quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Começa a batalha do impeachment

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Eduardo Cunha, derrotado no conselho de ética, prestes a ser preso por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu acolher um dos pedidos de impeachment contra a presidenta Dilma.

O processo chega em hora difícil para a oposição. Hoje mesmo, ela - a oposição - acaba de sofrer fragorosa derrota na Câmara e no Senado.

O governo conseguiu aprovar, com larga maioria, a revisão da meta fiscal, o que contou, naturalmente, como uma contabilidade da força do governo no parlamento.

A guerra de verdade começou

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Num governo que parece condenado a só conseguir superar um problema quando já é possivel vislumbrar uma dificuldade maior pela frente, na tarde de hoje o Planalto festejou a aprovação de uma nova lei orçamentária pela folgadíssima vantagem de 360 votos contra 119.

Menos de 60 minutos depois, contudo, a poucos metros do plenário onde senadores e deputados aprovaram uma decisão que dará um fôlego indiscutível para Dilma Rousseff ("ela terá direito a um sono tranquilo", me disse um deputado do PT quando o mapa da votação já se mostrava favorável), o governo foi obrigado a encarar a notícia de que Eduardo Cunha resolveu acolher o pedido de impeachment formulado por Helio Bicudo e Miguel Reale Jr.

O Brasil pós-pedido de impeachment

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A melhor palavra para o que Eduardo fez hoje é a seguinte: palhaçada.

Não vai dar em nada. Não pode dar em nada. Mas Cunha conseguiu sujar ainda mais sua folha corrida ao acatar o pedido de impeachment de Dilma em circunstâncias patéticas.

Ele confirmou o que todos já sabiam: que vinha fazendo chantagem com o PT. Em troca da proteção do PT ele seguraria o pedido de impeachment.

PSDB volta aos braços de Cunha

Por Igor Felippe, no blog Viomundo:

O PT ganhou na loteria com a abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma em meio à discussão sobre a cassação do mandato de Eduardo Cunha.

O PSDB, que chantageou Cunha, volta aos seus braços sem nenhuma cerimônia. Agora, o PSDB é Cunha.

Com isso, os campos ficam claros e o PT poderá fazer uma grande mobilização junto a diversos setores da sociedade, especialmente da juventude, em torno da bandeira do FORA CUNHA.

Brasil não pode ficar refém de Cunha

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Pela quarta vez, foi adiada a sessão do Conselho de Ética da Câmara que vai votar a admissibilidade do processo contra Eduardo Cunha. Ficou para a próxima terça-feira. E assim que a bancada do PT anunciou, na tarde desta quarta-feira, que seus três deputados no conselho votarão contra Cunha e a favor da continuidade do processo, ele voltou a ameaçar com o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Pedido de impeachment é boa notícia

Por Breno Altman, em seu blog:

Duas notícias alvissareiras vieram do Congresso Nacional.

A primeira delas foi a aprovação da nova meta fiscal, que destrava o orçamento da União.

A segunda foi a liberação de um dos pedidos de impeachment por Eduardo Cunha, em vingança contra a decisão do PT de votar pela continuidade de seu processo de cassação no Conselho de Ética.

Cunha desmoraliza processo de impeachment

Por Renato Rovai, em seu blog:

Eduardo Cunha ter aceitado o pedido de impeachment da presidenta Dilma depois de o PT ter anunciado que votaria contra ele no Conselho de Ética é a desmoralização total deste processo.

A oposição vai fazer de tudo para tirar essa marca, mas para Dilma não poderia haver um melhor cenário para que essa disputa se iniciasse.

Dilma, seu partido e seu governo terão todas as condições de demonstrar que isso só está acontecendo porque o presidente da Câmara quer se vingar por não ter tido do PT o aceite da chantagem que tentou operar.

