quinta-feira, 9 de junho de 2011

Berlusconi, o patético, ataca o Brasil

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Em 29 de dezembro do ano passado, 48 horas antes de deixar a Presidência da República, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um de seus últimos atos de governo, concedeu asilo político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti, de quem a Itália pôs a cabeça a prêmio por envolvimento nas guerrilhas daquele país nos anos 1970.

Encontro de blogueiros da BA começa sexta

Por Eliane Costa, no sítio Vermelho:

Continuam abertas as inscrições para o Encontro de Blogueiros Progressista da Bahia, que acontece na sexta-feira e sábado (10 e 11/6), no Hotel Fiesta, no Itaigara, em Salvador.

Os rumores sobre saída de Luiz Sérgio

Por Anselmo Massad, na Rede Brasil Atual:

Um dia após a troca de comando na Casa Civil, cresceram os rumores sobre uma nova mudança no primeiro escalão o governo da presidenta Dilma Rousseff. Alvo de críticas pela base aliada no Congresso Nacional, o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, foi dado como nome fora da Esplanada dos Ministérios. O principal motivo da escalada de boatos, desmentidos pelo ministro, foi a movimentação do líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

As experiências “nazistas” dos EUA

Por Brizola Neto, no blog Tijolaço:

Perdoem-me, é terrível e chocante. Por isso mesmo precisa ser lida esta reportagem publicada hoje pelo jornal inglês The Guardian. Repugnante, enojante, mas real e até oficialmente reconhecida. Leiam, me perdoem a má tradução, mas era impossível deixar no silêncio:

Superávit primário e o governo Dilma

Por Paulo Kliass, no sítio Carta Maior:

A intensidade do destaque nas manchetes dos jornais ou nas chamadas das redes de televisão costuma variar de acordo com as exigências políticas do momento do anúncio. Nestes últimos dias, por exemplo, pouco se ouviu falar a respeito da divulgação dos números da execução fiscal e monetária do governo.

Enfrentar a mídia com as suas armas

Por José Dirceu, em seu blog:

Não adianta. Mal Gleisi Hoffman, senadora do PT pelo Paraná, foi empossada como ministra-chefe da Casa Civil, os jornais já começaram a bombardeá-la.

II BlogProg: inscrição termina dia 13

Até hoje, dia 9, às 18 horas, 358 ativistas digitais de 21 estados já tinham se inscrito para participar do II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas (BlogProg), que ocorrerá de 17 a 19 de junho, no Centro de Convenções da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. O prazo final para as inscrições - sem choro nem vela - termina na próxima segunda-feira, 13. Já o prazo para o pagamento se encerra no dia 15, com o envio obrigatório do comprovante para contato@baraodeitarare.org.br.

Greve na Volks do Paraná completa 36 dias

Por Altamiro Borges

A paralisação dos 3 mil metalúrgicos da Volkswagen de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, completou 36 dias nesta quinta-feira - na mais longa greve operária da história do Paraná. Os grevistas reivindicam R$ 2 mil de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), levando em conta os aumentos da produtividade e da lucratividade da multinacional alemã.

Copom, câmbio e a especulação externa

Por Luis Nassif, em seu blog:

Em geral, costuma-se comparar a economia a um transatlântico. Depois que o comandante define a nova rota, o navio começa a se mover lenta mas inexoravelmente. Qualquer tentativa de acelerar o ritmo de mudança ou é temerário - por colocar o navio em risco - ou errado, por acentuar a mudança mais do que se devia. O erro só aparecerá mais à frente.

Trabalhadores fazem nova greve na Grécia

Do sítio Opera Mundi:

Os funcionários das empresas estatais, dos portos e dos bancos na Grécia iniciaram nesta quinta-feira (09/06) uma greve de 24 horas, enquanto os trabalhadores dos hospitais públicos trabalharão apenas quatro horas em Atenas e Salônica, em protesto contra o novo programa de cortes de gastos do governo.

Palocci cai, mas ortodoxia do BC continua

Por Altamiro Borges

O seleto clube do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central parece que é mais realista do que o rei. Antonio Palocci, o homem de confiança do “deus-mercado”, já dançou, mas mesmo assim o BC se curvou às pressões da oligarquia financeira e voltou a elevar os juros em 0,25%– o quarto aumento consecutivo no governo Dilma Rousseff. Na reunião de ontem, o Copom fixou a Selic em 12,25%, resultando na maior taxa de juro real do planeta.

A perigosa direitização da Europa

Pedro Passos Coelho, ultraconservador do PSD
Por Altamiro Borges

Enquanto a vitória de Ollanta Humala no Peru confirma a guinada à esquerda na América Latina, na Europa, cada vez mais velha e devastada pela crise capitalista, a direita continua vencendo eleições. Na maioria dos casos, ela assume abertamente posturas de extrema-direita, fascistizantes. Responsável direta pela grave crise econômica na região, ela utiliza oportunisticamente os efeitos destrutivos e regressivos do neoliberalismo para jogar trabalhadores contra trabalhadores – europeus contra imigrantes.