domingo, 3 de novembro de 2013

Miriam Leitão e o “fogo amigo” no PIG

Por Altamiro Borges

A contratação de Reinaldo Azevedo como novo colunista da Folha tem gerado divisões e intrigas na velha mídia. A primeira a bombardear a aquisição foi a própria ombudsman do jornal, Suzana Singer, que chamou o blogueiro da Veja de “rottweiller” – o que revoltou os colecionadores da raça. Agora é uma das maiores expressões do chamado Partido da Imprensa Golpista (PIG), a urubóloga Miriam Leitão, que dispara o tal fogo amigo. Em artigo neste domingo (3) no jornal O Globo, ela critica a “direita hidrófoba”, representada por Reinaldo Azevedo e Rodrigo Constantino, que escreve na Veja e no próprio O Globo.


Chile e Honduras: derrota da direita?

Por Altamiro Borges

As forças de direita podem sofrer duas fragorosas derrotadas no novo ciclo eleitoral que se inicia na "rebelde" América Latina. No Chile, a líder da oposição Michelle Bachelet desponta para vencer já no primeiro turno, marcado para 17 de novembro. Já em Honduras, os golpistas que depuseram o ex-presidente Manuel Zelaya podem ser desalojados legalmente do poder com a vitória de sua esposa, Xiomara Castro, nas eleições de 24 de novembro. A tensão promete aumentar nas próximas semanas, já que os dois pleitos afetam interesses poderosos dos EUA, das oligarquias locais e de suas mídias. 

Snowden lança "manifesto pela verdade"

Por Altamiro Borges

Edward Snowden, o ex-técnico da CIA que revelou a máquina de espionagem dos EUA e encontra-se asilado na Rússia, divulgou neste domingo (3) "um manifesto pela verdade" em que propõe medidas para limitar as ações ilegais de monitoramento de cidadãos no mundo. Conforme realça, a sociedade "não pode esquecer que a espionagem em massa é um problema global e requer uma solução global... Temos a obrigação moral de preocupar-nos para que nossas leis e valores limitem os programas de espionagem e protejam os direitos humanos".

Dilma e os problemas da oposição

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

A 11 meses da eleição presidencial, as oposições enfrentam problemas. Não apenas elas, pois a presidenta Dilma Rousseff também tem os seus, mas aqueles dos adversários são claramente mais complicados.

As dificuldades dos diversos possíveis candidatos oposicionistas começam pela indefinição a respeito da própria candidatura. Nos vários partidos que pensam disputar a eleição contra Dilma há nomes de mais ou de menos.


Facebook atropela os jornais

Por Carlos Castilho, no Observatório da Imprensa:

A esmagadora maioria dos jornais, revistas e telejornais sempre encarou o Facebook como um lugar para fofocas, confidências e exibicionismo, mas pesquisas recentes mostraram que a maior rede social do planeta já é a fonte de notícias para 30% da população adulta dos Estados Unidos (cerca de 72 milhões de pessoas), o único país a ter estudos detalhados sobre o tema.


Bolsa Família e clientelismo tucano

Por José Dirceu, em seu blog:

A presidenta Dilma Rousseff deixou claro, ontem, quem pretende fazer clientelismo e política eleitoreira com o Bolsa Família. Ela aproveitou para refutar essa contraditória história de que há DNA tucano no programa – contraditória porque a oposição há 10 anos critica o programa ao mesmo tempo em que afirma que o criou a partir das bolsas auxílio instituídas no governo Fernando Henrique Cardoso.

A doença da classe média brasileira

Por Renato Santos de Souza, no blog DoLaDoDeLá:

A primeira vez que ouvi a Marilena Chauí bradar contra a classe média, chamá-la de fascista, violenta e ignorante, tive a reação que provavelmente a maioria teve: fiquei perplexo e tendi a rejeitar a tese quase impulsivamente. Afinal, além de pertencer a ela, aprendi a saudar a classe média. Não dá para pensar em um país menos desigual sem uma classe média forte: igualdade na miséria seria retrocesso, na riqueza seria impossível. Então, o engrossamento da classe média tem sido visto como sinal de desenvolvimento do país, de redução das desigualdades, de equilíbrio da pirâmide social, ou mais, de uma positiva mobilidade social, em que muitos têm ascendido na vida a partir da base. A classe média seria como que um ponto de convergência conveniente para uma sociedade mais igualitária. Para a esquerda, sobretudo, ela indicaria uma espécie de relação capital-trabalho com menos exploração.

