terça-feira, 14 de outubro de 2025

Kids pretos vão a julgamento no STF

Os novos desafios e as novas ações do IBGE

Você sabe o que é financeirização?

DCE da USP pede cassação do fascista Pavanato

Charge: Benett
Por Altamiro Borges


O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) protocolou na Câmara Municipal da capital paulista pedido de cassação do mandato do vereador Lucas Pavanato (PL). Apoiado pela vereadora Luana Alves (Psol), o documento acusa o parlamentar bolsonarista por uso irregular de um carro particular com placa preta – restrita a veículos de colecionadores – para circular em áreas restritas, incluindo a Cidade Universitária.

Segundo a entidade, a conduta configura crime de improbidade administrativa e de quebra de decoro parlamentar, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o Código Penal e normas internas da Câmara dos Vereadores. Procurado pela Folha, o provocador reagiu de forma grotesca. Questionou se a “direção da USP já expulsou os alunos que me ameaçaram de morte nas redes sociais e responsabilizou os membros do DCE que me agrediram ao tentar propor debate na universidade? No mais, não vou dar palanque para militante mimado”.

Kids pretos vão a julgamento no STF

Reprodução
Por Altamiro Borges


O ministro Flávio Dino, o novo presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para 11 de novembro o início do julgamento do “núcleo três” da trama golpista. Essa gangue é composta, em sua maioria, por oficiais do Exército com formação nas Forças Especiais – os chamados “kids pretos”. Segundo o cronograma, esses terroristas serão julgados em sessões nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro. A inclusão na pauta do STF ocorre após as defesas de todos os criminosos apresentarem suas alegações finais no processo.