sexta-feira, 29 de abril de 2011

Caros Amigos debate papel da mídia

Reproduzo matéria de André Cintra, publicada no sítio Vermelho:

Com um debate no Tucarena, em São Paulo, sobre “Os Desafios para a Democratização da Mídia”, a revista Caros Amigos celebrou, nesta quinta-feira (28), seus 14 Anos de circulação. A atividade contou com a presença do presidente da Telebrás, Rogério Santana, e com jornalistas e ativistas da mídia alternativa.

O significado do 1º de Maio

Por Altamiro Borges

“Se acreditais que enforcando-nos podeis conter o movimento operário, esse movimento constante em que se agitam milhões de homens que vivem na miséria, os escravos do salário; se esperais salvar-vos e acreditais que o conseguireis, enforcai-nos! Então vos encontrarei sobre um vulcão, e daqui e de lá, e de baixo e ao lado, de todas as partes surgirá a revolução. É um fogo subterrâneo que mina tudo”. Augusto Spies, 31 anos, diretor do jornal Diário dos Trabalhadores.

“Se tenho que ser enforcado por professar minhas idéias, por meu amor à liberdade, à igualdade e à fraternidade, então nada tenho a objetar. Se a morte é a pena correspondente à nossa ardente paixão pela redenção da espécie humana, então digo bem alto: minha vida está à disposição. Se acreditais que com esse bárbaro veredicto aniquilais nossas idéias, estais muito enganados, pois elas são imortais''. Adolf Fischer, 30 anos, jornalista.

A direita e a sua fábrica de mentira

"Stop The War" – Philip Stein. 1976
Reproduzo artigo de Atilio Borón, publicado no sítio Correio da Cidadania:

A cúpula da extrema-direita mundial em Buenos Aires revela diversas coisas. Mais visivelmente, o crescente desespero do imperialismo em "reorganizar as suas tropas" e tentar recuperar o controle total do continente.

Veja: Um jeito especial de ser

Reproduzo artigo de Washington Araújo, publicado no Observatório da Imprensa:

Muitos jornalistas gozam de tanta autossuficiência que ao escreverem um texto sentem-se como se estivessem colocando aos olhos do leitor todos os fatos, todas as suas possíveis facetas e até mesmo as interpretações que uma pessoa razoável poderia fazer sobre aquele determinado tema.

Os dias nublados de Marina Silva

Reproduzo artigo publicado no sítio Congresso em Foco:

A ex-senadora Marina Silva está passando por dias nublados. Na capital federal, onde o céu está cada vez mais azul pela chegada da seca, Marina se mostrou distante da empolgação trazida por um dia brilhante de sol.

Também pudera. Dos 611,3 mil eleitores do Distrito Federal que votaram na ex-candidata do PV à Presidência da República em outubro passado, pouco mais de 60 pessoas compareceram para ouvi-la na noite de ontem (25) num centro cultural em Brasília. Alguns desses vieram de cidades e municípios vizinhos.

PSDB e DEM encolhem na capital paulista

Por Altamiro Borges

A violenta crise que atinge a oposição demotucana poderá produzir mudanças importantes na capital paulista no pleito municipal do próximo ano. Dos 13 vereadores eleitos pelo PSDB em 2008, seis já abandonaram o barco furado. E dos oito eleitos pelo DEM, seis já pediram desfiliação. Com isso, a hegemonia demotucana na principal capital brasileira corre sério risco.

Blogueiro do Paraná cogita “asilo virtual”

Nesta semana a mídia nacional deu destaque à fúria do senador paranaense Roberto Requião (PMDB) que, irritado com perguntas sobre sua pensão de ex-governador, tomou um gravador de um repórter temendo a edição da entrevista. O caso ganhou páginas e páginas nos jornais, foi tema em todos os telejornais e ainda se alastra pelas redes sociais de forma viral.

"Casamento real" e a reação à monarquia

Reproduzo artigo de Wilson Sobrinho, correspondente do sítio Carta Maior em Londres:

Poucas coisas podem ser mais britânicas que chá e ironia. Talvez por isso a “eu não sou uma caneca de chá do casamento real”, vendida pela internet pelo grupo inglês Republic, esteja esgotada. Aproveitando o frenesi mundial que cerca o casamento entre os possíveis futuros rei e rainha britânicos príncipe William e Kate Middleton, esse grupo de pressão está fazendo o que pode para espalhar a ideia de que a monarquia - outra tradição britânica – também chegou ao esgotamento e deve ser substituída por uma república.

Casamento real: meganegócio do século?

Reproduzo artigo de Alfonso Daniels, publicado no sítio Opera Mundi:

Toalhas de mesa com a imagem do príncipe William e Kate Middleton, guardanapos estampados com os noivos, cinzeiros, pratos, chaveiros, broches ou xícaras de porcelana. É quase impossível andar pelas ruas de Londres sem esbarrar com referências ao casamento real britânico.