domingo, 12 de agosto de 2012

Olimpíadas e espírito de vira-latas

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Perdemos no futebol, como sempre, mas ganhamos medalhas como nunca nas Olimpíadas que terminam neste domingo em Londres.

Com a prata que ganhamos no jogo em que a seleção de Mano Menezes e José Maria Marin entregou o ouro ao México, batemos o nosso recorde, chegando à 17ª medalha. Foi de prata, mas tudo bem.

Saúde: taxar as grandes fortunas

Por Wagner Gomes, no sítio da CTB:

É reconhecidamente lastimável o estado da saúde pública no Brasil, carente de recursos e investimentos. Mas a situação pode melhorar se o Congresso Nacional aprovar o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 48/2011, que cria a Contribuição Social sobre Grandes Fortunas (CSGF) com a promessa de um aporte adicional estimado em R$ 14 bilhões para o setor.

Cachoeira e Policarpo: relações íntimas

É preciso tirar o pé do freio

Por Amir Khair, na revista Teoria e Debate:

Desde o fraco crescimento de 2,7% do PIB em 2011, o foco do debate econômico deixou de ser a inflação em queda no mundo e passou a ser o crescimento. O governo tinha como meta crescer 4,5% neste ano, mas desistiu face aos fracos resultados no primeiro semestre, segundo vários indicadores, especialmente na indústria.

Os santinhos com Perillo e Demóstenes

Por Marcus Vinícius, em seu blog:

Há cerca de dois anos a fila de candidatos que disputavam fotos com os então senadores Demóstenes Torres (DEM) e Marconi Perillo (PSDB) dobrava o quarteirão da “Casa Branca”, sede do comitê politico da campanha demo-tucana de 2010. Hoje, esta manifestação inexiste.

75 anos de lutas da UNE

Por Aray Nabuco, na revista Caros Amigos:

A União Nacional dos Estudantes (UNE) comemora 75 anos de lutas. A cerimônia de aniversário nesse sábado (11) tem como principal marca o lançamento da pedra fundamental de sua sede na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro, demolida em 1980 no governo do ditador João Baptista Figueiredo.

Abaixo, o atual presidente, Daniel Iliescu, fala à Caros Amigos da história, das lutas e conquistas atuais e do que significa a retomada do espaço tradicional, palco de efervescência política e cultural e do surgimento de grandes artistas e movimentos.

Greves no setor público e o superávit

Tânia Rêgo/ABr
Editorial do sítio Vermelho:

É sintomático que os dois jornalões paulistanos – Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo – tenham usado, em editorial, a mesma palavra para definir a situação criada pela greve dos funcionários públicos: refém. “O país refém dos grevistas”, clama o Estadão; a presidenta Dilma é refém da corporação, diz a Folha. A expressão mal disfarça o saudosismo dos métodos da ditadura militar e dos governos neoliberais; a Folhaé especialmente clara e prega a necessidade de o governo “quebrar a espiral de reivindicações”.