quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Um governo sem data de vacinação

O incrível plano de vacinação de Bolsonaro

Contrato intermitente e os números do Dieese

Por Marcos Verlaine, no site do Diap:

Na semana passada, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou - por meio Boletim Emprego em Pauta, # 17, de dezembro de 2020 [1] - os números relacionados aos contratos intermitentes de trabalho [2], em 2019, no Brasil. Esse modelo de contratação de mão de obra assalariada está contido na Lei 13.467, conhecida como Reforma Trabalhista, em vigor desde novembro de 2017.

Os números do Dieese revelam que esses contratos “indicam que, na prática, o trabalho intermitente se converte em pouco tempo de trabalho efetivo e em baixas rendas.”

A posição escancarada da "Gazeta do Povo"

Por Wilson Ramos Filho (Xixo)


A imprensa sempre valorizou o mito da imparcialidade. Ouvir os dois lados, separar fatos de opiniões, buscar a objetividade sempre foram dogmas da imprensa, embora raramente estes coincidissem com a realidade do que publicavam.

Seja como for, ao menos no plano dos propósitos, a imprensa sempre se esforçou para passar uma imagem de neutralidade.

Isso está mudando muito rapidamente, em vários veículos de comunicação. O exemplo mais fulgurante vem do jornal paranaense Gazeta do Povo. 

Três escudos contra tempestade perfeita

Por João Guilherme Vargas Netto


Para enfrentar a tempestade perfeita que assolará o Brasil procuro alguns escudos para a proteção do povo.

O primeiro deles é o SUS, cuja efeméride foi comemorada ontem, dia 15 e que precisa ser constantemente fortalecido. Quando digo SUS quero dizer também toda a comunidade da saúde (excetos os contrários à vacinação e os defensores da cloroquina), os funcionários e gestores que garantem um imenso serviço nacional, coordenado e descentralizado e têm a comprovada experiência de vacinações em massa com a simpática “Gotinha que salva”. O SUS salva vidas.

A comilança de Pazuello e Zezé Di Camargo


Por Altamiro Borges


Com mais de 180 mil mortos, UTIs lotadas e sem um plano consistente de vacinação, o "craque da logística" segue “tranquilão” diante da Covid-19. Um vídeo postado na internet mostra o general Eduardo Pazuello em um animado almoço com o governador Ibaneis Rocha e o “sertanejo bolsonarista” Zezé Di Camargo.

A revista Época registrou a cena deprimente da comilança, ocorrida no sábado (12) na casa do governador do Distrito Federal: "Sem máscaras e distanciamento social, não faltou música no encontro, e o próprio anfitrião se arriscou a cantar". As alegres "autoridades" pareciam residir em outro planeta, distante dos mortos.

Carlos Nascimento também dança no SBT


Por Altamiro Borges


Ao completar 90 anos, o mercenário Silvio Santos – que topa tudo por dinheiro – está na lista dos maiores ricaços do país. Já o seu modelo de negócios na televisão segue produzindo vítimas. Na semana passada, o veterano jornalista Carlos Nascimento, apresentador do SBT Brasil, não teve o seu contrato renovado.

A dispensa foi confirmada nesta segunda-feira (14) pelo diretor de jornalismo da emissora, José Occhiuso, em comunicado interno. “Após 14 anos de SBT, Carlos Nascimento não teve o contrato renovado... Como âncora, trouxe prestígio e credibilidade aos jornais que comandou. Ele deixa o SBT com a gratidão do Jornalismo”.

STF volta a fustigar o neofascista Bolsonaro

Por Altamiro Borges


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a resolução do governo que isentava de impostos a importação de armas de fogo. A decisão ainda será submetida à análise do plenário do STF. Até lá, porém, Jair Bolsonaro e seus milicianos vão ter que enfiar as suas "arminhas" no armário.

Em outro revés no STF nesta semana, a ministra Cármen Lúcia solicitou explicações sobre as suspeitas de que a Agência Brasileira de Inteligência orientou a defesa de Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”. Ela deu um prazo de 24 horas para a Abin e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) prestarem esclarecimento.