segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Todos os esforços para eleger Lula!

Foto: Leandro Freire/TREEMIDIA
Do site da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee):

Concentrar todas as forças para eleger Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mais uma vez, presidente do Brasil! Foi o que reiterou a Diretoria Plena da Contee, que se reuniu presencialmente nesta quinta-feira (6), na sede do Sinpro-SP, em São Paulo.

Depois de análise feita pelo jornalista Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, os dirigentes da Confederação discutiram a conjuntura nacional a partir do resultado eleitoral do 1° turno do pleito presidencial, realizado no último domingo (2).

A neutralidade impossível: Lula ou barbárie

Belo Horizonte, 09/10/22. Foto: Ricardo Stuckert
Por Jeferson Miola, em seu blog:


Na eleição de 2018 as oligarquias dominantes fizeram ordem unida contra o petista Fernando Haddad.

Como numa avalanche indomável, não havia lugar para a razão, para o argumento racional e, nem mesmo, para um mínimo de sanidade mental.

Os estamentos políticos, até mesmo aqueles segmentos autodefinidos como expoentes de uma “burguesia dinâmica, moderna e metropolitana”, estavam totalmente entorpecidos pela onda da extrema-direita lavajatista que criminalizou e estigmatizou Lula, o PT e a esquerda.

Essas elites padeceram duma sinistra amnésia; fingiram não lembrar que do lado oposto ao da civilização, ou seja, contraposto ao candidato Haddad, estava ninguém menos que o capitão expulso do Exército que idolatra torturadores, cultua ditaduras, faz ode à morte, odeia mulheres e defende o extermínio de adversários convertidos em “inimigos da pátria”.

Bolsonaro investe tudo no voto evangélico

Lula arrasta multidão em Belo Horizonte

Cartel do asfalto e a corrupção de Bolsonaro

Bolsonaro e o jogo sujo nas eleições

Bolsonaro é um desastre!

34 anos da Constituição: avanços e ameaças

Quem deve pagar a conta do caos bolsonarista?

Charge: Gilmar
Por Jair de Souza

De uma coisa precisamos ter clareza: Caso Lula consume sua tão esperada vitória e volte a ser nosso presidente, o estado de terra arrasada com o qual seu governo vai se deparar deve representar um tremendo entrave para a consecução das mudanças requeridas para devolver a nosso povo uma vida com certa dignidade.

No afã de atrair os votos necessários para sua reeleição, Bolsonaro não está escatimando recursos do erário público. O governo bolsonarista demonstrou não ter nenhum pudor em usá-los como instrumento aberto para a compra de votos.

A lógica imperante no raciocínio do grupo miliciano-fascista é a seguinte: Para permanecer no comando do aparelho estatal vale a pena fazer o que tiver de ser feito, ainda que isso venha a implicar na destruição das bases econômicas da nação. O domínio avassalador sobre todas as instituições que um novo mandato presidencial lhe proporcionaria seria uma garantia de que os ônus dessa atuação temerária poderiam ser posteriormente transferidos às vítimas mais vulneráveis, ou seja, as maiorias trabalhadoras.

Por que Bolsonaro surpreendeu no 1º turno

Charge: Schröder
Por Frei Betto, em seu site:


Há múltiplas análises do resultado no 1º turno da disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro. Todas surpresas com o avanço eleitoral do presidente, contrariando previsões dos principais institutos de pesquisas. Pelos locais de votação via-se muito mais roupas vermelhas (eleitores de Lula) que verde e amarelo (eleitores do Inominável).

Fica a pergunta: como explicar tão surpreendente avanço de quem sabotou o combate à pandemia, reduziu drasticamente os orçamentos da Saúde e da Educação, e demonstra abertamente seu desprezo por mulheres, pobres, indígenas e negros?

Como respostas há várias hipóteses. Fico com uma.

Emergência na deep web

Por Helena Chagas, no site Brasil-247:


Abaixo da superfície de comícios, debates e briga de postagens no Twitter e no Facebook, entre outros atos de campanha que conseguimos acompanhar, está correndo um megaesquema bolsonarista de disseminação de fake news que pode ter funcionado na reta final do primeiro turno e, certamente, vai operar no segundo. Denunciado pelo ativista Felipe Neto em sua conta do Twitter neste domingo, está sendo identificado também por especialistas em redes que conseguem acessar os movimento da deep web.