segunda-feira, 14 de março de 2022

Ipespe: alta da inflação assusta Bolsonaro

Charge: Miguel Paiva
Por Altamiro Borges


A pesquisa Ipespe divulgada na sexta-feira (11) não trouxe nada de novo sobre a corrida presidencial. Os bolsonaristas até fizeram onda com a pequena melhora do “capetão” na disputa com Lula – de dois pontos, na margem de erro. No fundo, porém, o comando do Palácio do Planalto deve ter ficado bem preocupado com o resultado da sondagem.

A nova pesquisa apontou que 72% da população acredita que os preços dos produtos continuarão subindo nos próximos meses. Na sondagem anterior, 63% apostavam nessa péssima hipótese. Os que acreditam que a inflação subirá muito foi de 21% para 27% em um mês. Tirando as fake news e encenações, esses números causam pesadelos em Jair Bolsonaro.

O bolsonarista Daniel Silveira será cassado?

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges

O brutamonte bolsonarista Daniel Silveira vai chorar na cama outra vez. O site Metrópoles garante que os "ministros do Supremo Tribunal Federal vêm conversando para condenar, ainda neste semestre, o deputado federal pelos crimes de coação, ameaça contra ministros e incitação de animosidade entre as Forças Armadas e o STF".

Ainda segundo a notinha, "além da condenação, deve ser emitida a ordem para a cassação do seu mandato pela Câmara e, com isso, a consequente inelegibilidade do deputado. Ele estaria impedido, portanto, de disputar as eleições de outubro. A expectativa no STF é que Silveira tenha pelo menos nove votos favoráveis à sua condenação".

Globo boicota a Rússia. Ingressará na Otan?

Marielle e Anderson ainda esperam justiça

O impeachment de Pedro Castillo no Peru

Da Rede Brasil Atual:


O Congresso do Peru aprovou, nesta segunda-feira (14), por 76 votos a 41, abertura de processo de impeachment contra o presidente Pedro Castillo. Ele derrotou a candidata de direita Keiko Fujimori por uma diferença inferior a meio ponto percentual. Desde então, o candidato vencedor da esquerda sofre com a oposição, que tem maioria no Legislativo. Castillo tem até o dia 28 para apresentar defesa das acusações de “conspiração” e “tráfico de influência”.

A mídia, a Ucrânia e a guerra de narrativas

Por Jeferson Miola, em seu blog:


Passados quatro dias do bombardeio do prédio onde funcionava um hospital materno-infantil na cidade de Mariupol, no sul da Ucrânia, prossegue a guerra de versões. Enquanto isso, a verdade – a vítima imediata de toda guerra – continua agonizando.

O bombardeio de um hospital é um crime de guerra e contra a humanidade. É causa suficiente para levar seus mandantes e executores ao banco dos réus do Tribunal Penal Internacional e das Cortes e Tribunais internacionais de direitos humanos.

Para que os autores possam ser denunciados é indispensável, entretanto, haver uma denúncia bem documentada e bem fundamentada. É preciso documentar e registrar imagens, colher depoimentos e testemunhos, identificar e catalogar as pessoas feridas, vítimas fatais etc.

MBL se desfaz e encerra ciclo de 2016

Rússia x Ucrânia: como chegamos a guerra?

A posição chinesa sobre conflito na Ucrânia

Brasil tem a terceira pior inflação do G-20

Gasolina mais cara: guerra ou Petrobras?

Mundo do trabalho e desafios do sindicalismo