quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Dilma e a concentração de renda

Editorial do site Vermelho:

Uma organização insuspeita de qualquer simpatia com a causa dos trabalhadores, a ONG Oxfam, cuja diretora-executiva, Winnie Byanyima, é copresidente do encontro de Davos, divulgou dados revelando que a concentração de renda está tão acelerada que em 2016 o patrimônio do 1% mais rico do mundo superará o dos 99% restantes.

Audiência da TV Globo derrete no verão

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Através de expedientes duvidosos – que incluem suspeitas de sonegação de imposto e de desvios de grana para o exterior – os filhos de Roberto Marinho seguem na lista dos mais ricos do planeta, segundo o ranking da revista Forbes. Já a situação do império global, porém, não parece tão tranquila. Segundo matéria de Vitor Moreno, na Folha desta quarta-feira (21), a audiência da TV Globo deverá ser a pior da história da emissora neste janeiro escaldante. “Não é só quem não tem ar-condicionado que está sofrendo com as altas temperaturas do verão brasileiro”, ironiza.

Dilma e a correção do imposto de renda

Por Altamiro Borges

A presidenta Dilma Rousseff decidiu vetar o reajuste de 6,5% na tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) aprovado pelo Congresso Nacional – inclusive com os votos dos deputados do PT. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20) pelo ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, que informou que o governo editará nos próximos dias uma Medida Provisória corrigindo a tabela em 4,5%. “O espaço fiscal que temos é este”, explicou o ministro, reforçando o discurso da austeridade da nova equipe econômica. A decisão prejudica os trabalhadores e as camadas médias da sociedade e visa manter o chamado superávit primário – a reserva de caixa para pagar os banqueiros.

O "apaguinho" e a falta de água em SP

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

É mais que imbecil, é primariamente idiota o enfoque dado por parte da mídia ao “apaguinho” sentido ontem em diversas regiões do país.

Operador mandou cortar luz em regiões do país; motivo foi maior consumo“, publica o UOL.

Qualquer um que estivesse no Rio ou em São Paulo é capaz de imaginar o aumento de consumo.

O Brasil caminha para uma recessão?

Do blog de Zé Dirceu:

Que segunda-feira! Calor, aumento de impostos num pacotaço anunciado pelo ministro da Fazenda, de juros e queda de energia em importantes cidades do país causada pela onda de calor inédita no pais…Ontem nem parecia uma segunda-feira, estava mais para uma sexta-feira 13. Só noticias ruins.

O aumento de impostos e dos juros são apenas consequências, desdobramentos da busca de um superavit de 1,2% do PIB este ano. A elevação dos juros visa derrubar a demanda e vem casada com o aumento do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras para os empréstimos às pessoas físicas. Aí, também refreando o consumo.

Racismo a gente vê na Globo

Por Jarid Arraes, na revista Fórum:

No Brasil, impera a ilusão de uma convivência racial harmoniosa, segundo a qual pessoas de diferentes cores e miscigenações conviveriam na mais perfeita paz, sem que suas características físicas jamais se tornassem alvo de discriminação. No entanto, esse discurso cai por terra facilmente: o racismo brasileiro está vivo e, de fato, é tão bem aceito na sociedade que questioná-lo soa como um ultraje. Um exemplo dessa realidade é a existência do Globeleza, quadro da Rede Globo que exibe mulheres negras – chamadas por eles de “mulatas” – no período do carnaval.

A empulhação dos colunistas econômicos

Por Marco Piva

Grande parte dos colunistas de economia da imprensa comercial brasileira, autodenominada “grande imprensa”, comete uma fraude contra os cidadãos que acompanham as notícias no dia a dia. Eles têm uma verdadeira obsessão quando tratam de assuntos da sua área: a obsessão de acreditar que falam ou escrevem sem ideologia nenhuma, que seus comentários são isentos, práticos e objetivos, e que só mesmo a cegueira política não é capaz de enxergá-los como grandes pensadores críticos do país. Ora, ter uma visão ideológica e não assumi-la é a pior forma de cinismo e de empulhação.

Cai a confiança na imprensa

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Uma reportagem no Estado de S. Paulo comenta resultado de um estudo global sobre o nível de confiança das sociedades nacionais em governos, empresas, ONGs e mídia. O Edelman Trust Barometer, em sua 14ª edição, faz um levantamento em 27 países, por meio de 33 mil entrevistas, sendo 27 mil do público em geral e 6 mil no grupo composto por uma seleção de pessoas com educação superior, hábito de consumir notícias diversas vezes por semana e que acompanham temas sociais e políticos. Portanto, pode-se dizer que esse estrato específico de 6 mil entrevistados representa o cliente típico da imprensa.

Como o Netflix vai matar a Globo

Por Luiz Carlos Azenha, de Nova York, no blog Viomundo:

Antes desta minha mais recente viagem encontrei Thiago, que estava animado com sua nova conquista: uma TV que conecta na internet. Ele comprou o aparelho no Black Friday, por menos de mil reais.

Considerando que Thiago e a esposa ascenderam durante os governos Lula e Dilma mas economicamente ainda se encaixam na classe “C”, fiquei surpreso. Por que abandonar as novelas da Globo, das quais o casal, no passado, foi fiel consumidor?