domingo, 28 de março de 2021

STF já remarcou o depoimento de Bolsonaro?

Por Altamiro Borges


No final de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal adiou o depoimento que estava agendado de Jair Bolsonaro no inquérito que apura se houve interferência indevida do governo na Polícia Federal – conforme denúncia feita pelo ex-ministro Sergio Moro, que foi defecado do laranjal bolsonariano. O STF já remarcou o explosivo depoimento?

Na ocasião, o jornal Estadão avaliou que o adiamento objetivou evitar maiores tensões políticas entre os poderes Executivo e Judiciário. O STF acabara de mandar prender o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) e o clima estava carregado. “Nos bastidores do Supremo, a avaliação é que o ideal é esperar a poeira baixar e o ambiente político distensionar”, relatou o jornal.

O financiamento externo dos fascistas nativos

Por Altamiro Borges

Em 21 de fevereiro último, em entrevista ao Canal Livre, da TV Band, o ministro Dias Toffoli garantiu que já existem provas suficientes sobre o financiamento internacional para os atos fascistas realizados no Brasil. Até agora, porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) não deu os nomes dos bandidos – dos financiadores externos e dos financiados. Perguntar não ofende: cadê as identidades dos criminosos?

"Esse inquérito que combate as fake news e os atos antidemocráticos identificou financiamento estrangeiro a atores que usam as redes sociais para fazer campanhas contra as instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional", afirmou o sempre tão acovardado ex-presidente do STF. Ele ainda enfatizou que o dinheiro do exterior mostra que “não é um grupo de malucos” que ataca a democracia brasileira. “Há uma organização por trás disso, que ataca inclusive a imprensa tradicional e séria... Temos que estar atentos e o inquérito está em excelentes mãos”.

Carta de 300 diplomatas detona 'Beato Araújo'


Por Altamiro Borges

O chanceler Ernesto Araújo – batizado jocosamente de "Beato Araújo" nas rodas diplomáticas – parece que está para cair. Ninguém mais aguenta o olavete que só obra besteiras e ajudou a transformar o Brasil num pária internacional. Agora é uma carta assinada por mais de 300 diplomatas que detona o ministro aloprado.

Neste sábado (27), o texto foi divulgado acusando a atual política externa do laranjal bolsonariano de causar “graves prejuízos para as relações internacionais e a imagem do Brasil” e pedindo a saída imediata do fanático seguidor do filósofo de orifícios Olavo de Carvalho do comando do estratégico Ministério das Relações Exteriores.

Bolsonaro vai se vacinar! Outra fake news?

A criminosa estupidez de um boçal

Por Lygia Jobim, no site Carta Maior:


O tenente Bolsonaro, dando vazão a mais uma de suas obsessões, ampliou de quatro para seis o número de armas que cada pessoa pode ter. Algumas categorias, como agentes das Forças Armadas, policiais, magistrados e membros do Ministério Público, entre outras, podem ter até oito armas.

Com a inclusão destas duas últimas categoria o aumento do número de armamento em poder dos civis aumentou 65% em apenas dois anos. Segundo informação do jornal O Globo, civis agora podem comprar fuzis cujo uso era restrito às forças de segurança. O derrame entre a população nesse período foi de cerca de um milhão de armas e estas podem ser compradas pela internet para uso, teoricamente, em tiro esportivo e caça.

No ritmo atual, 400 mil mortes no fim de abril

Por Fernando Brito, em seu blog:


Não é “alarmismo”. É só aritmética e encarar os fatos sem a tentação da “esperança imotivada” que a todos nos faz “torcer” por soluções espontâneas.

Tivemos mais 3.500 mortes de ontem para hoje, o que levou a média semanal para 2.543 por dia.

Ainda que não suba mais – e vai subir, ao menos nos próximos dias – basta “manter isso aí” e teremos 397 mil mortes no último dia de abril.

400 mil mortes, portanto.

Se é alarmismo, alarmista em boa companhia, a do médico Dráuzio Varella, que escreve na Folha:

Não ao camarote empresarial da vacina

Por Alexandre Padilha, no jornal Brasil de Fato:

O camarote privado de vacinas contra a covid-19, seja clandestino ou legalizado, vai escancarar e aprofundar a desigualdade do país e irá piorar as ações de controle da pandemia.

No Brasil, existe um movimento feito por empresários que parece terem perdido a paciência com os obstáculos e a irresponsabilidade do presidente em relação ao programa de vacinação. Interessante notar que são empresários, na sua ampla maioria, apoiadores de Bolsonaro e deste governo

Ao invés de pressionarem o governo para comprar mais vacinas e acelerar o programa de vacinação, passaram a fazer aquilo que eles fazem sempre ao longo da vida: usar o dinheiro como força econômica para obter privilégios e para furar a fila.

O que faltou dizer na Carta dos Ricos

Por Maria Regina Paiva Duarte, no site Outras Palavras:


Em carta aberta à sociedade, ao governo (e ao mercado), um grupo de mais de 1.500 pessoas, entre empresários, economistas, acadêmicos, ex-ministros, ex-presidentes do Banco Central e banqueiros, exigem respeito. Intitulado “O país exige respeito; a vida necessita da ciência e do bom governo – carta aberta à sociedade referente a medidas de combate à pandemia”, o documento faz uma série de considerações sobre a situação sanitária e econômica no Brasil, e aponta medidas urgentes e necessárias para combater a pandemia. “Não é razoável esperar a recuperação da atividade econômica em uma epidemia descontrolada”, diz acertadamente o manifesto emitido no fim de semana.

Bolsonaro já procura substituto no Itamaraty

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

O presidente Jair Bolsonaro resistiu, durante a semana, a demitir o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, apesar das pressões no Senado – a começar do próprio presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) – e também de governadores. Em seu papel na conduta desastrosa durante a pandemia pelo governo Bolsonaro o “chanceler” protagonizou, por exemplo, hostilidades contra a China, um dos principais parceiros comerciais do Brasil, além de fornecedora de vacina e de matéria prima para a fabricação de imunizantes contra a covid-19. Mas, em evento virtual de 30 anos do Mercosul nesta sexta (26), Bolsonaro discursou ao lado de Paulo Guedes (Economia) e do próprio Araújo, num claro sinal de apoio.

Vacina Butanvac vence o bolsonarismo

Editorial do site Vermelho:


O anúncio pelo governo paulista de que o Instituto Butantan está produzindo a vacina Butanvac contra a Covid-19, em parceria com o Hospital Mount Sinai, dos Estados Unidos, é uma grande notícia. Em meio à indiferença do governo Bolsonaro, sabidamente irresponsável quanto a medidas de combate à pandemia e a seus efeitos, essa vacina ganha ainda mais importância.

O Brasil possui todas as possibilidades para a produção de vacinas, comprovadamente um meio eficiente contra a disseminação do coronavírus. Países que adotaram a imunização em massa mostram resultados até surpreendentes na redução de mortes e contaminações, como os Estados Unidos. É a comprovação da ciência como caminho para enfrentar a situação, um alerta que ecoou pelo mundo tão logo a pandemia foi detectada.

A escalada autoritária e a pandemia

Um ano de pandemia na América Latina

Da farsa da Lava-Jato aos militares no poder