quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Aumentam mobilizações para o 'Ocupa Poa'

Da Rede Brasil Atual:

Gabinetes parlamentares, movimentos sociais e partidos de oposição avançam na organização da vigília cívica em defesa da democracia e de eleições livres no Brasil, coordenando atos e mobilizações em Porto Alegre onde, em 24 de janeiro, ocorrerá o julgamento de uma ação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pode inviabilizar sua candidatura nas eleições presidenciais de outubro.

Os mandatos dos senadores Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) afirmam que estão totalmente dedicados na construção do chamado Ocupa Poa, assim como o PCdoB, que ontem (2) emitiu nota pública reafirmando total apoio a Lula e denunciando que o ex-presidente é vítima de perseguição, política, jurídica e midiática. Pouco antes do fim do ano, o MTST também declarou apoio e participação nas caravanas organizadas para a capital gaúcha.

Segundo informa o gabinete do senador Requião, ele e o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães buscam assinaturas de chefes e ex-chefes de Estado e de governo num manifesto redigido para a ocasião. O intelectual Noam Chomsky gravará um vídeo e está sendo planejada uma declaração ao vivo pela internet, dia 23. A rede de televisão multiestatal Telesur cobrirá as atividades da vigília.

A coordenação também abriu um canal – pelo email ocupapoapr@gmail.com. A ideia é que os que vão para Porto Alegre digam o porquê de irem e, os que não vão, expressem seu apoio a Lula, além de sua defesa da democracia, exigindo eleições livres para presidente.

Portais e blogues progressistas, como a Fundação Perseu Abramo, Brasil-247, e O Cafezinho irão montar estruturas dedicadas à divulgação dos vídeos.

Incondicional
Ainda ontem, o PCdoB divulgou nota pública orientando toda a sua militância a participar da jornada democrática rumo a Porto Alegre, ao longo do mês de janeiro e até o dia 24, no entorno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). "O Partido manifesta sua solidariedade ao ex-presidente Lula; acusa que os processos movidos contra ele desrespeitaram o Estado Democrático de Direito; e resolutamente defende o direito de o ex-presidente se candidatar", diz comunicado, que é assinado pela presidenta do PCdoB, a deputada Luciana Santos (PE).

O partido também programa uma série de atividades na capital gaúcha, a partir do dia 22.

Leia a nota:

*****

Brasil, 2 de janeiro de 2018.

Circular

Camaradas,

O ano de 2018 já começa com uma batalha decisiva em defesa da democracia e do Estado de Direito: trata-se das mobilizações em apoio ao ex-presidente Lula, que tem sido submetido a ações judiciais que violam o devido processo legal, os direitos e garantias individuais e coletivas.

Em resolução da última reunião da Comissão Política Nacional o PCdoB reiterou sua solidariedade a Lula e denunciou a perseguição político-judicial que visa retirá-lo da disputa presidencial de 2018: "o Partido manifesta sua solidariedade ao ex-presidente Lula; acusa que os processos movidos contra ele desrespeitaram o Estado Democrático de Direito; e resolutamente defende o direito de o ex-presidente se candidatar".

O Partido, portanto, será força ativa na jornada democrática que se reunirá em Porto Alegre (RS) nos dias que antecedem o julgamento de Lula, marcado para 24/1, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Uma série de atividades estão previstas ao longo do mês de janeiro em todo o Brasil e especialmente em Porto Alegre. Neste sentido, orientamos:

1- O PCdoB e sua militância devem se somar aos atos previstos ao longo do mês de janeiro em todo o país em solidariedade a Lula e como forma de denunciar o julgamento de exceção ao qual é submetido. Devemos buscar construir tais atos em parceria com a Frente Brasil Popular e com todas as forças politicas e sociais dispostas a se engajar nessa causa democrática;

2- Os Estados de região sul, sudeste e centro-oeste devem se empenhar na construção de caravanas à Porto Alegre (RS). As caravanas devem se programar para chegar a Porto Alegre (RS) no dia 22/1. O dia 23/1, véspera do julgamento, deve ser o ponto alto das mobilizações;

Atividades previstas para Porto Alegre (RS):

- 22/1 (segunda): 18h - Ato com participação de juristas brasileiros e estrangeiros em defesa de Lula;

- 23/1 (terça):

9h – Ato das mulheres em solidariedade a Lula, com Dilma, Manuela D’ávila e Cristina Kirchner (a confirmar);

14h – Painel do Fórum Social Mundial;

18h – Ato político-cultural e inicio da vigília;

- 24/1 (quarta): 8h – Ato político e vigília;

Luciana Santos

Presidenta nacional do PCdoB

0 comentários: