quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Nem Temer salva as emissoras de TV

Por Altamiro Borges

Nem Michel Temer, com toda a sua bondade no uso da grana pública em publicidade oficial, está conseguindo salvar as emissoras de televisão. Em decorrência da explosão da internet, da perda de credibilidade e da péssima gestão familiar, entre outros fatores, várias delas devem encerrar o balanço financeiro de 2017 com pouco lucro ou no vermelho. É o que informa o jornalista Ricardo Feltrin em postagem nesta terça-feira (2) no UOL. A única que ainda se salva é a Rede Globo, que mesmo assim passa por bruscas mudanças na sua direção – os herdeiros da famiglia Marinho inclusive cederam, pela primeira vez na história, a presidência do Grupo Globo para um executivo profissional.

Duvivier exorciza o deputado “pastor”

Por Altamiro Borges

Após a chegada ao poder da quadrilha de Michel Temer, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) parece que decidiu voltar à ativa. Desde que foi acusado de tentativa de estupro por uma jovem militante do seu partido – o que resultou inclusive em um inquérito na Comissão de Ética da Câmara Federal – o falso “pastor” andava meio sumido. Nas últimas semanas, porém, ele resolveu novamente infernizar seus adversários com preconceitos e o estímulo à violência. Isto já lhe rendeu um processo aberto pelo músico Caetano Veloso, que foi rotulado levianamente de “pedófilo” e agora exige retratação pública e indenização. Nesta semana, uma nova escaramuça foi protagonizada pelo endemoniado deputado-pastor.

Tribunal popular e os fascistas do MBL

Manifesto ultrapassa 100 mil assinaturas

Do Projeto Brasil Nação

Na virada do ano, o manifesto “Eleição sem Lula é Fraude” ultrapassou as 100 mil assinaturas. O ator Wagner Moura, a atriz Marieta Severo, os diretores de cinema Kleber Mendonça e Sergio Machado, o escritor Mario Prata, o teatrólogo Amir Haddad, a psicanalista e fundadora do Instituto Augusto Boal Cecília Boal aderiram nesta semana ao manifesto, que denuncia a perseguição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defende eleições livres e a democracia no Brasil.

Fakenews-2017: emprego e avanço econômico

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Há três fakenews em discussão na economia brasileira:

Fakenews 1 – a reforma trabalhista não afetará o nível do emprego

É evidente que não. O que define o nível de emprego é a demanda e o nível de automação da empresa. Se a empresa precisa de 100 funcionários para manter a produção, irá manter os 100 funcionários com ou sem lei trabalhista.

O que a lei provocará será a precarização do emprego e o aumento da rotatividade. E como haverá pequena reação cíclica da economia, é até possível que o desemprego seja reduzido.

Lula irá ao julgamento no TRF-4

Do blog Nocaute:

Lula comunicou a dirigentes do PT que vai comparecer ao julgamento que pode torná-lo inelegível, no Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), dia 24 de janeiro, em Porto Alegre (RS).

Segundo o Instituto, a defesa do petista solicitou ao TRF-4 que o ex-presidente seja ouvido durante o julgamento, mas o pedido ainda não foi apreciado pelos desembargadores do tribunal.

Lula deve chegar à capital gaúcha no dia 22 ou 23 e participará das manifestações organizadas pelo partido na capital gaúcha. O PT prepara, também, uma série de protestos que começam no dia 13, com um “dia nacional de mobilização” e vai até o dia seguinte ao julgamento do ex-presidente.

Lava-Jato empobrece empresas brasileiras

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

O problema é que eles, os donos, querem se salvar. Eles não querem salvar a empresa. Eles querem salvar a sua propriedade sobre a empresa. Por que eles não vendem?

(Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador da República, na Folha).

*****

Faz sentido a pergunta feita pelo procurador, um dos expoentes da tropa de choque da Lava Jato.

Quase quatro anos após a deflagração da “maior operação de combate à corrupção da história da humanidade”, eixo central das eleições de 2018 no Brasil e em outros países, um breve balanço dos resultados dá plena razão a Santos Lima, que conhece bem a história.

Qual a perspectiva pra economia no Brasil?

Por Luciana Console, no jornal Brasil de Fato:

Com toda a crise política, econômica e social desencadeada em 2017, os rumos do Brasil para o próximo ano, que também será um ano de eleição, estão carregados de incertezas. Questões como o desempenho da economia e os objetivos que podem ser traçados para o próximo período estão na boca do povo nesta virada de ano.

