segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Acabou o flerte entre Obama e Dilma?

Colagem: http://voiceofrussia.com
Por Dario Pignotti, no sítio Carta Maior:

Acabou o flerte de Obama e Dilma: os jornais deste domingo confirmam aquilo que se escutou durante toda a semana, nos bastidores de Brasília, sobre uma possível suspensão da viagem à Washington, a visita de Estado que, com pompa e tapete vermelho, havia sido publicitada pela imprensa dominante como uma boda política entre o Brasil e os Estados Unidos, depois de anos de divórcio engendrado pela parceria Lula-Amorim.

Quando a mídia promove julgamentos

Por Charles Carmo, no blog Viomundo:

Se você receber uma multa de trânsito, poderá se defender junto ao Detran e mostrar, por exemplo, que seu carro nunca transitou na cidade indicada, que tudo não passou de um caso de clonagem de placa, em que você é a vítima. Depois você ainda pode recorrer da decisão e será julgado por outro órgão, outros “juízes”. É um direito seu, um direito de todos nós.

No caso do chamado “mensalão”, o Brasil parou para discutir se, para esses réus específicos, o direito ao duplo grau de jurisdição desaparecerá, a fórceps, por meio das mãos do oligopólio midiático e de poderosos grupos de pressão.

As empresas que lucram com as guerras

Por Marco Antonio Moreno, no jornal Brasil de Fato:

O Instituto de Investigação da Paz de Estocolmo (SIPRI) resume no seu anuário de 2013 as vendas mundiais de armas e serviços militares das cem maiores empresas de armamento e equipamento bélico para o ano de 2011. As vendas destas empresas atingiram 465.770 bilhões de dólares em 2011, contra 411 bilhões em 2010, o que representa um aumento de 14%.

O apoio da mídia à ditadura militar

Por José Dirceu, em seu blog:

O jornal O Globo publicou editorial em que faz uma espécie de “mea-culpa” pelo apoio dado ao Golpe de 1964, que estabeleceu a ditadura militar no Brasil, regime que, nos 21 anos seguintes, promoveria perseguições políticas, torturas e assassinatos de cidadãos brasileiros, deixando profundas marcas e sequelas até hoje difíceis de sanar em nossa sociedade.

Dilma ainda não decidiu se vai aos EUA

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Informação do Palácio do Planalto no começo da manhã desta segunda-feira: a presidente Dilma Rousseff só decidirá amanhã, após encontro com o chanceler Luiz Alberto Figueiredo, se confirma ou não viagem oficial aos Estados Unidos marcada para o dia 23 de outubro. O resto é especulação.

O motivo da espera: Figueiredo esteve na semana passada nos Estados Unidos e manteve longa reunião com Susan Rice, subsecretária de Estado, para saber que providências o governo americano tomará em relação às denúncias de espionagens feitas no Brasil pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos).

STF: mídia finge que não viu

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Na madrugada de sexta (13) para sábado (14), este blog recebe e-mail de uma das fontes espontâneas que ajudam a alimentá-lo com informações. A mensagem foi enviada sob a rubrica “URGENTE” e trazia link de uma reportagem publicada discreta e exclusivamente no site do jornal O Globo poucas horas antes – até porque, tratava-se de uma bomba.

A blindagem da corrupção tucana

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Cida de Oliveira, na Rede Brasil Atual:

Não nasceram em julho, quando a revista IstoÉ ­pu­­bli­cou reportagem sobre o caso, as denúncias da empresa alemã Siemens de prática criminosa de cartel em diversas licitações para o transporte ferroviário do estado. O que os executivos da companhia detalharam ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) envolve um esquema de pagamento de propinas para viciar concorrências públicas desde o governo Mário Covas (1995-2001), passando pelas administrações de José Serra (2007-2010) e de Geraldo Alckmin (2001-2006 e desde 2011).

Publicidade de alimentos para crianças

Por Ekaterine Karageorgiadis, no sítio Vermelho:

Atualmente no Brasil, 30% das crianças de 5 a 9 anos estão com sobrepeso e 15% estão obesas (POF 2008-2009). Os dados revelam uma epidemia, que acomete as cinco regiões do país e todas as classes sociais. Com o excesso de peso, surgem as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, problemas renais e alguns tipos de câncer.