sábado, 15 de julho de 2017

Fracasso do golpe: PIB cai 0,5% em maio

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

O Banco Central divulgou hoje de manhã a prévia do PIB. Segundo o índice, a economia caiu muito mais do que o previsto: 0,51% de queda sobre o mês anterior.

O mais incrível é que o “mercado” recebeu a notícia com otimismo e a bolsa de valores de São Paulo está em alta.

Esse é o Brasil do golpe: o desemprego cresce, milhares de lojas fecham, indústrias suspendem atividades, o déficit fiscal atinge recorde, a polícia federal para de emitir passaportes, a polícia rodoviária federal não tem mais recursos para combustível, cientistas denunciam, em audiência no senado, o corte dramático dos investimentos em pesquisa, os investimentos públicos e privados desaparecem, servidores de vários estados estão há meses sem receber salários, a ONU anuncia que o Brasil está retornando ao mapa da fome, o PIB desaba mês a mês…

O que sobrará de São Paulo?

Foto: Levante Popular da Juventude
Por Tatiana Carlotti, no site Carta Maior:

Parques, estádios, mercadões, praças, cemitérios e vários outros aparelhos públicos da cidade de São Paulo. O cardápio do Plano Municipal de Desestatização (PMD) oferecido por João Doria Jr. à iniciativa privada é um banquete.

Reduzido a cinco páginas (acesse aqui), o projeto que disciplina como se dará a desestatização da capital paulista não especifica os equipamentos que serão desestatizados, a receita disso para os cofres públicos, as contrapartidas da iniciativa privada, sequer o tempo de duração das concessões públicas foi indicado.

"Onde estão os coxinhas?", ironiza Lula

Da revista Fórum:

O ex-presidente Lula voltou, neste sábado (15), a exigir provas que justifiquem a sentença do juiz Sérgio Moro, que o condenou em primeira instância pelo caso do “triplex do Guarujá” baseado apenas em delações, depoimentos, documentos sem validade e matérias de jornal. A fala do petista se deu na cerimônia de posse do novo diretório do partido em Diadema, na Grande São Paulo.

De acordo com Lula, se a Justiça conseguir alguma prova concreta de que, de fato, cometeu algo ilícito, ele deixará a vida pública, pedirá desculpas e ficará “quietinho”. Enquanto isso, o petista segue em liberdade até que a segunda instância da Justiça confirme ou não a sentença, podendo, inclusive, concorrer às eleições de 2018.

Temer sangrará por um bom tempo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Os supersticiosos deixem para ler, já-já, pela milésima vez, que agosto é o mês da tragédia na política brasileira, tradição que vem do suicídio de Vargas e da renúncia de Jânio Quadros.

Pois Michel Temer, sangrando como um zumbi, dá todos os sinais de que atravessará julho, para enfrentar em agosto a corrida final do Rodrigo Janot, em seu último mês á frente da Procuradoria Geral da República.

A “máquina Cunha”, agora sob nova direção, mostrou hoje que ainda tem forças para vencer nas comissões e barrar, pela ausência, qualquer grande chance de que seja concedida a licença para processar o atual ocupante do Planalto, mesmo com o bombardeio da Globo.

Venezuela está à beira de uma guerra civil

Por Norma Odara, no jornal Brasil de Fato:

"Existe um risco de guerra civil" na Venezuela, é o que disse o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) Igor Fuser, durante o debate "Terrorismo midiático contra a Venezuela", ocorrido nesta quinta-feira (13), na sede do Barão de Itararé, em São Paulo.

Durante sua exposição, Fuser ressaltou que com os recentes protestos violentos no país, "a elite raivosa, feroz, ávida, sedenta de vingança, quer tentar reverter os processos de transformações e recuperar seu poder político e econômico. Além disso, existe a resistência de setores populares que não vão entregar suas conquistas às forças reacionárias".