domingo, 7 de maio de 2023

Mídia periférica não é só notícia triste

Foto: Elineudo Meira (Choquito)
Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé:


Do que a mídia periférica fala? De tudo! O recado é da Laís Diogo, que atua há seis anos no Periferia em Movimento, produtora de “jornalismo de quebrada”. “Falamos desde o Grajaú [zona sul de São Paulo], mas falamos do mundo inteiro a partir do Grajaú”, afirma a estudante de Serviço Social.

A ideia é endossada por Gisele Alexandre, jornalista, fundadora do podcast Manda Notícias e editora-chefe do jornal independente Espaço do Povo, localizado na favela do Paraisópolis, também na capital paulista.

Há conciliação com a Faria Lima?

Charge: Aziz
Por Paulo Nogueira Batista Jr.

Estou entre os críticos mais insistentes, mais renitentes da política de juros do Banco Central. Fora o presidente Lula, claro, que é hors concours. Ele tem feito críticas sempre pertinentes, quase sempre certeiras. Volto à carga hoje, acompanhando modestamente os esforços críticos do nosso Presidente.

O tema é vasto, mereceria um ensaio de 50 páginas, no mínimo. Vou tentar ser sintético. Começo com os apelos do ministro Haddad, que há algum tempo vem pedindo harmonia entre as políticas monetária e fiscal. Faz todo sentido. O termo mais usado na literatura é coordenação fiscal-monetária. Em todos os países razoavelmente organizados, mesmo um BC autônomo se vê obrigado a coordenar as suas ações com as do Tesouro. Isso significa não só a troca regular de informações entre as duas instâncias, mas o cuidado de levar em conta as ações da outra parte na definição e implementação das suas. Se há alguma prevalência, esta é das autoridades fiscais, que representam o governo eleito. Em alguns países, o Tesouro tem até mesmo representação formal nos comitês que definem a política monetária.

Falsificação de Bolsonaro repercute no mundo

Lula e as dificuldades da mídia alternativa

O Brasil evangélico e o novo governo Lula

Educação midiática e as redes digitais

Coronel Cid, o Exército fazendo política

A ofensiva da extrema direita contra o MST

Manifesto contra o governo Zema em MG

Cerco se fecha contra Carlos Bolsonaro

Plano Haddad não dobra o Banco Central

Conselhão de Lula vai defender a democracia

Carlos Bolsonaro vai afundar todo o clã?

Do golpe das vacinas ao caso Marielle