por um Polo de Democrático e Reformista" que tem como signatários Cristovam Buarque, Fernando Henrique Cardoso, Marcus Pestana e Aloysio Nunes Ferreira. Com boa vontade, é possível adjudicar dois aspectos positivos ao manifesto: procura colocar o debate num terreno programático e, faz uma compilação de teses genéricas, alinhadas em 17 pontos, que muitos partidos vêm defendendo. Muitas dessas teses não suscitam grandes divergências e fazem parte de um certo senso comum. Para além dessa boa vontade, o manifesto merece muitos reparos quanto às suas linhas e entrelinhas e quanto às suas intenções.

Dias de fúria e esperança

Foto: Agência Brasil
Por Lindbergh Farias e Jaldes Meneses

Pesquisa divulgada na Folha de São Paulo na semana passada estampou três resultados acachapantes: a greve dos caminhoneiros tinha o apoio de 87% da população; e 92% consideravam justas as reivindicações. Mais relevante, ainda, foi que também 87% consideravam que as propostas de Temer para solucionar a crise não eram satisfatórias.

De onde veio tanto apoio aos caminhoneiros? Não é preciso consultar as análises de conjuntura feitas pela esquerda. Os analistas mais antenados do mercado financeiro reconhecem as razões profundas de tanto apoio social: a agenda neoliberal tornou-se irremediavelmente impopular no Brasil. E perceberam o impasse. Ítalo Lombardi, estrategista sênior para mercados emergentes do Crédit Agricole em Nova York, na edição do Valor Econômico de 28/05/2018, declara: "É uma agenda econômica que claramente a população está rechaçando. [...] Consigo ver perdedores claros: o governo e sua agenda econômica".

O caminho que falta para as eleições

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

Faltam quatro meses e três dias para o primeiro turno da eleição mas o governo acabou antes do final do mandato. A saída de Pedro Parente da presidência da Petrobras ainda não foi o epílogo da crise deflagrada pela greve dos caminhoneiros. As consequências ainda nem começaram e ainda escavarão mais o trecho de caminho que falta. O problema é como percorrê-lo sem tombos e sem fraturas. Temer, dizem aliados ressabiados, devia fazer como Sarney no final de seu governo: manter o básico e garantir a transição, mas ele parece acreditar que ainda tem um papel relevante a cumprir.

Do paneleiro ao caminhoneiro

Por Luis Fernando Vitagliano, no site Brasil Debate:

A greve dos caminhoneiros revela que o país dos paneleiros não existe. Não existe um país liberal com controle de preços pelo Estado. Não existe um país com liberdades democráticas sem liberdades partidárias. Não existe democracia sem oposição. Não existe liberdade sem justiça social. E o silêncio de agora dos revoltados de panelas nas mãos não mostra indiferença – como queremos crer – mostra a incongruência cognitiva de quem se propôs a discutir política sem o devido cuidado com o assunto.

Parada LGBT homenageia Marielle Franco

Por Lu Sudré, na Rede Brasil Atual:

Milhares de pessoas ocuparam a Avenida Paulista, em São Paulo, para participar da 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT neste domingo (3). Com o tema Poder para LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz, o evento chamou a atenção para as eleições deste ano, para o respeito às diferenças e se posicionou contra a violência.

A arquiteta Mônica Benício, viúva da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada no Rio de Janeiro em 14 de março deste ano, participou da abertura da Parada, ao lado da Drag Queen Tchaka, que comandou o principal trio elétrico do evento. Emocionada, Mônica reforçou o legado e atuação política de Marielle na defesa dos direitos humanos.

Carta Aberta ao presidente Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Samuel Pinheiro Guimarães

Senhor Presidente e Querido Amigo,

Luiz Inácio Lula da Silva

Lula livre!

É o brado do povo oprimido que exige democracia, desenvolvimento, justiça, soberania.

Operários, camponeses, excluídos, religiosos, políticos, estudantes, intelectuais, empresários lutam há séculos pelos direitos do Povo brasileiro.

Dez denúncias contra a Fifa e a CBF

Por Daniel Giovanaz e Poliana Dallabrida, no jornal Brasil de Fato:

A Copa do Mundo da Rússia começa no próximo dia 14 de junho. Quando a bola rolar, o futebol deve se tornar o assunto principal dos bate-papos e coberturas jornalísticas. Por isso, a reportagem do Brasil de Fato aproveita o período de expectativa pela chegada das seleções para relembrar casos de corrupção que envolvem as entidades que organizam o evento.

Confira na lista abaixo os dez maiores escândalos em que foram denunciados ou condenados dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF):

O medo da população como aposta eleitoral

Por Marina Gama Cubas, na revista CartaCapital:

Em 12 de maio, Márcio França, sucessor de Geraldo Alckmin no governo de São Paulo, homenageou a cabo da Policia Militar Katia Sastre, que matou um bandido em frente a uma escola infantil no seu período de folga. Uma enquete que chegou à sua equipe mediu que 90% dos entrevistados apoiaram a atitude do governador.

O gesto de França ocorreu em meio à sua pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes pelo PSB. Ele não é o único a tentar capitalizar com o episódio. A própria Sastre flerta com a possibilidade de deixar a atuação na PM para começar uma nova carreira na política. Ela aceitou se filiar ao PR e deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2018.

Lição tardia para os saudosos da ditadura

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Leandro Loyola, na edição de hoje de O Globo, publica mais uma revelação de documentos estrangeiros mostrando corrupção no regime militar.

De novo, nenhum efeito fará, porque para os cínicos e hipócritas a verdade tem pouca serventia.

A leitura é, porém, interessante para que se entenda que, embora alguns espertalhões de farda possam tem tirado gordas vantagens, a instituição militar teve um imenso prejuízo com o papel autoritário a que se prestou e que esta consciência, sob os quepes menos obtusos, prevalece há três décadas.