terça-feira, 11 de setembro de 2018

Ofensiva golpista e a contradição nacional

Por Ricardo Gebrim, no jornal Brasil de Fato:

Um conceito fundamental da interpretação do Brasil nos ajuda a compreender a dimensão da destruição em curso causada pela ofensiva desencadeada pelo golpe. 

Caio Prado Júnior iniciou sua grande obra, "A Formação do Brasil Contemporâneo", com a afirmação: "Todo povo tem na sua evolução, vista à distância, um certo 'sentido'. Este se percebe não nos pormenores de sua história, mas no conjunto dos fatos e acontecimentos essenciais que a constituem num largo período de tempo". Ao tratar de todo o "sentido" da colonização brasileira identificou o conflito central que marca nossa história, como sendo a contradição entre a nação e a não nação.

Prisão de Richa beneficia aliado dos Moro

Por Ricardo Costa de Oliveira, no blog Viomundo:

A prisão da família Richa, uma vez que a política tradicional paranaense é operada por famílias, representa mais um cálculo do partido político do judiciário e das fases da Lava Jato.

Muito tarde e muito pouco.

Já deveriam ter sidos presos há vários anos, pelo menos desde o massacre dos professores.

A notícia da prisão de Beto Richa, Fernanda Richa e de José Richa Filho, o Pepe, super-secretários na gestão anterior, beneficia diretamente a candidatura senatorial de Flávio Arns, aliado próximo de Rosângela Moro, esposa do juiz Sérgio Moro e também ofusca as manchetes políticas do dia sobre Haddad e Lula, em Curitiba, em um momento em que Haddad precisa de visibilidade para subir nas pesquisas ao lado de Lula.

Ditadura Globo-Lava Jato num beco sem saída

Por Jeferson Miola, em seu blog:

As pesquisas eleitorais confirmam que todos os arbítrios perpetrados contra Lula não surtiram os efeitos planejados pela ditadura Globo-Lava Jato.

É ainda mais paradoxal: aconteceu exatamente ao contrário do esperado. A cada dia fica mais claro que a ditadura se encontra num beco sem saída. Além de não ter nenhuma chance de vencer a eleição de outubro, assiste passivamente ao triunfo político, eleitoral e moral do Lula.

A respeito das novas mentiras de Palocci

Do site de Dilma Rousseff:

Sobre as velhas declarações de Antonio Palocci, exibidas mais uma vez como novas pela Rede Globo de Televisão, a Assessoria de Imprensa de Dilma Rousseff informa:

1. Em todos os períodos eleitorais do qual a Presidenta participou, a Rede Globo criou factóides a fim de atingir a imagem, a honra e a autoridade política de Dilma Rousseff. Foi assim em 2010, 2014 – nos dois turnos – e, agora, em 2018.