terça-feira, 27 de março de 2012

O malabarismo de Soninha Francine

Por Gerson Carneiro, no blog Viomundo:

A palavra nepotismo vem do latim nepos, neto ou descendente. Surgiu para expressar as relações de concessão de privilégios entre o Papa e seus familiares. No período do Renascimento, os papas e outras autoridades da Igreja Católica, por não terem filhos, protegiam seus sobrinhos, nomeando-os a cargos importantes dentro da Igreja.

Demóstenes e os escândalos da Veja

Por Luis Nassif, em seu blog:

No momento em que o senador Demóstenes Torres pede aos seus pares - e a Renan Calheiros - para não ser julgado politicamente, um dos capítulos de sua parceria com a revista Veja: o caso Francisco Escórcio. Revela bem os métodos utilizados, posteriormente, no caso do grampo sem áudio.

Coube a Demóstenes, em combinação com a revista, deflagrar a manipulação, ao dizer que tinha sido informado - por telefonema de Pedrinho Abrão - sobre as intenções de Escórcio de filmar Torres e Marconi Perillo no hangar.

Merval Pereira sai em defesa de Serra

Por Altamiro Borges

Em sua coluna de hoje no jornal O Globo, Merval Pereira manifesta a sua discordância com as análises sobre a “vitória magra” de José Serra nas prévias do PSDB. Para o “imortal”, o tucano se saiu muito bem na disputa partidária e tem tudo para ser prefeito da capital paulista. Os seus adversários é que estariam difundindo uma “visão distorcida” da votação de domingo passado.

Augusto Nunes e o clube dos cafajestes

Por Altamiro Borges

Augusto Nunes, o agressivo blogueiro da Veja, resolveu pedir a cabeça de Demóstenes Torres. Em artigo postado hoje, ele clama: “Renuncie ao mandato, senador”. Ele só não faz autocrítica por ter paparicado, durante tanto tempo, o líder dos DEM. Nunes e o seu patrão sempre trataram Demóstenes Torres como um paladino da ética e um “oposicionista engajado”.

Líder do MST é assassinado em PE

Por Altamiro Borges

Enquanto a reforma agrária segue empacada no governo Dilma Rousseff, cresce a violência no campo. Nos últimos dias, três dirigentes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) foram mortos na região do Triângulo Mineiro e um líder do MST foi assassinado no Agreste de Pernambuco. Numa pequena nota, a Folha registrou o último caso:

Tucanos censuram TV pública de Goiás

Por Altamiro Borges

Aliados dos barões da mídia, os tucanos adoram posar de defensores da “liberdade de expressão”, que confundem com a liberdade dos monopólios. Mas no seu ninho, eles gostam mesmo é de praticar a censura, cooptar a imprensa via publicidade e pressionar os patrões pela demissão dos jornalistas mais críticos. Goiás é a mais recente prova da distância entre o discurso e prática.