quarta-feira, 29 de junho de 2011

O que a mídia não falou sobre Paulo Renato

Por Idelber Avelar, no sítio da Revista Fórum:

Morreu de infarto, no último dia 25, aos 65 anos, Paulo Renato Souza, fundador do PSDB. Paulo Renato foi Ministro da Educação no governo FHC, Deputado Federal pelo PSDB paulista, Secretário da Educação de São Paulo no governo José Serra e lobista de grupos privados. Exerceu outras atividades menos noticiadas pela mídia brasileira.

BNDES e a fusão Pão de Açucar/Carrefour

Por Umberto Martins, no sítio Vermelho:

A participação do BNDES na provável fusão dos grupos Pão de Açúcar e Carrefour, com desembolso estimado em R$ 4,5 bilhões, despertou a polêmica sobre a política que orienta o banco público na relação com os grandes capitalistas brasileiros, protagonistas das emergentes multinacionais verde-amarelas.

Crescimento econômico e luta de classes

Editorial do jornal Brasil de Fato:

O primeiro semestre foi pleno de números, percentuais e índices que geraram uma certa euforia por conta da manutenção do crescimento da economia brasileira. Crescimento acompanhado das altas taxas de lucro que colocam o Brasil como um dos maiores “produtores” de novos milionários do mundo. São 25 novos ricaços por dia num país de 16 milhões de miseráveis. Esses números passam longe de causar qualquer euforia aos lutadores do povo. Embora as greves, paralisações, negociações acima da inflação e a redução do desemprego sejam sinais promissores, estamos longe de comemorações.

Greves de professores se alastram no país

Por Altamiro Borges

Sem maior repercussão nas telinhas da televisão, professores de vários estados estão em greve ou se preparam para paralisar as suas atividades. O motivo da revolta generalizada é simples: governos estaduais não cumprem a lei do piso salarial do magistério, que fixa que o professor com nível médio deve receber R$ 1.187 para jornada de 40 horas semanais. Além disso, as condições de trabalho são as mais degradantes, com jornadas extenuantes e o aumento da onda de violência nas escolas públicas.