domingo, 4 de setembro de 2022

TRE ordena busca e apreensão na casa de Moro

Charge: Fernandes
Por Altamiro Borges


O ex-juizeco da Lava-Jato e ex-ministro do fascista agora virou vidraça. A Justiça Eleitoral cumpriu neste sábado (3) mandados de busca e apreensão na casa de Sergio Moro, candidato ao Senado no Paraná pelo direitista União Brasil. O Tribunal Regional Eleitoral entendeu que seus materiais impressos de campanha violam a legislação eleitoral. Além da apreensão da propaganda, o TRE-PR exigiu a remoção das redes sociais de suas postagens no prazo de 48 horas.

A Justiça atendeu ao pedido da Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV. Segundo o autor da ação, advogado Luiz Eduardo Peccinin, as peças impressas do ex-juiz “possuem desconformidade entre o tamanho da fonte do nome do candidato a senador em relação à dos suplentes. Muitas delas sequer mencionam os nomes dos suplentes, em absoluta inobservância à legislação eleitoral". Ao todo, devem ser apreendidos aproximadamente um milhão de impressos irregulares, entre adesivos, plaquinhas, santinhos e adesivos para carros.

Exclusão de vídeos nas redes sociais

O advogado ainda informou à Justiça que as redes sociais de Sergio Moro têm postado propaganda irregular, o que foi acatado pelo TRE, que determinou a exclusão de todos os vídeos dos canais do candidato no YouTube, Facebook, Instagram e TikTok, inclusive aqueles com críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de links nas páginas de sua campanha, também no prazo de 48 horas. Ao todo, deverão ser removidos mais de 300 links.

Diante da decisão da Justiça, o presidente estadual do PT, Arilson Chiorato, festejou e afirmou que o partido “seguirá monitorando para que a lei valha para todos os candidatos, inclusive para aqueles que faziam propaganda sobre serem cumpridores e fiscalizadores da lei". 

Já o site Consultor Jurídico brincou: “Após o cumprimento do mandado de busca e apreensão, Sergio Moro culpou o PT pelo dissabor experimentado por ele neste sábado. Ironicamente, o ex-juiz, que ganhou fama nacional com as ‘operações’ espetaculosas cometidas pela finada ‘lava jato’, agora se diz vítima de um abuso”.

0 comentários: