domingo, 12 de novembro de 2023

Greve em Hollywood enfrentou a IA

Foto: SAG-AFTRA
Por Altamiro Borges


Após 118 dias de corajosa e criativa paralisação, o Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG) anunciou nesta quarta-feira (8) que finalmente conseguiu fechar um acordo com a entidade patronal, a AMPTP. Com essa vitória, chegou ao fim a histórica greve da categoria, iniciada em 13 de julho. O acordo prevê aumento de 7% nos salários, dois pontos percentuais acima do oferecido inicialmente pelos empresários. E o mais importante: ele garante proteções legais aos artistas diante do uso de suas imagens por Inteligência Artificial, a temida IA.

Bolsonaro chupim atrapalhou as repatriações

Frame/Hassam Rabee
Por Altamiro Borges


Após prolongadas e tensas negociações, finalmente os brasileiros conseguiram cruzar a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo (12). “O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, oficializou uma postagem do Itamaraty no X (antigo Twitter) nesta madrugada.

Segundo relata a Agência Gov, “após o cruzamento da fronteira, o grupo embarca em um ônibus fretado pelo governo federal. Vão seguir viagem até um aeroporto designado pelo Egito. A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio. Quando a aeronave da Presidência tocar o solo da capital federal, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Três aeronaves da Força Aérea Brasileira e duas da Presidência da República foram utilizadas”.

Magno Malta e Onyx são dedurados por Cid

Fotomontagem HP
Por Altamiro Borges


O tenente-coronel Mauro Cid, ex-faz-tudo do “capetão”, revelou em delação premiada à Polícia Federal que o senador Magno Malta (PL-ES) e o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL-RS) faziam parte do núcleo que incentivava o ex-presidente Jair Bolsonaro a dar um golpe de Estado para impedir a posse de Lula. Eles integravam o “grupo de conselheiros radicais” do fascista, segundo informações da coluna de Bela Megale, no jornal O Globo.

Também faziam parte desse grupo, segundo a delação de Mauro Cid, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), conforme registrou a coluna de Aguirre Talento, do site UOL. Diante de acusações tão graves, todos os envolvidos juraram inocência e apelaram para Deus.

Chico e Caetano processam deputado farsante

Foto: Reprodução
Por Altamiro Borges

Numa atitude que devia ser seguida por todas as vítimas dos difusores de fake news, os consagrados músicos Caetano Veloso e Chico Buarque decidiram se unir para processar o deputado Gilvan da Federal (PL-ES). Em 25 de outubro, o patético bolsonarista rosnou na Câmara dos Deputados contra a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que prevê repassar R$ 15 bilhões em recursos públicos para o setor até 2027.

Entre outras calúnias, Gilvan da Federal esbravejou que o dinheiro serviria para “seu Caetano Veloso e seu Chico Buarque fumarem a maconha deles e morarem em Miami, nas mansões que eles moram”. O miliciano também atacou a cantora Daniela Mercury como beneficiária da política de fomento à cultura e concluiu: “Para você que fez o L, está aí, dinheiro para a Cultura, para esse pessoal que é milionário fumar maconha”.

A jogada suja de Netanyahu e Bolsonaro

Charge: Emad Hajjaj
Por Moisés Mendes, em seu blog:

A reunião de Bolsonaro com o embaixador de Israel, na Câmara dos Deputados, não teria acontecido se o anfitrião já estivesse preso ou pelo menos se sentisse sem cara e sem forças para aparições públicas.

Mas Bolsonaro anda por aí com desenvoltura e apareceu de terno e gravata para o encontro, dentro do Congresso, com suporte de gente da bancada de extrema direita. Foi assim que deu exposição cerimoniosa ao evento.

Bolsonaro e o embaixador afrontaram Lula, o governo, o Itamaraty, toda a diplomacia, o Ministério Público, o Judiciário, o Congresso, as instituições e o Brasil. Tudo com roteiro e liturgia e numa sala do Parlamento.

Uma afronta com um detalhe só aparentemente insignificante. Assessores e fotógrafos fizeram registros protocolares e foram retirados da sala, porque o resto ninguém poderia ver.

Tem pesquisa para todos gostos na Argentina

Sergio Massa. Foto do site Página 12
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Praticamente não há um dia, neste segundo turno na Argentina, em que não sejam divulgadas pesquisas de intenção de voto. Nelas, ora o candidato da União pela Pátria, Sérgio Massa, aparece na frente, ora o fascista escatológico (li esta definição precisa nas redes, mas não lembro do autor, para dar o crédito) Javier Milei é que lidera.

Mas, em todas a diferença é residual, sempre dentro da margem de erro

Se salta aos olhos que a disputa na Argentina é acirradíssima, voto a voto, também vale destacar que, tal qual aconteceu no Brasil, em 2022, uma boa parte das sondagens eleitorais que inundam o país vizinho são feitas por institutos mambembes, sem tradição no mercado, e realizadas por telefone, o que, dizem os especialistas, reduz o grau de confiabilidade dos resultados.

Democracia para uns, escravidão para outros

Ilustração: Latuff
Por Jair de Souza


Tenho a impressão de que todos nós já nos deparamos com a seguinte situação: Ao tecermos alguma crítica à maneira como o Estado de Israel trata a população palestina, recebemos como resposta uma retrucação do tipo: “Israel é a única democracia do Oriente Médio. Ali, há eleições, as pessoas podem assumir sua sexualidade com liberdade, etc.”

Porém, aqueles que nos respondem desta maneira parecem não levar em conta as condições de vida de uma parcela significativa dos habitantes daquele espaço, o povo palestino. Para estes, a tão decantada democracia está longe de existir. Muito pelo contrário, em realidade, os palestinos vivem muito mais próximos da escravidão do que da democracia.