quarta-feira, 15 de março de 2023

TCU dá 5 dias para Bolsonaro devolver joias

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


Por unanimidade, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta-feira (15) que o fujão Jair Bolsonaro devolva em até cinco dias as joias e as armas dadas de presente – ou propina – pela Arábia Saudita e pelos Emirados Árabes em outubro de 2021. Os objetos ilegais deverão ser entregues à Secretaria-Geral da Presidência da República.

A muamba saudita com relógio, caneta, abotoaduras e anel, avaliada em R$ 400 mil, foi entregue direto ao “capetão”. O mesmo ocorreu com uma pistola e um fuzil – este customizado com seu nome – que o fascista trouxe dos Emirados Árabes em outubro retrasado. Já as milionárias joias dadas a Michelle Bolsonaro – agora apelidada de MisSheik – ficaram retidas pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos (SP). O valor delas é de R$ 16,5 milhões.

Joias e espionagem abalam Bolsonaro

O martelo privatista de "Thorcísio" em SP

Abin espiã é mais um escândalo de militares

Charge: Miguel Paiva
Por Jeferson Miola, em seu blog:


A bisbilhotagem clandestina do aparelho de Estado para perseguir politicamente opositores caracteriza uma gravíssima afronta à Constituição. É procedimento típico de Estados policialescos, fascistas.

A espionagem da ABIN traz à tona a relação obscura do governo fascista-militar com o governo israelense para a aquisição de sistemas secretos de espionagem. Que podem ser interligados numa rede da extrema-direita internacional.

A “ABIN espiã” é, por isso, mais um grave escândalo que envolve militares das Forças Armadas.

A empresa israelense Cognyte [ex-Verint], que vendeu à ABIN a ferramenta de espionagem chamada FirstMile, foi representada no Brasil por Caio Cruz, filho do general Santos Cruz, que é incensado pela mídia como um militar probo, profissional e legalista. Será mesmo?

As estreitas margens de Haddad

Foto: Ricardo Stuckert
Por Tarso Genro, no site Sul-21:

Para algumas personalidades da História os desafios extremos chegam tarde, como para Getúlio; cedo demais como para Jânio Quadros; ou no momento adequado vivido, como para Lula. Para outros chega em tempo, com a vantagem de que capacidade de resposta pode vir de uma energia sobrante para enfrentar os desafios extremos. Guevara falou no momento extremo: “atire vais matar um homem”. Haddad, agora, enfrenta seu momento político decisivo num ciclo extremo da crise da democracia no mundo, em que se erguem os extremos da direita.

Tacla Duran, o novo revés de Sérgio Moro

Charge: Don Ramón
Por Marcelo Auler, em seu blog:

Ao suspender liminarmente cinco ações penais, abrangendo seis pessoas, com acusações baseadas em provas obtidas pela operação Lava Jato que foram declaradas inválidas pela Segunda Turma do STF, o ministro Ricardo Lewandowski, acabou criando um novo revés para o hoje senador Sérgio Moro e a chamada República de Curitiba.

Entre as cinco ações suspensas, estão os dois processos criminais (5018184-86.2018.4.04.7000/PR e 5019961-43.2017.4.04.7000/PR) movidos pelo Ministério Público Federal (MPF) do Paraná contra o advogado Rodrigo Tacla Duran, que após trabalhar para a Odebrecht acabou se transformando em um grande desafeto de Moro.

O bolsonarismo nada tem a ver com Jesus

Charge: Toni
Por Jair de Souza

O escândalo relacionado com as joias enviadas pela monarquia saudita para a família Bolsonaro serviu para escancarar aquilo que já era sabido por todas as pessoas com algum nível de conhecimento da realidade política brasileira: o bolsonarismo simboliza o nível mais acentuado de corrupção e entreguismo a que a nação já esteve submetida ao longo da história.

Embora apareça como a cereja do bolo, esta tentativa de apropriação suspeita de joias avaliadas em cerca de 16,5 milhões de reais nem de longe significa o que de mais escabroso, antiético e antinacional pode ser apontado no caso em que a trama está situada. Menos ainda em relação ao conjunto da atuação do governo bolsonarista em seus quatro anos de vigência.

Âncora fiscal e diretoria do Banco Central