domingo, 11 de maio de 2014

Os empresários amam Aécio Neves

Por Altamiro Borges

Ricaços do Brasil, uni-vos – e de quebra atraiam os otários da classe “mérdia” para apoiar Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano. É isto que se conclui da pesquisa realizada na semana passada pelo Valor – um consórcio midiático das famiglias Marinho e Frias. Durante a entrega do prêmio “Executivo de Valor”, o jornal ouviu 103 executivos das principais corporações empresariais do país. A pesquisa confirmou que os patrões já escolheram o seu candidato para as eleições de 2014. Aécio Neves teve 72 votos, contra 17 de Eduardo Campos e apenas três de Dilma Rousseff. A adesão ao tucano foi de 70%. “A presidente colhe os frutos do seu pouco diálogo com a classe empresarial”, concluiu o jornal Valor.

CPI dos Pedágios e o cinismo tucano

Por Altamiro Borges

Na semana passada, a Assembleia Legislativa de São Paulo finalmente aprovou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os bilionários pedágios que congestionam as rodovias estaduais. Mas a oposição não teve nem como festejar o resultado. De imediato, o tucanato – que hegemoniza a Alesp há quase duas décadas e sabota qualquer tipo de investigação séria no estado – manobrou e bancou o deputado Bruno Covas para presidir a comissão. O parlamentar é neto do ex-governador Mario Covas, apontado como maior responsável pela privatização das estradas paulistas. Ou seja: o PSDB adora propor CPIs em Brasília, mas faz de tudo para abortar qualquer apuração em São Paulo. Haja cinismo!

Aloysio Nunes e Veja: “Pqp”!



Por Altamiro Borges

O vídeo acima bombou na internet nesta semana. Ele mostra o irritadiço senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que adora bravatear sobre a liberdade de expressão dos monopólios midiáticos, partindo para baixaria contra o blogueiro Rodrigo Grassi. “Vai para puta que pariu, seu vagabundo”, esbraveja o descontrolado tucano. Diante da cena grotesca, que mereceria chamadas nas capas dos jornalões, comentários hidrófobos nas tevês e notas de repúdio da SIP, Abert, ANJ e de outros antros dos donos da imprensa – lógico se os palavrões fossem proferidos por algum “censor” de esquerda –, a mídia simplesmente fez silêncio. Ou pior: ela tomou as dores do agressivo senador tucano.

Nem Felipão salva o Jornal Nacional

Por Altamiro Borges

Nesta semana, os telespectadores da TV Globo tiveram uma overdose de Luiz Felipe Scolari. Na quarta-feira (7), na apresentação dos jogadores brasileiros que disputarão a Copa do Mundo, Felipão passeou pelos estúdios da emissora, participando de vários programas. O privilégio dado à Vênus Platinada se deve aos direitos de transmissão dos jogos e às sinistras relações com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas nem o técnico da seleção conseguiu salvar a audiência da emissora. Segundo Keila Jimenez, da Folha, “mesmo com Felipão na bancada, o ‘Jornal Nacional’ marcou a mesma audiência da quarta-feira anterior (dia 30): 24 pontos”. Uma decepção!

Sheherazade engole Silvio Santos

Por Altamiro Borges

Rachel Sheherazade, nova musa da direita nativa e expressão da onda conservadora em curso no país, está com a bola toda. Segundo Daniel Castro, do site “Notícias da TV”, ela acaba de renovar o seu contrato com a emissora de Silvio Santos por mais quatro anos: “Para manter a polêmica jornalista, o SBT teve de ceder em dois pontos: 1) vai liberar os seus comentários no SBT Brasil, proibidos desde o início de abril; 2) deu a ela um ‘aumento substancial’, o que eleva a multa contratual e dificulta sua eventual mudança para outra rede”. Após ser assediada pela Band, emissora concorrente que lhe ofereceu R$ 350 mil mensais de salário, Silvio Santos acabou tendo de engolir a famosa “justiceira”.

Feliciano vai posar na revista Playboy?

Por Altamiro Borges

O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) já foi alvo de vários pedidos de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar em função dos seus discursos racistas, homofóbicos e de estímulo ao ódio. Mas sempre foi poupado por seus pares no Congresso Nacional. Agora, porém, ele poderá ser punido pelo seu próprio círculo religioso. A Convenção Fraternal das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo, que reúne oito mil pastores do Ministério do Belém, não gostou nada da sua recente entrevista à revista Playboy e acionou o seu conselho de ética. O resultado da investigação poderá ser a perda do título de pastor do polêmico deputado.

Le Monde e a crise dos jornalões

Por Altamiro Borges

Sete dos onze redatores-chefes do jornal Le Monde pediram demissão nesta semana, agravando ainda mais a violenta crise do tradicional diário francês. Em carta enviada à direção da empresa, eles explicaram que há meses alertam sobre as “graves disfuncionalidades e a falta de confiança” na redação. O principal alvo das críticas é a diretora do jornal, Natalie Nougayrède, acusada de adotar métodos truculentos e de impor um plano de reestruturação que prejudicou 57 áreas de trabalho. Eles também criticam a interferência na linha editorial exercida pelas poderosas empresas acionistas, como a operadora de telefonia Free.