E é justamente essa a pergunta da Paula Mesquita, residente de fisioterapia, para o quadro Fala Aí desta semana. A fisioterapeuta quer saber qual a perspectiva da economia do país em 2018 e se finalmente sairemos da crise.

FHC sabe: a direita está perdida

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

“O meu temor é o de que não se consiga organizar o centro”, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. E admitiu, ao final, que se Geraldo Alckmin não demonstrar viabilidade eleitoral, pode ser rifado pelo PSDB. “Se houver outro que aglutine, fazer o quê?”. Mas FHC, que como sociólogo sabe muito bem ler as pesquisas, sabe: o que ele chama de “centro”, apelido da direita, ou centro-direita, hoje está aritmeticamente fora do segundo turno. Dificilmente haverá “outro que aglutine”.

O fim do Consenso de Washington?

Por Carlos Drummond, na revista CartaCapital:

Três décadas após o FMI, o Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos EUA elaborarem o Consenso de Washington, assim denominado em 1989 pelo economista inglês John Williamson, ganha corpo principalmente na Europa e nos Estados Unidos o movimento rumo a um ideário oposto denominado Pós-Consenso de Washington.

O conjunto de prescrições para reformar as economias naquela época em crise, principalmente na América Latina, inclui a estabilização macroeconômica, a abertura comercial e financeira, a expansão das forças do mercado e a privatização, entre outros pontos, e é considerado por muitos uma síntese do neoliberalismo e do chamado fundamentalismo de mercado.

Garotinho dispara bala de prata contra Globo

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Sugiro aos internautas estudarem esses documentos [aqui] com atenção, porque, pelo jeito, teremos que fazer o trabalho que o Ministério Público, a Polícia Federal e a Justiça brasileira não fazem. Enquanto esses órgãos torram milhões de reais prendendo professores e reitores inocentes, ou investigando pedalinhos de alumínio em sítios, a Globo, empresa mais corrupta do país, tenta atravessar impune por mais uma processo em que é acusada dos mais variados crimes.

*****

No Blog do Garotinho

Temer torna o Brasil ainda mais desigual

Do site Vermelho:

Levantamento feito pela LCA Consultores, a partir da base de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o governo de Michel Temer tem promovido a concentração de renda e o aumento da desigualdade no País.

Segundo os dados, os 10% dos trabalhadores com maiores salários (cerca de 8,5 milhões de pessoas) recebiam 41,1% da massa de rendimentos de todos os trabalhos no terceiro trimestre de 2017, o equivalente a R$ 774 bilhões. Em igual período de 2016, esse grupo do topo da renda nacional respondia por uma fatia menor, de 39% da massa salarial.

A morbidez de Doria contra Marisa Letícia

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A reação vergonhosa contra uma homenagem da Câmara de Vereadores a dona Marisa Letícia Lula da Silva, que batizou o viaduto do M'Boi Mirim com seu nome, teve a utilidade de registrar para a posteridade o caráter mórbido da gestão de João Doria a frente da cidade de São Paulo.

Depois de escancarar seu desprezo pelo destino dos brasileiros vivos - confirmado pela decisão irresponsável de elevar o limite de velocidade nas avenidas marginais por um simples capricho eleitoreiro - a prefeitura de Doria divulgou uma nota desrespeitosa de ataque à memória de Marisa Letícia. Ali, anuncia "a discordância do prefeito em relação à injusta homenagem prestada a alguém envolvido no maior escândalo de corrupção já registrado no país e que nunca morou na cidade nem jamais lhe trouxe qualquer benefício."

Aumentam mobilizações para o 'Ocupa Poa'

Da Rede Brasil Atual:

Gabinetes parlamentares, movimentos sociais e partidos de oposição avançam na organização da vigília cívica em defesa da democracia e de eleições livres no Brasil, coordenando atos e mobilizações em Porto Alegre onde, em 24 de janeiro, ocorrerá o julgamento de uma ação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pode inviabilizar sua candidatura nas eleições presidenciais de outubro.

As 12 vitórias da Venezuela em 2017

Do blog Resistência:

O jornalista e analista político Ignacio Ramonet destacou nesta segunda-feira (1º), em um artigo opinativo, 12 triunfos obtidos em 2017 pela Revolução Bolivariana, liderada pelo presidente Nicolás Maduro.

Ramonet assinala que o mandatário venezuelano confirmou assim que continua sendo, como dizem seus seguidores, “indestrutível”.

Leia abaixo os 12 triunfos descritos por Ramonet: