sexta-feira, 17 de março de 2023

Professor hitlerista é afastado. E o deputado?

Imagem do twitter de Benzaie
Por Altamiro Borges


O site UOL informou nesta quinta-feira (16) que o professor de história gravado por alunos fazendo elogios a Adolf Hitler foi afastado por 60 dias da escola em que dava aulas no município de Imbituba (SC). “Ele já era investigado por apologia ao nazismo no ambiente escolar... O docente não teve a identidade divulgada”.

No vídeo que viralizou nas redes sociais nesta semana, um estudante questiona se o professor apoiava o ditador alemão responsável pelo genocídio de milhões de judeus, comunistas, ciganos e outros grupos considerados não arianos. O aloprado afirma que “sim, claro” e ainda enfatiza que tem “uma admiração por Hitler”.

Holiday será investigado por atos terroristas

Charge: Baggi
Por Altamiro Borges


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (16) que a Polícia Federal investigue o grau de apoio do vereador Fernando Holiday (Republicanos-SP) aos atos terroristas desfechados após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de outubro passado. Ex-líder do golpista Movimento Brasil Livre (MBL), o parlamentar tornou-se um fanático bolsonarista e incentivou os bloqueios às rodovias, os acampamentos em quartéis do Exército e os atos de vandalismo em Brasília no fatídico 8 de janeiro.

Abin de Bolsonaro espionou 10 mil celulares

Da perda dos imprescindíveis

Brasília (14/2/2003): Erney Camargo e Roberto Amaral 
Foto: Gervásio Baptista/Memória EBC
Por Roberto Amaral, em seu blog:

"O homem é suas ações" - Pe. Antônio Vieira - Sermões

O andar dos tempos reserva, como condenação aos que vão ficando, a tristeza da perda de grandes e insubstituíveis amizades, construídas ao longo de décadas de trabalho comum e de lutas comuns, imbricadas numa mesma existência. E não raro a tragédia biológica ceifa brasileiros excepcionalíssimos, que se dedicaram a vida toda à batalha pelo progresso humano. É quando a dor bate ainda mais forte e lembra nossa pobreza e nosso desamparo.

Abin abrirá os porões usados por Bolsonaro?

Charge: Fraga
Por Moisés Mendes, em seu blog:

A denúncia genérica de que a Abin seguia e monitorava inimigos de Bolsonaro tem o valor das coisas óbvias: arapongas estavam fazendo arapongagem.

E a arapongagem, aqui ou na Argentina do tempo de Mauricio Macri, que perseguia Cristina Kirchner, padres, jornalistas, professores, sindicalistas, é tudo a mesma coisa. Arapongas existem para arapongar ilegalmente.

Por isso o valor da revelação será próximo de zero, em meio às denúncias da manhã, da tarde e da noite, se ficar no que denuncia.

A informação, saída de dentro do esquema, é apenas a pista para que se chegue ao que importa para o desvendamento do que eles faziam e para que se saiba quem eram suas vítimas.

O Congresso, com poder de fiscalização sobre atividades do que chamam de inteligência, terá de chegar à identificação dos quem eram vigiados e do que o governo guardava dessa espionagem.

Normalização na ação política e sindical

Charge: AZ.
Por João Guilherme Vargas Netto


Tenho defendido a métrica da normalização para avaliar o efeito de quaisquer iniciativas, seja no âmbito político geral, seja na própria ação sindical. A medida de seu efeito normalizador é hoje o mais certeiro indicador da eficácia e da relevância da iniciativa tomada, o que contraria a passividade e o açodamento.

Em defesa e ilustração desta tese recorro à sabedoria de Rui Barbosa, cuja morte completa agora 100 anos. Em 1893, em visita à Bahia disse:

“Banir da República a inquietação e a instabilidade; tal, neste momento a maior preocupação minha, a preocupação de todos os que se empenham seriamente em tornar a República frutificativa e progressista”.