domingo, 12 de agosto de 2018

A obsessão da Veja e a falência da Abril

Por Altamiro Borges

Na edição desta semana, a tóxica revista Veja voltou a atacar Lula. Segundo inúmeras reportagens e pesquisas acadêmicas, já foram mais de 80 capas contra o líder operário nos últimos anos – um recorde no mundo editorial. Agora, “o detrito de maré baixa” – como o pasquim foi batizado pelo blogueiro Paulo Henrique Amorim – acusa o ex-presidente de lutar contra a injusta prisão imposta pelo “juiz” Sergio Moro, da midiática Operação Lava-Jato. Sua manchete é patética: “As artimanhas de Lula”. A “reporcagem”, um típico factoide na véspera da eleição presidencial, critica o petista por usar os prazos legais para registrar a sua candidatura, como se fosse um crime utilizar as regras fixadas em lei. A obsessão da Veja chega a ser doentia.

Esporte Interativo e a hegemonia da Globo

Por Altamiro Borges

Nesta quinta-feira (9), a empresa estadunidense Turner anunciou o fechamento dos canais do Esporte Interativo e a demissão de cerca de 250 profissionais no Brasil. Em comunicado lacônico, que revela o desprezo patronal diante da situação angustiante dos trabalhadores, o império midiático informou que “nós do Esporte Interativo/Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciamos hoje que estamos migrando a nossa programação de TV com o futebol nacional e internacional para as marcas TNT e Space... Os canais serão desativados nos próximos 40 dias e deixaremos de transmitir competições que nos orgulhamos muito durante os últimos anos. Entretanto, as nossas atividades no mundo digital seguem firmes, e continuaremos levando a emoção que o Brasil merece pra vocês através do nosso Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, EI Plus e qualquer outra plataforma digital”.

O STF e os monarcas alheios ao país

Por João Filho, no site The Intercept-Brasil:

O governo de Michel Temer segue sua sanha em cortar gastos públicos direcionados aos mais pobres. A última tesourada veio na forma de um decreto que irá dificultar o pagamento do Benefício de Prestação Continuada, o BPC, um salário mínimo mensal pago a pessoas com deficiência ou com mais de 65 anos em situação de miséria. O governo afirma querer evitar fraudes no sistema, mas na prática poderá suspender o pagamento diante de meras suspeitas de maracutaia sem aviso prévio. Endereço desatualizado e erros simples em preenchimento de documentos, por exemplo, poderão ser suficientes para que o benefício seja bloqueado. Como se sabe, grandes fraudes fiscais de grandes bancos e empresas costumam contar com a benevolência do governo federal, que adia, parcela, e até perdoa as dívidas.

JN não consegue esconder sujeira de Aécio

Marcha Lula Livre une cultura e política

Por Emily Dulce, no jornal Brasil de Fato:

Além de seu caráter político, a Marcha Nacional Lula Livre evidencia a importância da mística cultural para a classe trabalhadora. Os povos indígenas Canelas do Araguaia, que atualmente vivem no Mato Grosso, no município de Luciara, são a prova disso. Curumara, capitão da cultura na Aldeia Nova Pucanú, afirma que os rituais tradicionais são uma das trincheiras de toda a luta.

"A cultura é tudo para nós, é um resgate de algo que pode ser perdido. É uma forma de resistência a nossa cultura ser passada para todos", salienta o indígena de 51 anos, que destaca a Dança do Toré como resumo da simbologia de seu povo. A dança é composta por uma roda de pessoas munidas com instrumentos artesanais.

Democracia de joelhos e cárcere sem voz

Por Tarso Genro, no site Sul-21:

Joyce Cary, romancista irlandês (1888, Derry -1957, Oxford), certa feita falando a um crítico sobre o seu “processo de escrita”, lembrou uma cena na qual vira uma jovem num pequeno barco – no entorno da Ilha de Manhattan – que lhe chamara atenção. Ela vestia uma saia surrada, tinha cerca de 30 anos, estava alegre e possuía uma testa crispada de muitas rugas. Cary disse a um amigo que lhe acompanhava: “Eu poderia escrever acerca desta jovem…”. Algumas semanas depois o escritor despertou pela manhã, com a pergunta: “por quê todas essas rugas?” E deu-se conta, então, que já estava escrevendo um conto cuja heroína inglesa era inspirada na jovem de saia surrada, que solta sob os céus de New York repousara na sua memória..

Da prisão, Lula ganhou o debate da Band

Por Renato Rovai, em seu blog:

O debate da Band vinha sendo tratado como a grande oportunidade para que alguns presidenciáveis entrassem no jogo da disputa eleitoral. Afinal, esta eleição tem 13 candidatos e a divisão permite que alguém com 15%, 20% dos votos, chegue ao segundo turno.

