sábado, 3 de dezembro de 2011

FHC esquece-se de quando foi vidraça

Por José Dirceu, em seu blog:

Lá vem a velha história de novo. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, em entrevista ao jornal chileno El Mercurio, que os escândalos de corrupção nos ministérios seriam uma suposta herança deixada pelo governo Lula para a presidente Dilma Rousseff.

Kassab e as denúncias tardias do PIG

Por Dennis Oliveira, na revista Fórum:

A mídia hegemônica resolveu repercutir a ação do Ministério Público e da Justiça que condenou o prefeito Gilberto Kassab, o secretário Eduardo Jorge e a empresa Controlar por irregularidades no contrato de concessão da inspeção veicular. Este blog já tratou deste problema em dois posts, com grande repercussão. Naquele momento, ressaltei a blindagem que a mídia hegemônica fazia da Controlar, apesar das várias reclamações dos serviços prestados.

STF detona a classificação indicativa

Por Felipe Bianchi, no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O julgamento do fim vinculação horária da classificação indicativa, dispositivo que respeita os direitos da criança e do adolescente, ocorrido nesta quarta-feira (30) em sessão no Superior Tribunal Federal, teve quatro votos favoráveis à proposta. A sessão foi adiada, com pedido de vista feito pelo ministro Joaquim Barbosa e justificado pela necessidade de analisar mais detalhadamente a ação proposta pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Junto a Dias Toffoli, ministro relator da proposta, Luiz Fux, Cármen Lucia e Carlos Ayres Britto também votaram pelo fim da classificação indicativa.

Celac: "Rey muerto, rey puesto"

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Não faz mais de um mês, em Assunção, no Paraguai, foi sepultado, sem choro e sem velas, o projeto neocolonial que embalou os sonhos da Espanha, nos anos 90, de voltar a exercer, com a ajuda de conhecidos neoliberais de plantão, algum poder real na América Latina.

Lupi sangra, mas o alvo é Dilma

Por Altamiro Borges

Excitados, os “calunistas” da mídia garantem que Carlos Lupi, ministro do Trabalho, só dura até a próxima semana. O sinal da sua queda iminente teria sido dado pela própria presidenta Dilma Rousseff, numa entrevista em Caracas, durante a reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Perguntada sobre a declaração “Dilma, eu te amo”, proferida por Lupi, ela respondeu:

Âncora da BBC defende fuzilar grevistas



.

Celac e o desenvolvimento regional

Por Renata Giraldi, na Agência Brasil:

Reunidos em Caracas, na Venezuela, para a Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), os chefes de Estado e de Governo da região defenderam a ampliação de esforços para a parceria comum baseada na solidariedade e no desenvolvimento regional. A presidenta Dilma Rousseff ressaltou que a prosperidade da região está associada às ações conjuntas.

Celac e a soberania latino-americana

Por João Novaes, no sítio Opera Mundi:

“Pela primeira vez na história, teremos uma organização para a nossa América (Latina). Se ela tiver êxito, este será o maior acontecimento nos 200 anos de semi-independência que tivemos até agora”. Com esse discurso, o presidente de Cuba, Raúl Castro, que se encontra na Venezuela, classificou a importância da primeira reunião de cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos), que ocorre nesta sexta-feira (02/12), em Caracas. Idealizada em 2010 para fazer um contraponto à OEA (Organização dos Estados Americanos), o grupo só não contará com a presença de Estados Unidos e Canadá no continente.

A proposta unificadora da Celac

Foto do sítio www.aporrea.org
Editorial do sítio Vermelho:

Entre 2 e 3 e dezembro se concretiza finalmente um sonho latino-americano longamente acalentado: vai nascer, na cúpula iniciada em Caracas (Venezuela), a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que vai reunir de forma soberana e autônoma 33 países da região cujos dirigentes estão presentes em Caracas para formalizar sua criação.