domingo, 11 de abril de 2021

Sertanejos, Bolsonaro e o lobista intubado

Por Altamiro Borges

Da trágica série “A vida é irônica e cruel”. A revista Época noticiou nesta quinta-feira (8) que “o empresário Uugton Batista da Silva, que organizou um almoço do presidente Jair Bolsonaro com músicos sertanejos no final de janeiro, está intubado com Covid-19. Silva está internado em uma UTI em Goiânia”.

A comilança numa churrascaria em Brasília reuniu 50 “celebridades”, como o cantor Amado Batista, Sorocaba (da dupla com Fernando), Rick (da dupla com Renner), Naiara Azevedo e a dupla Diego e Arnaldo. "O grupo não usava máscara. Na ocasião, Bolsonaro xingou repórteres, enquanto o chanceler Ernesto Araújo vibrava", relata a revista.

Jornalistas entram com ação contra Bolsonaro

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo ingressou com uma Ação Civil Pública contra Jair Bolsonaro por "danos morais coletivos causados à categoria". A entidade também solicitou uma indenização de R$ 100 mil para o Instituto Vladimir Herzog, alvo de perseguição recente do governo fascista.

A ação pleiteia junto à Justiça que o presidente da República se abstenha de realizar novas manifestações com "ofensa, deslegitimação e desqualificação à profissão de jornalista ou à pessoa física de profissionais de imprensa, bem como de vazar/divulgar quaisquer dados pessoais de jornalistas”.

As mentiras da Rede Globo sobre a Petrobras

Zerar as mortes por Covid no Brasil

Por Ubiratan Paula Santos, no blog Viomundo:

São três as prioridades e desafios para o Brasil em 2021

1. Acabar com as mortes por Covid-19

2. Acabar com as mortes por Covid-19

3. Acabar com as mortes por Covid-19

A meta de zerar as mortes por Covid-19 dos brasileiros é a medida que articula e engloba todas as ações que podem melhorar a vida do povo a curto prazo e redirecionar o rumo do País em direção à redução progressiva das desigualdades sociais, econômicas, culturais e políticas, latus sensus.

Zerar as mortes por Covid-19 é a mãe de todas as atividades políticas, pois considera que:

Vacina privada é pura picaretagem

Por Fernando Brito, em seu blog:

Desde janeiro, qualquer pessoa de bom-senso via que as promessas de compra de “milhões de doses” das vacinas contra a Covid pela iniciativa privada não era nada além da legitimação da mais grossa e desumana picaretagem com o desespero público por imunizar-se contra uma doença mortal.

Taí a capa do Estadão para mostrar que não é outra coisa. O texto descreve a ação de ladrões baratos junto a empresários, num circuito que vai da Bulgária a Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e as taxativas negações dos fabricantes de vacinas de que estejam vendendo a grupos privados ou representantes.

CPI contra o bolsonarismo e a favor da vida

Editorial do site Vermelho:


A decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de mandar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia da Covid-19 tem grande relevância. Ela ocorre em um momento de queda da popularidade do presidente da República, Jair Bolsonaro, que se isola cada vez mais, e tem potencial para tocar no cerne da conjugação de crises que assolam o país.

A CPI pode ser o catalizador das forças de oposição e deflagrar uma nova fase da luta contra o bolsonarismo. As causas são óbvias. Falta um ponto aglutinador capaz de mobilizar um amplo leque de forças suficientes para pôr ponto final nessa escalada trágica. Toda argumentação contrária à CPI torna-se irrelevante quando comparada à tragédia causada pelo bolsonarismo.

Washington Cinel, o anfitrião de Bolsonaro

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Washington Cinel, dono da Gocid – terceirizadora de serviços que atua fundamentalmente na área pública – está me processando.

Seu advogado é o Secretário da Justiça do governo João Dória Jr. Nos últimos tempos, juízes ativistas tem me imposto condenações absurdas.

Ontem, Cinel voltou ao noticiário, com o jantar que ofereceu a Jair Bolsonaro.

Ele é personagem público, empresário influente, com amplas ligações políticas e toma atitudes com implicações políticas, como o jantar em homenagem a Bolsonaro.

A opinião pública tem o direito de ser informada sobre ele e suas motivações. Mas como faço?

Mantenho o compromisso de levar a informação ao leitor, ou esconderei as informações para me preservar juridicamente?

'Folha' volta às falsas comparações

Do blog A justiceira de esquerda
Por Dilma Rousseff, em seu site:

Mais uma vez a Folha inventa analogias históricas inexistentes e semelhanças insustentáveis entre a realidade atual e os fatos ocorridos quando do processo que levou ao Golpe de Estado que me destituiu ilegalmente em 2016. Manipula os fatos para reescrever a História. De maneira cínica, compara o meu governo ao de Jair Bolsonaro.