Mas a possibilidade de aparecer para o grande público numa TV aberta e por um longo período não era a única grande oportunidade. Havia outra imensa. O líder das pesquisas fora proibido de participar deste encontro pela justiça. E seu vice, Fernando Haddad, não foi autorizado pela emissora a representá-lo.

15 de agosto: Lula presidente!

Editorial do site Vermelho:

Os trabalhadores, democratas, patriotas, que resistem ao golpe de 2016, tem um encontro marcado em Brasília nesta quarta-feira, 15 de agosto, quando ocorrerá a grande manifestação, em frente ao Tribunal Superior Eleitoral, para acompanhar e defender o registro da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à presidência da República na eleição deste ano.

O tempo e o jogo das eleições

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

Na quarta-feira o PT promete chegar com uma multidão à porta do TSE para pedir o registro da candidatura do ex-presidente Lula.

Há quem considere arriscada e temerária a tática eleitoral que o partido adotou, em sua estratégia para recuperar o poder, após a deposição de Dilma e o golpe sofrido com a prisão de Lula.

O PT, acusou Ciro Gomes, “está levando o país a dançar na beira do abismo”, abrindo caminho para a extrema-direita.

A marcha dos sem-terra por Lula-Livre

Do site do MST:

Já em seu terceiro dia, os mais de cinco mil trabalhadores rurais organizados no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e nos demais movimentos da Via Campesina seguem em marcha na manhã deste domingo, percorrendo uma média de mais 15 Km rumo à Brasília.

As Colunas Teresa de Benguela, Prestes e Ligas Camponesas partiram caminhada às seis da manhã das localidades de Samambaia, Valparaíso e Planaltina, respectivamente. As atividades deste domingo deverão se concentrar em debates acerca da reforma agrária popular e os entraves à democratização da terra.

Barroso e Cristovam no reino da hipocrisia

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Augusto Nardes, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), relator do inquérito sobre as tais pedaladas, foi acusado de receber R$ 100 mil por mês dos esquemas de corrupção da Petrobras, que Dilma Rousseff tentou enfrentar.

A seção Radar, da Veja, informa que o desembargador João Pedro Gebran Neto admitiu a familiares que agiu fora da lei, ao desautorizar a decisão do juiz de plantão. Mas que sua intenção foi evitar o “mal maior”, da libertação de Lula. Esse era o mesmo álibi ao qual recorriam os torturadores do período militar para justificar suas brutalidades.

A fria relação entre o Brasil e o Vaticano

Por Frederico Rocha Ferreira, na revista CartaCapital:

O impedimento da visita de Juan Grabois, consultor e “amigo do papa”, ao ex-presidente Lula é resultado de uma relação estremecida entre o governo brasileiro e o pontífice desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em 2013, o papa Francisco ficou uma semana no Brasil. Reuniu milhões de fiéis no Rio de Janeiro e em Aparecida, interior de São Paulo, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Naquela oportunidade, fez discursos duros contra a desigualdade social e pediu a máxima atenção aos pobres. Quando partiu, se despediu com um até breve, manifestando desejo de voltar para dirigir as comemorações dos 300 anos da padroeira do Brasil, em Aparecida.

Globo e Lava-Jato miram em Haddad

Por Joaquim de Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

Desde o mensalão, setores do Judiciário brasileiro parecem ter colocado seu calendário em sintonia com o das eleições.

Sempre que se aproxima um evento eleitoral importante, são colhidos depoimentos ou cumpridos mandados que podem provocar desgaste nas campanhas do PT.

Quem não se lembra de Alexandre de Morais, em campanha pelo PSDB em Ribeiro Preto, em 2016, antecipando a eleitores que, na semana seguinte, haveria algo impactante relacionado à Lava Jato?

“Vocês vão se lembrar de mim”, disse, com um sorriso maroto.

A Veja e seu “ardiloso” Lula

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A imprensa brasileira é impressionantemente mesquinha, mas a moribunda revista Veja chegou a um nível de “panfletagem política” que chega a dar vergonha.

O ex-presidente Lula foi objeto de um processo mambembe, desmembrado de outro onde todos foram absolvidos, conduzido pela polícia para interrogatório sem sequer ser intimado antes, condenado pela “propriedade” de um apartamento sobre o qual não se achou um papel que indicasse ter recebido ou sequer as suas chaves, imóvel que teria sido obtidos por atos de corrupção que não se consegue dizer em que contratos se deram, por um juiz que nem mesmo disfarça seu ódio político.