quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dirceu retruca matéria da Folha

Por José Dirceu, em seu blog:

Reproduzo abaixo a carta que enviei à Folha de S.Paulo e foi publicada no último sábado pelo jornal:

Na reportagem "Apoio do PT a condenados deve ser o mesmo dado a Dilma, diz Dirceu" ("Poder", 6/2), a Folha resumiu exageradamente a minha fala em palestra organizada pelo PT do Distrito Federal e, a meu ver, adotou uma interpretação errônea do que afirmei. Para que o leitor do jornal tire suas próprias conclusões, reproduzo a seguir dois trechos da minha fala:

A Justiça e a censura da "Falha"

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Lino Bocchini, no blog Desculpe a Nossa Falha:

O disputa jurídica Folha X Falha vai ser julgada em 2ª instância na próxima quarta-feira, dia 20 de fevereiro, pela 5ª turma de desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo. Você pode se perguntar: “Ótimo, sorte pra vocês. Mas o que essa briga da Folha com a Falha tem a ver comigo?”. Tudo. É fácil entender, por gentileza perca mais 2 minutos e leia esse texto até o final. Segundo o próprio juiz de 1ª instância, Gustavo Coube de Carvalho, trata-se de um caso sem precedentes no Brasil. Nunca antes um grande veículo conseguiu tirar do ar judicialmente um site ou blog que o criticasse. Na ausência de jurisprudência em solo nacional, o magistrado chegou a citar casos dos EUA – onde, aliás, paródias assim são permitidas.

Cantanhêde: a rainha do “erramos”

Por Amadeu Leite Furtado, no blog Limpinho & Cheiroso:

A jornalista (sic) e comentarista (sic) de política, de economia e de tucanagem da Folha de S.Paulo, Eliane Cantanhêde, vai entrar para o Guiness. Em sua coluna, de terça-feira, dia 12, ela deu mais um furo – não uma notícia bombástica… uma notícia furada – de reportagem. Segundo ela, enquanto o mau aluno, o Brasil, tende a reeleger sua presidente Dilma Rousseff; o mesmo não ocorre com o Chile, melhor aluno da classe. “No simpático e aplicado país sul-americano, a economia vai bem, mas a reeleição do presidente Sebastián Piñera vai mal. No melhor país do mundo, que é o nosso, a economia não está lá essas coisas, mas a reeleição de Dilma Rousseff em 2014 vai de vento em popa”, afirma a “colonista” (clique aqui para ler a “barriga” completa).

Único livro que presta sobre o Mensalão

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Três livros sobre o Mensalão chegam às bancas. Dois não merecem ser lidos, o de Merval e o de Villa. O terceiro, sim. O jornalista Paulo Moreira Leite produziu, ao longo do julgamento, excelentes artigos - ainda mais admiráveis por terem sido publicado no solo hostil e árido das Organizações Globo. PML, agora na IstoÉ, tinha um blog na Época nos dias do Mensalão. Seu livro se apoia exatamente em seus textos no blog.

Guido Mantega quer ficar até o fim

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Ao completar dez anos no governo federal, o ministro da Fazenda Guido Mantega faz planos para ficar até o final do governo de Dilma Rousseff e nem passa pela sua cabeça a ideia de deixar o cargo para ser candidato a governador de São Paulo, como alguns jornais andaram especulando.

Quem censura são os donos da mídia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Cadu Amaral, em seu blog:

“Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio”. É isso que diz o parágrafo quinto do artigo 220 da Constituição Federal (CF) de 1988. O texto é claro como cristal, mas sempre que se tenta debater a regulamentação dos meios de comunicação, o falso debate de censura surge. E muita gente engole essa cantilena.

A distribuição de renda dez anos depois

Por João Sicsú, na revista CartaCapital:

Após dez anos de governos do PT, pode-se detectar uma importante melhora no perfil da distribuição da renda no País. Não vivemos em nenhum paraíso. Muito longe disso. Mas, em contrapartida, a situação é muito melhor que a do final dos anos 1990 e início dos anos 2000.



Fonte: SCN/IBGE

Globo demitiu quase 300 em 2012

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Do sítio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj):

A Rede Globo fechou o ano de 2012 com a demissão de 243 radialistas e 42 jornalistas no Rio de Janeiro. E estas dispensas acontecem mesmo que a emissora tenha assinado acordo no Ministério Público do Trabalho que a obriga a contratar – entre fevereiro de 2012 e de 2013 – 150 jornalistas e radialistas para acabar com o excesso de horas extras – muito acima do limite legal — dos profissionais de suas redações.

