quinta-feira, 21 de maio de 2020

Impeachment de Bolsonaro ganha impulso

Foto: Lula Marques/Fotos Públicas
Por Altamiro Borges

O pedido de impeachment do genocida Jair Bolsonaro ganhou forte impulso nesta quinta-feira (21). A sociedade civil organizada – representada por 400 entidades e movimentos sociais, além de juristas, intelectuais, artistas e os partidos de esquerda (PT, PCdoB, PSOL, PSTU, PCB, PCO e UP) – ingressou na Câmara dos Deputados com um pedido coletivo de abertura imediata de processo de afastamento do “capetão”.

Pesquisa indica queda de Bolsonaro e Guedes

Por Altamiro Borges

O jornal Valor Econômico desta quinta-feira (21) destaca: "Em alta, taxa de reprovação a Bolsonaro chega a 50%". Matéria tem como base pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos, antro dos rentistas. "Ela mostra que a avaliação negativa do governo atingiu o marco recorde de metade da população".

Como registra o jornal dedicado à cloaca burguesa, para exatos 50% dos brasileiros, a gestão de Bolsonaro é ruim ou péssima. A taxa representa um acréscimo de 11 pontos em relação ao patamar de janeiro, que era de 39%. Nos primeiros dias de 2019, início do mandato, a taxa de ruim e péssimo era de 20%.

Ricardo Salles, Zema e os velhacos do Novo

Maranhão dá aula no combate ao coronavírus

Ajuda do governo às empresas é mentira

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Nesta terça-feira, 19 de maio, às vésperas de completar um mês da aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de lei, foi sancionada por Bolsonaro a linha de crédito para as microempresas que faturam até R$ 360 mil por ano.

Ah, para não esquecer: coerente com sua perversidade habitual e o ódio devotado aos pequenos, o presidente vetou a carência de oito meses para o início do pagamento, bem como o dispositivo que impedia os bancos de negarem o crédito aos microempreendedores endividados.

Mas engana-se quem pensa que a partir de hoje os que precisam de um socorro financeiro urgente, para não falirem, podem se dirigir aos bancos para sacar o dinheiro.

Bolsonaro e o ''fascismo eterno''

Por Liszt Vieira, no site Carta Maior:

A liberdade e a libertação são tarefas sem fim - Umberto Eco

Na data de 19/11/2009, Carta Maior publicou o admirável ensaio de Umberto Eco sobre o fascismo intitulado O Fascismo Eterno, que se tornou posteriormente um livro publicado em 2018 pela Editora Record. O ensaio foi publicado originalmente em inglês sob o título de “Ur-Fascism” na edição de 22/6/1995 da revista “The New York Review of Books” a partir de uma conferência na Universidade de Columbia em 24/4/1995.

Bolsonaro e a destruição do Brasil

Por Bernardo Ricupero, no site A terra é redonda:

“Aliás, João Gilberto para mim é exatamente o momento em que isto aconteceu: a informação da modernidade musical utilizada na recriação, na renovação, no dar um passo à frente da música popular brasileira….” (Caetano Veloso).

No já tristemente famoso discurso em jantar na Embaixada do Brasil em Washington, em 17 de março de 2019, Bolsonaro afirmou: “o Brasil não é terreno aberto, onde nós pretendemos construir coisas para nosso povo”. E explicou: “nós temos que desconstruir muita coisa para depois recomeçarmos a fazer”. Não resta dúvidas que a ocasião era especial, já que o presidente, na sua primeira visita aos EUA, encontrava expoentes da extrema-direita, como o “estrategista” Steve Bannon, o “investidor” Gerald Brant e o “guru” Olavo de Carvalho.

O Brasil na crise mundial

Oposição pede cassação de Flávio Bolsonaro

Mortes e impunidade crescem no campo

Prossegue a política genocida de Witzel

Microbiologista destrói defesa da cloroquina

O esporte e o lazer em tempos de pandemia