sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Queiroz depositou 21 cheques para 'Micheque'

Por Altamiro Borges

A briga entre bolsonaristas e lavajatistas segue produzindo furos jornalísticos. Nesta sexta-feira (7), a revista Crusoé, que é ligada à turma de Sergio Moro e dos procuradores da Lava-Jato, revelou que Fabrício Queiroz depositou pelo menos 21 cheques na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro – somando R$ 72 mil.

Segundo a revista digital, as transferências foram identificadas na quebra de sigilo bancário do miliciano do clã Bolsonaro. A revelação desmente a versão fuleira apresentada pelo "capetão" de que um depósito de R$ 24 mil na conta da "conje" teria sido parte do pagamento de um empréstimo feito ao ex-policial e amigão.

A comunicação popular no pós-pandemia

Por Javier Tolcachier, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A pandemia gerada pelo Covid-19 causou impacto em todas as sociedades e deixará um rastro que, até o momento, temos noção apenas de seus primeiros sinais. Tem-se debatido e escrito muito sobre o que pode acontecer nesta etapa de fragilidade posterior ao choque inicial e, também, no momento em que o contágio e a mortalidade finalmente sejam reduzidos de forma significativa. A necessidade de respostas a questões pré-existentes, no marco de uma crise generalizada do sistema e da incerteza sobre o amanhã, é inegável.

Os militares estão nus

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

Bolsonaro faz muito mal ao Brasil e aos brasileiros. Não conduz uma liderança responsável na área da saúde, levando o país a quase 100 mil mortos pela Covid-19, na que é considerada a pior política pública sanitária no enfrentamento da pandemia em todo o mundo. Está quebrando a economia e exterminando direitos e empregos, desagradando tanto trabalhadores como empresários que choram suas pitangas depois que Guedes mostrou que não passa de um frentista de posto, incapaz de comandar a economia.

Lava-Jato virou "xerife" universal

Por Fernando Brito, em seu blog:

A prisão do Secretário de Transportes de João Doria, por supostas fraudes na área de Saúde, muito além do “merecimento” de sua detenção, expõe com toda a clareza a deformação a que o “lavajatismo” levou o sistema judicial brasileiro: os juízes da Lava Jato, como este Marcelo Bretas, passaram a ter “jurisdição universal”.

Imagem do Brasil no mundo está "horrível"

Charge: Becs/Argentina
Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

A imagem do Brasil sob o governo de Jair Bolsonaro, no exterior, está “horrível”. “Não só pela questão da pandemia, mas também pela Amazônia, a questão ambiental, os direitos humanos.” A constatação é de Miriam Gomes Saraiva, do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “Há um dilema no mundo: se é melhor esperar que Bolsonaro acabe seu governo, para normalizar as relações com o Brasil, ou se manter boas relações seria um incentivo para Bolsonaro melhorar”, diz.

Bolsonaro desrespeita populações indígenas

Editorial do site Vermelho:

A sentença do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, referendando a decisão do ministro Luís Roberto Barroso de obrigar o governo Bolsonaro a adotar diversas medidas para conter o avanço do coronavírus na população indígena encerra uma importante lição. Devem ser criadas barreiras sanitárias para aldeias, instituída uma sala de situação assegurada a participação de todos os setores envolvidos, inclusive representantes indígenas e a apresentado, pelo governo, um de plano de enfrentamento da Covid-19. O governo deverá também elaborar um plano de retirada de ocupantes ilegais das áreas protegidas, um dos vetores de contaminação.

Corrupção e ineficiência dos militares

Pandemia e imigrantes presos nos EUA

Futebol, política e pandemia

Crítica dos bispos na 'Carta ao Povo de Deus'