Como se, na minha gestão à frente da Presidência da República, tivesse eu maquiado o projeto de Orçamento da União, como fez agora o governo sob os auspícios de Bolsonaro e Paulo Guedes.

Geopolítica da vacina: Brasil se isola no mundo

Por Nara Lacerda, no jornal Brasil de Fato:

A mudança de comando nos ministérios da Saúde e de Relações Exteriores impulsionou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a tentar um apelo ao governo brasileiro.

No início da semana, a entidade pediu apoio à suspensão de patentes das vacinas contra o coronavírus.

Movimentações governamentais em torno do tema, no entanto, não dão indicativos de que a postura do Brasil irá mudar.

A gestão de Bolsonaro se recusa a engrossar o coro dos que tentam criar um mecanismo para combater a desigualdade na distribuição das doses.

Índia e África do Sul tentam avançar com o tema desde outubro do ano passado na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A proposta tem apoio de mais de 100 países.

Como uma CPI muda o rumo da História?

Por Luís Costa Pinto, no Diário do Centro do Mundo:


“Essa CPI não vai dar em nada” - Jorge Bornhausen, ministro-chefe da Secretaria de Governo de Fernando Collor, 29 de maio de 1992.

Passava das 15h30 quando o deputado Benito Gama (PFL-BA) começou a ler a finalidade sob a qual fora enfim criada a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a apurar denúncias formuladas por Pedro Collor de Mello contra o governo do irmão, Fernando, numa entrevista concedida à revista Veja.

Publicada pela Editora Abril, Veja era o maior e mais respeitado veículo da mídia impressa brasileira. Chegou a mandar para bancas e assinantes quase 1,2 milhão de exemplares impressos por semana.

A editora e a revista, como haviam sido um dia, plurais e independentes, morreram ao longo dos anos de 2004 a 2016 em razão da catastrófica direção editorial de um ex-jornalista chamado Eurípedes Alcântara. Depois de matar a revista, Alcântara passou a se dedicar ao ramo publicitário.

Decreto amplia acesso a armas de fogo

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

Na próxima terça-feira (13) entram em vigor, em território nacional, as novas normas decretadas pelo presidente Jair Bolsonaro que facilitam o acesso a armas de fogo no país.

Quatro decretos de 2019 foram alterados em fevereiro de 2021 para “desburocratizar procedimentos” relativos ao tema.

A regulamentação amplia a posse de quatro para seis armas por pessoa.

Mas juízes e policiais terão permissão de comprar duas armas a mais, de uso restrito.

Caçadores registrados poderão comprar até 30 armas e atiradores, até 60.

Os decretos permitem o aumento da quantidade de recargas de cartucho de calibre restrito por desportistas de mil para 2 mil por ano.

Biden e a Lava-Jato Global

Por Marcelo Zero, no site Brasil-247:


O governo Biden pretende converter a luta internacional contra a corrupção em um elemento central da nova política externa dos EUA.

Na reunião de “Cúpula da Democracia”, cujo anfitrião será Biden e que ocorrerá nos dias 11 e 12 de maio, em Copenhague (The Copenhagen Democracy Summit 2021), tal luta será anunciada como um diretriz relevante para a “defesa da democracia”, em nível global.

Ao mesmo tempo, a administração Biden emitirá diretriz executiva estabelecendo a luta global contra a corrupção como um dos elementos centrais da doutrina de segurança nacional dos EUA.

Diga-se de passagem, o poderoso National Security Council (Conselho de Segurança Nacional) dos EUA já criou o Democracy and Human Rights directorate, que tem como uma de suas missões principais a luta contra a corrupção.

Radiografia da trama de Fachin

Por Bepe Damasco, em seu blog:


Primeiro é importante relembrar que a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, tomada no dia 8 de março, que anulou as sentenças de Moro em Curitiba envolvendo Lula, atendeu exclusivamente ao seu objetivo de impedir a suspeição de Moro e salvar a Lava Jato do naufrágio e da desmoralização total.

Fachin inclusive já havia rejeitado em passado recente um recurso da defesa do ex-presidente Lula apontado o óbvio: Moro nunca foi o juiz natural dos processos de Lula, pois se as acusações referem-se à Petrobras, o juízo da capital do Paraná não podia arvorar para si a titularidade dos processos, o que só aconteceu devido à cegueira, que durou anos, da sociedade em relação aos desmandos e crimes da Lava Jato.

Mas a cartada de Fachin “deu ruim”.