domingo, 4 de setembro de 2022

Atentado contra Cristina Kirchner é um alerta

Montagem: Revista Anfibia 
Por Altamiro Borges

O atentado contra Cristina Kirchner na quinta-feira (1) fez soar o sinal de alerta na campanha do ex-presidente Lula. A vice-presidenta da Argentina ficou bem na mira do revólver de um nazista brasileiro e só escapou com vida porque a arma falhou na hora do disparo. Vídeos registraram a cena apavorante. Logo na sequência, o terrorista Fernando Montiel, que tem tatuagem nazista no corpo e participa de grupos de extrema-direita nas redes sociais, foi preso.

Lula supera Bolsonaro no YouTube e TikTok

Foto: Ricardo Stuckert
Por Altamiro Borges

O mês de agosto registrou uma importante vitória da candidatura de Lula nas redes sociais. Ela finalmente conseguiu quebrar a hegemonia do “capetão” em plataformas de vídeos como YouTube e TikTok. O levantamento foi feito pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV-ECMI), a pedido da Folha de S.Paulo.

Segundo relato do jornal, “com apelo emocional – como o discurso em que Lula diz que quer ‘garantir que toda criança tenha um café da manhã para tomar’ – e vídeos de malhação com a legenda ‘partiu pós-treino’, o petista ultrapassou o presidente na rede chinesa de microvídeos, o novo pilar das campanhas de internet nesta eleição. No YouTube, a campanha também tem impulsionado vídeos com anúncios, o que tem gerado mais visualizações”.

CNBB repudia manipulação religiosa na eleição


Por Altamiro Borges


A 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta sexta-feira (2) um documento incisivo contra a “manipulação religiosa” em curso na campanha eleitoral e em defesa da “nossa jovem democracia”. Sem citar os nomes do “capetão” Jair Bolsonaro e dos lobistas da fé que o apoiam criminosamente, o documento do fórum máximo da Igreja Católica serve de alerta aos cristãos e à sociedade.

Ele aponta os graves problemas nacionais que deveriam pautar as eleições: “Nosso país está envolto numa complexa e sistêmica crise, que escancara a desigualdade estrutural, historicamente enraizada na sociedade... Entre outros aspectos destes tempos estão o desemprego e a falta de acesso à educação de qualidade para todos. A fome é certamente o mais cruel e criminoso deles, pois a alimentação é um direito inalienável (cf. Papa Francisco, Fratelli Tutti, 189)”.

TRE ordena busca e apreensão na casa de Moro

Charge: Fernandes
Por Altamiro Borges


O ex-juizeco da Lava-Jato e ex-ministro do fascista agora virou vidraça. A Justiça Eleitoral cumpriu neste sábado (3) mandados de busca e apreensão na casa de Sergio Moro, candidato ao Senado no Paraná pelo direitista União Brasil. O Tribunal Regional Eleitoral entendeu que seus materiais impressos de campanha violam a legislação eleitoral. Além da apreensão da propaganda, o TRE-PR exigiu a remoção das redes sociais de suas postagens no prazo de 48 horas.

TSE suspende Micheque em propaganda na TV

A fantástica fábrica de golpes

Por César Locatelli

Criticar os meios hegemônicos de comunicação envolve dificuldades inimagináveis. Só com criatividade e arte é possível não se render a seu poder. Ao não terem autorização para usar imagens da Globo, Victor Fraga e Valnei Nunes, diretores do longa A Fantástica Fábrica de Golpes, usaram ilustrações, elaboradas por Fernando Carvall e Leandro Araújo, bem como detalhes da tela de Flávio Tavares “Brasil, O Golpe: A Ópera do fim do mundo”,

Chico Buarque autorizou de bom grado o uso de duas de suas músicas, os fonogramas, entretanto, pertenciam à Globo. A solução foi recorrer ao grupo Francisco el Hombre, que regravou “Roda Viva” e à cantora Josyara, que interpretou “Pelas Tabelas”,. A trilha sonora original conta ainda com o trabalho de Erika Nande. As soluções com as ilustrações e com a trilha conseguiram converter problemas de difícil solução em agradáveis surpresas para os espectadores.

O "Sol Negro" como ator político

Por Francisco Teixeira, no site Brasil-247:


Os fascistas, nazistas, estão entre nós.

Mesmo contra toda a evidência de tratar-se de um atentado fascista engendrado contra as forças populares, as polícias - da Argentina, claro e as daqui seguirão nesta mesma toada - vão caracterizar o responsável pelo ato, como (1.) Psicopata ou sociopata afetado por alguma "doença mental" e (2.) como um ato isolado, um "lobo solitário".

Contra todas as evidências que Fernando Montiel seguia sites e fazia postagens típicas dos neonazistas, de sua militância extremista, começaram já a circular as versões visando "desintoxicar" a praxis nazista do perpetrador.

"Uma pistola na cabeça da democracia"

Cristina Kirchner
Por Bepe Damasco, em seu blog:

O título do diário argentino Página 12 retrata com perfeição o significado e a gravidade do atentado sofrido na noite desta quinta-feira (1) pela ex-presidente e atual vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Toda solidariedade à Cristina e repúdio veemente a esse bárbaro ataque.

A imagem chocante mostra que ela só está viva devido a uma falha técnica na pistola do homicida, que, carregada com cinco balas, não disparou. O autor do ataque é o brasileiro Fernando Andres Sabag Montiel.

Que vergonha!

Fernando, que tem 35 anos, vive na Argentina desde a década de 1990 e tem uma passagem pela polícia por porte de arma branca, é com certeza produto do discurso de intolerância e ódio que, exportado do Brasil, se dissemina pela Argentina.

Moro prova do seu veneno

Charge: Gervásio
 Por Fernando Brito, em seu blog:

O filme que glorificava o juiz Sergio Moro tinha como título “A lei é para todos”.

Todas as leis são universais, inclusive a 9.504, de setembro de 1997, que determina, no seu parágrafo 4°, que o material de propaganda de candidatos a cargos majoritários (presidente, governador e prefeito) e de postulantes ao Senado “deverão constar, também, os nomes dos candidatos a vice ou a suplentes de senador, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30% (trinta por cento) do nome do titular”, conforme texto vigente desde 2015.

Moro escondeu os seus suplentes em tamanho na casa dos 10% e, portanto, seu material de campanha está, sem que haja o que discutir, ilegal e deve ser apreendido.

Alerta! Os militares vão dar o golpe em 7/9

O cara sabe resolver

A reforma agrária nas urnas

A camisa de força ideológica na economia

Ataques contra jornalistas e desinformação