segunda-feira, 14 de março de 2022

O bolsonarista Daniel Silveira será cassado?

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges

O brutamonte bolsonarista Daniel Silveira vai chorar na cama outra vez. O site Metrópoles garante que os "ministros do Supremo Tribunal Federal vêm conversando para condenar, ainda neste semestre, o deputado federal pelos crimes de coação, ameaça contra ministros e incitação de animosidade entre as Forças Armadas e o STF".

Ainda segundo a notinha, "além da condenação, deve ser emitida a ordem para a cassação do seu mandato pela Câmara e, com isso, a consequente inelegibilidade do deputado. Ele estaria impedido, portanto, de disputar as eleições de outubro. A expectativa no STF é que Silveira tenha pelo menos nove votos favoráveis à sua condenação".

“As únicas dúvidas sobre como decidirão são Kassio Nunes Marques e André Mendonça, os dois ministros indicados por Jair Bolsonaro. Ministros que têm conversado sobre o processo temem que Nunes Marques ou Mendonça peçam vista do processo e suspendam o julgamento, com vistas a garantir que Silveira possa participar das eleições”.

Os "deficientes de moral"

Reportagem publicada pela Folha em meados de fevereiro já mencionava as agruras do paquiderme bolsonarista. Ela já registrava que “ministros estimam haver maioria no STF pela condenação do parlamentar” por seu atos fascistas contra as instituições democráticas do país. De lá para cá a situação do deputado carioca só se agravou.

Segundo lembra o jornal, “Daniel Silveira foi preso em fevereiro de 2021 após publicar vídeos nas redes sociais com ataques aos ministros do STF. Em março, ele chegou a ser liberado para cumprir prisão domiciliar, mas voltou ao cárcere em junho, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), por violações à tornozeleira eletrônica”.

“A prisão de Silveira, aliado de Bolsonaro, serviu como combustível na crise entre o Palácio do Planalto e o Judiciário. Em 17 de janeiro, o presidente voltou a criticar as medidas contra o parlamentar em entrevista a uma rádio do Espírito Santo. Ele afirmou que estão ‘cerceando os nossos direitos’ e que a liberdade de expressão é ‘sagrada’”.

A choradeira do “capetão”, porém, não comoveu os ministros do STF. O bolsonarista com muito músculo e pouco cérebro parece que já percebeu que seu destino é inglório. Neste sábado (12), desesperado, ele voltou a atacar o Supremo em um evento em Londrina (PR). Rosnou que seus integrantes são “deficientes de moral”. Está cavando a própria sepultura!

0 comentários: