quarta-feira, 1 de julho de 2020

Ricardo Salles também fugirá para os EUA?

A mídia europeia e os vexames de Bolsonaro

O trabalho sob fogo cruzado na pandemia

Nordeste e o novo plano de Bolsonaro

O ministro da Educação e as "rachadinhas"

Impactos da Covid-19 na economia brasileira

Brasil em recessão desde o primeiro trimestre

Por Vanessa Grazziotin, no jornal Brasil de Fato:

Com o fim do mês de junho, e portanto, com o encerramento do primeiro semestre do ano de 2020, os dados econômicos começam a ser analisados pelos economistas e as projeções, feitas.

Lamentavelmente, de acordo com economistas da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil vive uma situação extremamente delicada.

Eles chegaram à conclusão de que o processo de recessão econômica no Brasil iniciou-se ainda no primeiro trimestre de 2020 e a projeção é que a queda na economia brasileira seja em torno de 10% no segundo trimestre. Isso mostra a situação delicada e difícil, do ponto de vista econômico, pelo qual passa o nosso país.

Os dados apontam uma situação terrível, que comprova o que nós há tempos falamos, mas que agora, de forma aberta, clara e triste, os números revelam.

Precários de todos os países, uni-vos

Protesto em Santiago, Chile, novembro de 2019
Foto: Orlando Barria/EPA
Por Nouriel Roubini, no site Outras Palavras:

As grandes manifestações e protestos que se seguiram ao assassinato de George Floyd por um policial de Minneapolis discutem racismo estrutural e brutalidade policial nos Estados Unidos, mas não só. Aqueles que foram às ruas em mais de cem cidades norte-americanas, direcionam uma crítica mais ampla ao presidente Donald Trump e ao que ele representa. Uma vasta subclasse de americanos cada vez mais endividados e socialmente paralisados - afro-americanos, latinos e, cada vez mais, brancos - vêm se revoltando contra um sistema que fracassou.

A conspiração da Lava-Jato com o FBI

“Essa reportagem de hoje da Vaza Jato mostra que a ‘teoria da conspiração’ que apresentamos desde 2016 sobre a cooperação ‘informal’ dos EUA para construir casos no Brasil, usar o FCPA (Foreign Corrupt Practices Act, ou Lei de Práticas de Corrupção no Exterior) para ‘entrar’ em empresas brasileiras etc. estava absolutamente correta.” A afirmação, postada no Twitter, é de Cristiano Zanin Martins, advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comentando a parceria do FBI com a força-tarefa da Operação Lava Jato. A revelação foi trazida pela reportagem de Natalia Viana e Rafael Neves, em parceria entre a Agência Pública e o site The Intercept Brasil.

A tragédia social de Bolsonaro e Guedes

Editorial do site Vermelho:

Os efeitos da devastadora crise econômica que assola o mundo, com consequências ainda mais graves no Brasil sob o governo Bolsonaro, constitui uma das discussões mais inflamadas que o mundo terá de travar e superar no futuro próximo. A complexidade começa por sua definição geográfica. Os países pobres e em desenvolvimento, penalizados pelas relações comerciais e financeiras desiguais, tendem a pagar um preço mais elevado.