sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

A dura batalha da comunicação

Paulo Pimenta, ministro da Secom. Foto: Lucas Leffa
Por Bepe Damasco, em seu blog:


“Errar é humano, mas insistir no erro é burrice.” Este dito popular parece ter inspirado as primeiras sinalizações do governo Lula para a sensível, estratégica e decisiva área da comunicação.

No lugar do comportamento passivo de outrora diante do jornalismo de guerra da imprensa comercial, que culminou no golpe de estado de 2016 e na ascensão do fascismo, agora o mandato Lula 3 indica que pode ter aprendido a lição.

O acerto do anúncio por parte do novo ministro da Secom, deputado Paulo Pimenta, de que sua pasta pretende criar uma secretaria de políticas digitais, pode ser medido pelo ataque irado do jornal O Estado de São Paulo à nova estrutura.

Combater as políticas de ódio nas redes e a desinformação criminosa estão entre as missões prioritárias da secretaria de políticas digitais, segundo Pimenta, ele próprio um lutador pela democratização das comunicações em nosso país.

Dissonâncias na festa

Charge: Miguel Paiva
Por Manuel Domingos Neto

Na emocionante encenação do povo subindo ao poder, ninguém ligou para os lanceiros coloniais perfilados, com uniformes idealizados pelo integralista Gustavo Barroso, formando um corredor, enquadrando o cortejo, tipo garrote castrense.

A mulher negra e pobre, apondo a faixa presidencial, parecia dizer: tua lança feriu os meus, mas não me intimidas!

Nos ministérios, discursos de lavar a alma de quem amargou seis anos de implacável ofensiva contra a dignidade humana e a honra nacional. Sílvio Almeida, Nísia Trindade, Flávio Dino, Luciana Santos, Camilo Santana, Cida Gonçalves, Wellington Dias, Marina Silva... todos alimentando a vontade de futuro promissor.

A composição heterogênea não esmaeceu a impressão de um país que volta a sorrir. Os moderados Fernando Haddad e Simone Tebet mantiveram o clima. Alckmin apontou a perspectiva do desenvolvimento e da industrialização.

Palácio da Alvorada e o ódio fascista

Reprodução da montagem do site O Dia
Por Jeferson Miola, em seu blog:


Janja Lula da Silva, esposa do presidente Lula, revelou o estado desolador em que a escória fascista-miliciana deixou o Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência do Brasil.

Um dos mais importantes monumentos projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Alvorada faz parte do patrimônio histórico e artístico nacional e integra o conjunto de obras que alçaram Brasília à condição de patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Em entrevista concedida a Natuza Nery, da Globo News, se é possível ver o retrato fiel do significado da destruição fascista – [link do vídeo da entrevista-reportagem].

O inventário final ainda está por ser elaborado pelo governo, mas o que foi encontrado é estarrecedor.

O triunfo de Lula

Charge: Aroeira
Por Cristina Serra, em seu blog:


De braços dados com o ancião Raoni, acompanhado pelo menino Francisco e demais representantes do povo, Lula subiu a rampa e recebeu a faixa das mãos de Aline, carregando sobre os ombros os sonhos e esperanças de milhões de brasileiros, até dos que não votaram nele (embora estes não o percebam).

O trajeto em carro aberto ao lado de Alckmin, o adversário de 16 anos atrás, transmitiu imagem poderosa de civilidade e compromisso com o país. Não pude deixar de associá-los à frente ampla que conduziu o Brasil de volta à luz, na campanha das Diretas. Naquele momento, Tancredo encarnou a travessia. Em 2022, este papel coube à Lula. “Democracia para sempre!”.

A guerra já começou

Por Fernando Brito, em seu blog:

Embora naturalmente dominado pelo adeus a Pelé e pela posse de novos ministros, a mais interessante publicação de hoje é a longa e detalhada entrevista do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a Leonardo Attuch e Marcelo Auler, no site Brasil 247.

Nela, Haddad procura minimizar o ataque especulativo do “mercado” ao governo Lula, atribuindo o fato a, supostamente, estarem-se “abrindo os olhos” para a realidade do tamanho do rombo nas contas públicas deixado por Bolsonaro, ao despertar-se para a realidade de que o final de seu período foi de desaceleração e não de retomada do crescimento econômico.

Terroristas depredaram 15 ônibus em Brasília

Charge: Bacellar
Por Altamiro Borges

Na ação terrorista mais explícita dos fanáticos apoiadores do “fujão” Jair Bolsonaro, em 12 de dezembro no centro de Brasília, pelo menos 15 ônibus foram depredados – cinco queimados e dez apedrejados. O balanço parcial foi apresentado pelas empresas Piracicabana, Pioneira, Marechal, São José e Urbi, que prestam serviço ao governo do Distrito Federal no transporte público. Após os ataques criminosos aos veículos, as milícias bolsonaristas ainda tentaram invadir a sede central da Polícia Federal.