domingo, 28 de março de 2021

STF já remarcou o depoimento de Bolsonaro?

Por Altamiro Borges


No final de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal adiou o depoimento que estava agendado de Jair Bolsonaro no inquérito que apura se houve interferência indevida do governo na Polícia Federal – conforme denúncia feita pelo ex-ministro Sergio Moro, que foi defecado do laranjal bolsonariano. O STF já remarcou o explosivo depoimento?

Na ocasião, o jornal Estadão avaliou que o adiamento objetivou evitar maiores tensões políticas entre os poderes Executivo e Judiciário. O STF acabara de mandar prender o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) e o clima estava carregado. “Nos bastidores do Supremo, a avaliação é que o ideal é esperar a poeira baixar e o ambiente político distensionar”, relatou o jornal.

Ainda segundo o Estadão, "a discussão sobre o depoimento de Bolsonaro é considerada delicada porque opõe não apenas o Supremo ao Palácio do Planalto, mas por colocar em xeque uma decisão do ex-ministro Celso de Mello, que determinou que o depoimento fosse feito presencialmente. Em outubro do ano passado, antes de se aposentar, Celso leu o voto em que reforçou os fundamentos da decisão em que entendeu que Bolsonaro, por ser investigado, não tem direito a apresentar informações por escrito”.

Moro acusou o presidente de blindar familiares

Já se passou um mês do “providencial” adiamento e o STF não tratou mais do assunto, que também sumiu da mídia. Haverá o depoimento? Ele será presencial ou por escrito? Como lembra o Estadão, “a investigação foi aberta em abril do ano passado a partir de informações apresentadas pelo ex-ministro Sérgio Moro, que deixou o governo acusando o presidente de substituir nomeados em cargos estratégicos da Polícia Federal para blindar familiares e aliados de investigações”.

O inquérito sempre foi motivo de tremedeira do presidente metido a valentão. A Advocacia-Geral da União (AGU) já fez de tudo para evitar seu depoimento. Após as mudanças na direção da Polícia Federal, o órgão também silenciou sobre as investigações dos filhotes e milicianos. O que será que rolou entre o “mito” Jair Bolsonaro e o “herói” Sergio Moro? Por que o presidente foge tanto deste depoimento? O que ele esconde?

0 comentários: