terça-feira, 10 de agosto de 2021

Indígenas denunciam Bolsonaro no TIP em Haia

Por Altamiro Borges

No Dia Mundial dos Indígenas, lembrado em 9 de agosto, entidades brasileiras apresentaram ao Tribunal Penal Internacional (TIP), em Haia (Holanda), mais uma denúncia contra o "capetão" Jair Bolsonaro por crimes contra a humanidade e genocídio. O documento tem 150 páginas e lista uma série de atrocidades cometidas no Brasil nestes tempos de fascismo e obscurantismo.

A denúncia foi elaborada pela Apib (Articulação de Povos Indígenas do Brasil), que reúne entidades como a Apoinme (Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo), o Conselho do Povo Terena e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira. Ela expressa a opinião da quase totalidade das comunidades indígenas organizadas no país.

A fila do osso de boi e a fila do Porsche

Por Altamiro Borges

O Brasil é mesmo o país dos contrastes. Em um extremo, o da maioria da população, pessoas na fila de um açougue por ossos de boi, 19 milhões de brasileiros com fome crônica, 50 milhões em insegurança alimentar e 15 milhões de desempregados. No outro extremo, o da minoria burguesa egoísta, uma fila de 1.500 ricaços para comprar um carro Porsche a partir de R$ 508 mil.

Segundo relato da Folha, "parte dos showrooms da Stuttgart, revendedora de carros Porsche que responde pela maior parte do mercado da marca no Brasil, foi completamente esvaziado. A fila de espera pelos veículos tem, hoje, 1.500 compradores, e a entrega pode levar de seis a oito meses, dependendo do modelo".

Projeto entreguista une as Forças Armadas

Forças Armadas foram levadas ao ridículo

Nossa luta e a correlação de forças

Por Jair de Souza


Queria começar este texto por aquilo que considero que deveria ser sua conclusão de encerramento: Nossa luta depende tanto da correlação de forças, como a correlação de forças depende de nossa luta.

Em 2016, foi desfechado um fortíssimo golpe contra a maioria do povo brasileiro. Os interesses do grande capital dos Estados Unidos e os do grande capital nacional se impuseram sobre os de nosso povo, e, em vista disto, arrumaram um pretexto dos mais imbecis imagináveis para derrubar o governo de Dilma Rousseff.

Parece até que foi brincadeira aquilo de fazer o impeachment de uma governante apelando para as tais pedaladas fiscais. Mas, precisamos ter clareza, os motivos para a grande burguesia e o imperialismo imporem sua dominação sobre uma nação nada precisam ter a ver com a realidade. Se não houver motivos reais justificáveis, os mesmos serão fabricados. E assim foi.

Jair, guarde os brinquedinhos…

Por Fernando Brito, em seu blog:


O patético desfile militar pela Praça dos Três Poderes acabou e, de prático, ficou apenas a impressão de ridículo.

Todos sabem que temos um Presidente que sonha um papel de guarda pretoriana.

Todos também já sabemos que temos um Ministro da Defesa que, em apenas quatro anos, escalou de um comando regional do Exército para o de chefe das Três Armas à custa de expedientes políticos junto ao poder: interventor no Rio de Janeiro, depois ministro da Casa Civil e, finalmente, oferecendo-se como alternativa para Bolsonaro apunhalar outros generais: o então ministro Fernando Azevedo e Silva e os então comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Desfile de tanques é um retrato de Bolsonaro

Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247

Num esforço para examinar a crise política numa conjuntura de tensões, conflitos e sinais contraditórios, cabe uma observação obrigatória.

Jair Bolsonaro pode apoiar-se no aparato militar-burocrático que a presidência da República oferece a todo ocupante do Planalto e assim promover sucessivas demonstrações de uma força política mais aparente do que real.

Pode promover um desfile de blindados pela Praça dos Três Poderes, imagem que evoca imensos pesadelos das guerras abertas contra a democracia em várias partes do mundo - inclusive no Brasil.

No fundo, ele promete prender e arrebentar, à semelhança de João Figueiredo - o último presidente militar - que deixou o Palácio pela porta dos fundos.

As Olimpíadas e o retrocesso bolsonarista

Editorial do site Vermelho:


O desempenho e o resultado dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de 2021 em Tóquio, Japão, encerram importantes lições. É preciso, antes de tudo, registrar com elogios o papel do Brasil na competição, muito bem representado pelos que participaram dos jogos. Nesse âmbito, ficou realçado o protagonismo de mulheres, negros e nordestinos, um perfil que retrata à perfeição a essência do povo brasileiro, credenciais legítimas de um país marcado por injustiças sociais.

Desfile patético expõe as Forças Armadas

Fiasco do desfile e coragem de um ativista

Bolsonaro sempre falou mal do Bolsa Família

Bolsonaro exibe tanques para intimidar

Por Altamiro Borges

Do Correio Braziliense: "Em demonstração de força, Bolsonaro receberá desfile de tanques na Esplanada. Ato ocorrerá no mesmo dia em que o projeto de voto impresso deverá ser analisado na Câmara, nesta terça-feira (10)". O psicopata desembestou de vez e redobra as suas ameaças à democracia. O seu terrorismo é para intimidar as vozes divergentes.

Temendo o impeachment, a derrota nas eleições de 2022 ou até mesmo a sua prisão, o fascista decide colocar 150 tanques para desfilar em Brasília no dia da votação de mais um projeto diversionista. Isolado e acuado, o “capetão” está cada dia mais insano e descontrolado. É preciso dar um basta! A exigência do “Fora Bolsonaro” nunca foi tão urgente.