segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A quebra do sigilo de Andrea Matarazzo

Do sítio da Rede Brasil Atual:

A Justiça Federal quebrou o sigilo bancário e fiscal de 11 pessoas investigadas no esquema de cartel, propinas e corrupção envolvendo o Metrô de São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) e sucessivos governos tucanos no estado. As informações são dos sites Estadão e G1.

A propina de R$ 52 milhões em SP

Por José Dirceu, em seu blog:

Vendo a manchete de hoje da Folha de S.Paulo, cabe perguntar a Aécio Neves se é essa a meritocracia tucana a que costuma se referir. “PF investiga propina de R$ 52 mi em trens de SP” é o enunciado do jornal.

Claro que, se a Folha fizesse jornalismo segundo o seu Manual, a manchete falaria explicitamente em “no governo do PSDB em SP” ou “governo tucano de SP”. Mas prefere omitir o partido, em sua tradicional generosidade com os tucanos.

A reação à prisão de Claudia Trevisan

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Todos os detalhes da prisão de Claudia Trevisan em Yale, onde ficou detida durante cinco horas, três e meia numa cela, descrevem uma situação arbitrária, que pede uma reação imediata do governo brasileiro.

Cabe ao Itamaraty pedir explicações, já que os direitos de uma cidadã brasileira foram atingidos.

A “linda aventura” de Aécio Neves

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Editorial do sítio Vermelho:

A partir dos seus escassos 11% de preferência do eleitorado mostrados pela pesquisa Ibope/Estadão (divulgada na última quinta-feira, 26), o senador tucano Aécio Neves (MG) procura esconder as notícias ruins e apega-se às menos ruins. Parece repetir o caso da “mancada” de Rubens Ricupero em setembro de 1994, em plena campanha eleitoral que elegeu Fernando Henrique Cardoso para a Presidência da República. Sem saber que estava no ar, Ricupero disse a um jornalista da TV Globo: “Não tenho escrúpulos. O que é bom a gente fatura; o que é ruim, a gente esconde".

Folha recorre ao tapetão contra Dilma

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A manchete principal da primeira página da última edição dominical do jornal Folha de São Paulo induz a crer que a grande mídia oposicionista já busca alternativas não-eleitorais para impedir a cada vez mais provável reeleição de Dilma Rousseff no ano que vem, conforme vêm mostrando as pesquisas eleitorais.

MTV Brasil morreu de overdose

Por Eduardo Nunomura, na revista CartaCapital:

Não deixa de ser irônico que a MTV Brasil tenha morrido justamente quando o portal YouTube Brasil dá à luz a um novo canal de música. Ontem, 26 de setembro, a emissora fez sua última transmissão ao vivo e a marca MTV, licenciada pela Abril, vai ser devolvida ao grupo Viacom. O último capítulo vai ao ar domingo, com programas gravados. Na segunda-feira, em 30 de setembro, começam as primeiras transmissões do canal Trilhas, do YouTube, e o primeiro artista retratado será Emicida, um dos principais representantes da atual música nacional.

Lobão na Veja. Fim de carreira!

Por Marcos Sacramento, no blog Diário do Centro do Mundo:

Fiquei meio desapontado com o anúncio da coluna de Lobão na Veja. Não que tenha sido uma surpresa, tendo em vista as besteiras que ele tem dito ultimamente. Havia a esperança de que essa verborragia fosse apenas um surto, vontade de aparecer, mas o negócio parece ser sério. Lobão passa a borracha em seu histórico no rock nacional ao virar colunista de uma revista reacionária e divorciada da realidade. Deu um passo largo em direção ao ostracismo artístico.

O andar cambaleante de Aécio Neves

Por Altamiro Borges

Em seu artigo semanal de platitudes na Folha, o senador Aécio Neves escreveu nesta segunda-feira (30) que o governo Dilma está “andando para trás”. De forma infeliz, ele analisou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2012, divulgados pelo IBGE na semana passada. Para ele, o Pnad mostra “os limites do modelo de políticas sociais adotado no país a partir de 2003, com a chegada do PT ao poder”. O resultado da pesquisa, porém, revela exatamente o contrário – que o Brasil está avançando, mesmo que de forma tímida, no combate à miséria.

A surpresa dos golpistas em Honduras

http://xiomara.hn/
Por Altamiro Borges

Marcadas para 24 de novembro, as eleições presidenciais em Honduras podem produzir um curioso fenômeno. Xiomara Castro, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya – deposto por um golpe militar, orquestrado pelos EUA, em junho de 2009 – pode ser a vencedora. Ela lidera a maioria das pesquisas de opinião pública. A candidata ganhou notoriedade por sua postura firme e corajosa durante os 121 dias em que Manuel Zelaya se refugiou na embaixada brasileira em Tegucigalpa, capital do país.

PM agride professores no RJ

Por Altamiro Borges

Na noite de sábado (28), a Polícia Militar do Rio de Janeiro agiu novamente de forma truculenta – o que respinga sobre sua badalada imagem de “pacificadora” - para retirar 150 professores que estavam acampados no plenário da Câmara Municipal há três dias. Como resposta à violência, os docentes em greve montaram barracas na lateral do Palácio Pedro Ernesto, sede do Legislativo, e várias entidades da sociedade civil planejam novos atos de protesto contra os governos estadual e municipal para esta semana.