Capitalismo busca um novo "papado"

Ilustração: www.hojaderuta.org
Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Passados cinco anos de implosão da ordem neoliberal, o sistema capitalista está longe de dizer 'habemus papam'.

Entre a austeridade imposta à Europa e a liquidez contracíclica dos EUA, seus cardeais ora parecem hesitar, ora ganhar tempo.

Equador enfrenta monopólios de mídia

Por Leonardo Severo, Felipe Bianchi e Caio Teixeira, de Quito-Equador, no blog ComunicaSul:

Governos democráticos e populares como o do presidente Rafael Correa, no Equador, são “exemplo” na luta contra os monopólios da desinformação, “que se colocam como quarto poder e fazem o papel dos partidos políticos conservadores em oposição à opção demonstrada pela sociedade nas urnas”, afirmou o jornalista e sociólogo Ignácio Ramonet.

O carnaval de Eduardo Campos

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Enquanto o Brasil ainda vibrava, quase inconsciente de si mesmo, nas festas alucinadas de seu carnaval, um novo fato político dominou um noticiário carente de novidades. A candidatura de Eduardo Campos, antes apenas uma hipótese nos cálculos eleitorais para 2014, tornara-se uma certeza, uma determinação partidária.

Alvaro Dias e o mafioso paraguaio

Por Altamiro Borges

Pesquisa divulgada na semana passada indica que o mafioso Horácio Cartes é o maior favorito nas eleições presidenciais de abril no Paraguai. Ele aparece com 37% das intenções de voto e pode levar o oligárquico e direitista Partido Colorado novamente ao poder. Com isso, o golpe de estado que derrubou Fernando Lugo, em junho do ano passado, tenderia à consolidação. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que se transformou no principal porta-voz brasileiro dos golpistas, já pode colocar mais este crime no seu currículo.

O caos privado da telefonia móvel

Por Altamiro Borges

A Folha de hoje publicou um editorial duro contra o caos na telefonia móvel. Defensora ardorosa da privatização do setor no reinado de FHC, como todo o restante da mídia, o jornal reclama da péssima qualidade dos serviços prestados à sociedade, mas prefere botar a culpa na ineficiente fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os celulares não funcionam e a internet é uma porcaria, mas a mídia privatista evita fazer autocrítica e alivia a barra das operadoras privadas. A culpa é do governo Dilma!

O apagão moral da grande imprensa

Por Rodolpho Motta Lima, no sítio Direto da Redação:

Já mencionei aqui uma frase que acompanhava os brasileiros na década de 60, proferida por Juracy Magalhães, político baiano, ao assumir o posto de embaixador junto aos Estados Unidos: “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”. Ela foi dita poucos meses antes do golpe militar que instaurou a ditadura entre nós - fruto de um acerto entre gorilas de plantão e os homens da CIA - e quase vinte anos depois de um outro baiano, o então senador Otávio Mangabeira, quando da vinda ao Brasil do general americano Eisenhower, ter-se ajoelhado contrito, beijando, como bom colonizado, as mãos daquele que seria depois Presidente da República nos EUA.

Bento 16: Um papa sem encanto

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A renúncia de Bento XVI contém lições interessantes.

Empossado com um programa que pretendia reconduzir a Igreja para um mundo fechado nela mesma, voltada exclusivamente para debates de natureza espiritual, longe das questões que afligem os homens e mulheres do mundo, Bento XVI deixou o trono da Igreja em ambiente de decepção e melancolia.

Inflação e a desgraça midiática

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O ano nem bem começou e os brasileiros mais crédulos já acham que estão vivendo em um país à beira da ruína, com ao menos duas desgraças descomunais que o noticiário anuncia que estão prestes a se abater sobre suas vidas.

O país, segundo a mídia oposicionista, está para mergulhar em uma recessão sem precedentes por conta de um iminente racionamento de energia elétrica e, como se fosse pouco, está para ver seus rendimentos derreterem ao fim de cada mês por conta da volta da inflação.

O sucesso do livro sobre o "mensalão"

Por Willian Novaes, da Geração Editorial:

Os 8 mil exemplares da primeira edição do livro A Outra Historia do Mensalão já estão comprometidos com uma parte dos clientes da Geração Editorial. Mesmo em pleno Carnaval, a editora foi obrigada a aumentar a tiragem inicial em mais 10 mil exemplares, necessários para atender a enorme procura. Até as 12 horas desta Quarta-feira de Cinzas, 30% dos 10 mil extras também foram reservados para mais uma parte dos parceiros comerciais da editora.