A primeira vida de Hugo Chávez

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Quando Ignacio Ramonet anunciou que havia começado a fazer um livro de entrevistas, as comparações não poderiam deixar de ser feitas com o excelente livro de entrevistas com o Fidel. Este resume toda a trajetória do líder cubano, pouco antes que ele se retirasse da vida política ativa, que ao mesmo tempo era uma viagem por todos os grandes acontecimentos vividos por Fidel.

O BC e o vampiro no banco de sangue

Por Bepe Damasco, em seu blog:

O Banco Central é o principal instrumento para a aplicação das políticas monetárias de um governo. É assim no Brasil e em boa parte do mundo. E sempre foi objeto do desejo dos mercados. Controlá-lo é a cereja do bolo neoliberal. Por isso, vire e mexe, vem à tona esta história de Banco Central independente. Rentista definindo regras monetárias é a mesma coisa que vampiro tomando conta de banco de sangue.

A Veja e o "Rei dos Coxinhas"




Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A revista Veja, aquela que vive falando em “Custo Brasil”, salários inflacionários, rombo nas contas públicas pelo excesso de gastos populistas e que tem, como principal matéria de economia em sua edição desta semana a afirmação de que com muitos impostos “o Brasil sufoca seus empreendedores” traz, na sua edição São Paulo, uma edificante vídeo-reportagem com um – perdoem-me, não dá para evitar a palavra – babaca que merece da revista o título de “O Rei dos Camarotes”.

Marina Silva e a benção dos banqueiros

Por Wanderley Guilherme, no blog O Cafezinho:

O linguajar da pré-candidata Marina Silva não usa xale. O chega prá lá que deu em Ronaldo Caiado surgiu meio extemporâneo e truculento, mas foi esperto. Quem se abalaria a defender o conhecido ícone do reacionarismo? Ocorre que o senador expulso do noivado Rede-PSB é também um dos representantes parlamentares do agronegócio e foi a este que Marina enviou claro e duro recado. Contribuinte importante do PIB brasileiro por intermédio da produção de alimentos para o mercado interno, o agronegócio responde ainda por enorme fatia das exportações do País.

A PM e o controle da sociedade

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Patricia Acioli e Patricia Amiero. São esses dois nomes que nos vêm, primeiro à lembrança, no momento em que tramita na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, lei que pretende modificar o código disciplinar da Polícia Militar e dos Bombeiros, para tornar mais brandas a punição a membros dessas corporações que cometam crimes e infrações disciplinares.

"O sultão dos camarotes" e a Veja-SP

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Um vídeo está circulando na internet freneticamente neste final de semana. É da Veja SP, e apresenta um “sultão” das baladas chamado Alexander de Almeida, que diz ter 39 anos.

O DCM colocou o vídeo ontem na seção Vídeo do Dia, e agora pela manhã era a coisa mais lida no site.

Contra o extermínio da juventude negra

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

“Por que o Sr. atirou em mim?” - Douglas Rodrigues

O assassinato covarde e gratuito de Douglas (jovem secundarista negro de 17 anos) pela Polícia Militar do Governo de São Paulo fez sua última pergunta se espalhar por todo o Brasil. Por que o Estado admite ou promove a morte de 20 crianças e adolescentes negros por homicídio todos os dias? Como ignorar que jovens negros assassinados superem em mais de 70% o número de jovens brancos vítimas do mesmo crime? Por que morrem violentamente cerca de 40 mil jovens por ano, sendo 30 mil negros e da periferia, em especial por homicídios?

As contas do governo e os rentistas

Editorial do sítio Vermelho:

O novo passo do “teatro da oposição” em torno do governo Dilma Rousseff foi registrado, nesta sexta-feira (1º) nas páginas dos jornalões conservadores que ecoam os interesses da especulação financeira.