domingo, 1 de junho de 2025

Bolsa Família evitou mais de 700 mil mortes

Foto: Divulgação
Por Altamiro Borges


Estudo publicado na semana passada pela renomada revista “The Lancet Public Health” confirmou que o Bolsa Família, um dos maiores programas sociais do planeta, teve expressivo impacto na saúde da população brasileira. Realizado por pesquisadores da Fiocruz, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade de Barcelona, ele mostra que, entre 2004, quando foi criado no primeiro governo Lula, e 2019, o programa evitou mais de 700 mil mortes e 8 milhões de internações hospitalares, com efeitos especialmente significativos entre crianças menores de cinco anos e idosos com mais de 70 anos.

Rubinho Nunes é cassado por laudo falso

Foto: Divulgação
Por Altamiro Borges


Nessa sexta-feira (30), a Justiça Eleitoral de São Paulo determinou a cassação do mandato do vereador Rubinho Nunes (União Brasil) por ter reproduzido em suas redes sociais um laudo falso postado nas eleições de 2024 pelo farsante Pablo Marçal que acusava criminosamente Guilherme Boulos do uso de cocaína. Em sua decisão, o juiz Antonio Maria Patiño Zorz ainda condenou o ex-dirigente do Movimento Brasil Livre (MBL) a oito anos de inelegibilidade.

Em sua defesa, o bolsonarista Rubinho Nunes, que é todo metido a valentão, acovardou-se e apresentou uma justificativa esfarrapada e cínica. “Em relação à repostagem do laudo, havia sido publicada pelo candidato a prefeito [Marçal], sem qualquer interferência minha. Tão logo surgiram notícias sobre a falsidade do laudo, a postagem foi imediatamente retirada”.

Nikolas fará um vídeo sobre primo traficante?

Charge: Miguel Paiva/247
Por Altamiro Borges


Na semana passada, Glaycon de Oliveira Fernandes, primo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), foi preso em flagrante com 30 quilos de maconha e levado ao Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia. O jovem é filho de Enéas Fernandes, que disputou a prefeitura de Nova Serrana, no interior de Minas Gerais, com respaldo do famoso bolsonarista. Além de apoiar o titio, Nikolas Ferreira destinou emendas parlamentares para a cidade do pai do traficante.

Lula perde 1 milhão de seguidores nas redes

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Por Altamiro Borges


Estudo divulgado na semana passada pela agência de marketing Ativaweb devia acender de vez o sinal de alerta em Brasília. Ele mostra que os perfis de Lula no Instagram e no Facebook perderam cerca de 1 milhão de seguidores entre janeiro e maio de 2025. Nesse intervalo, as postagens críticas ao presidente nas redes sociais da big tech Meta foram, em média, de 71%.

Como reflexo da “Operação Sem Desconto” da Polícia Federal, que revelou a fraude bilionária do INSS com o roubo de aposentados, abril foi o pior mês tanto na fuga de seguidores quanto nas menções negativas. Segundo o levantamento, Lula perdeu cerca de 240 mil seguidores e colheu 79% de ataques. Nos meses anteriores, a queda foi de 180 mil em janeiro, 195 mil em fevereiro e 195 mil em março. Em maio, a redução foi de 190 mil seguidores nas suas redes.

O Brasil arcaico que agrediu Marina Silva

Charge: Maringoni
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Com as decisões das últimas semanas, deputados e senadores fizeram jus à pesquisa AtlasIntel de fevereiro passado que mostrou a baixíssima credibilidade do Congresso Nacional: 82% da população não confia neles.

Primeiro, 265 deputados assinaram requerimento para a votação em caráter de urgência do Projeto da Impunidade dos golpistas para livrar da cadeia Bolsonaro e comparsas civis e fardados, dentre eles ex-comandantes das Forças Armadas e ex-integrantes do Alto Comando do Exército.

Depois, em mais uma prova de desprezo pela legalidade, e com a assombrosa maioria de 315 deputados, quórum suficiente para mudar a Constituição, a Câmara aprovou uma resolução para trancar no STF o julgamento dos co-réus de Alexandre Ramagem na ação penal da trama golpista.

De Auschwitz a Gaza

Charge: Latuff/Mondoweiss
Por Roberto Amaral

Gaza foi transformada no maior campo de concentração a céu aberto jamais conhecido pela humanidade. Um inimaginável “corredor da morte” onde o povo palestino, mais da metade crianças, aguarda a condenação sem sursis ditada pelo inimigo luciferino assustadoramente belicoso e perverso. E, na mesma medida, covarde. O governo sionista de Israel promove, há meses, sob as vistas cegas da comunidade internacional, cínica, uma declarada limpeza étnica. Nesse verdadeiro “campo de concentração e extermínio” os desgraçados não caminham com seus próprios pés para as câmaras de gás a que eram condenadas as vítimas do nazismo: são destroçados pelas bombas do moderníssimo exército do Estado de Israel, fundado em 1947 sob os auspícios da ONU exatamente para garantir um lar ao povo sobrevivente do holocausto. 

Direita ameaça com militares e Comando “C4”

Fome em Gaza e a nova ofensiva de Israel

A falácia libertária na Argentina