Cunha, o ladrão flagrado, vinga-se em Dilma

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Eduardo Cunha, perdido, dá seu abraço de afogado no país e aceitou o pedido do PSDB e do DEM – além dos revoltados & cia. – para abrir o processo de impeachment contra Dilma Rousseff.

Cunha, na iminência de perder seu mandato, resolveu ir para o hara-kiri.

Vivemos uma situação monstruosa: um ladrão público, pego em flagrante com suas contas no exterior, erigido em acusador de alguém que, à parte o apoio ou a crítica, não tem contra si uma acusação de desonestidade pessoal.

Dilma rechaça golpismo de Cunha

Argentina: a cara nova da velha direita

Por Vinícius Wu e Daniel Angelim, na revista Fórum:

No último domingo, um pouco antes das 10 horas da noite, Daniel Scioli abandonava o cenário montado em seu comando de campanha para, em um telefonema rápido, reconhecer a derrota ao seu oponente Mauricio Macri, líder do Cambiemos. Já na primeira manhã após o resultado, o conservador periódico La Nacion publicava um editorial criticando enfaticamente a punição de criminosos que agiram durante a ditadura naquele país. Na campanha, Macri havia anunciado o fim do “negócio” dos Direitos Humanos.

Pressão inviabiliza chantagem de Cunha

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Durante a terça-feira, 1 de dezembro de 2015, ocorreu um fenômeno no país que, ao fim e ao cabo, pode terminar mostrando que a democracia pode não ser lá uma maravilha, mas é o sistema que melhor funciona. A pressão da sociedade SEPULTOU uma chantagem asquerosa.

“Ocupamania” para ouvir, cantar e ocupar!

Do site da UJS:



Estudantes da Escola Estadual Professor Moacyr Campos, no bairro Jardim Aricanduva em São Paulo, gravaram um paródia da música “Monomania”, de Clarice Falcão, para falar sobre as ocupações das escolas estaduais de São Paulo em defesa da educação.

O PSDB e a Síndrome de Estocolmo em SP

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Maurício Moraes, na revista CartaCapital:

Em 1973, dois ladrões armados fizeram quatro reféns durante assalto a um banco na capital da Suécia. No segundo dia de forte cerco policial começou o inesperado - as vítimas criaram empatia e passaram a defender os seus algozes.

A história causou tamanho estranhamento que virou caso de estudo. Foi descrita como um sintoma psiquiátrico que ganhou o nome de Síndrome de Estocolmo.

Em São Paulo, após 21 anos de PSDB, de cartéis do metrô, educação em frangalhos, sigilo de documentos e seca nas torneiras, estaria a população do estado passando por crise semelhante?

Alckmin fecha escola e gasta em propaganda

Da Rádio Brasil Atual:

O presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, fala sobre o governo do Estado de São Paulo que não aumenta salários dos professores, quer fechar escolas, porém tem verba de sobra para publicidade. Ouça aqui:

Moro seria um ótimo presidente!

Ali Kamel leva uma surra de blogueiro

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

“O Acórdão abre um precedente importante para reverter dezenas de outras ações que tentam calar jornalistas independentes de todo o país. Mais do que uma vitória pessoal, considero um passo importante para a garantia de um direito consagrado em nossa Constituição Federal.” (Marco Aurélio Mello).

Caro Marco Aurélio

Estou feliz com sua vitória, que é também a nossa vitória!

O mito da imprensa democrática

Por Luciano Martins Costa, no site do FNDC:

Os jornais brasileiros de circulação nacional, aqueles que determinam o eixo da agenda pública, encerram o mês de novembro com a mesma pauta que iniciou o ano de 2015. Não se trata da saraivada de denúncias, declarações, vazamentos e revelações factuais sobre fluxos de dinheiro ilegal ligados a campanhas eleitorais. Essa é apenas a espuma do noticiário e dificilmente saberemos em que os fatos atuais se diferenciam do histórico da corrupção, a não ser pela evidência de que alguns atores estão sendo responsabilizados.