quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A mídia obrou o fascista e está inquieta

Por Altamiro Borges

Na reta final do primeiro turno das eleições presidenciais, a mídia monopolista parece sofrer de certa esquizofrenia. Ela não sabe como se portar diante do candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro, “O Coiso”, que segue à frente nas sondagens eleitorais. A mídia chocou o ovo da serpente que resultou o avanço do fascismo, com sua milícia de fanáticos e oportunistas. Agora, porém, ela teme ser vítima dessa horda de trogloditas, que prega o ódio e a violência contra tudo e contra todos.

Mídia já se prepara para o segundo turno

Por Altamiro Borges

A mídia monopolista foi a principal protagonista do golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff e levou ao poder a quadrilha de Michel Temer. O criminoso impeachment não tinha nada a ver com as tais pedaladas fiscais – que já foram esquecidas – ou com as denúncias de corrupção feitas pelo presidiário Eduardo Cunha e por outros moralistas sem moral.

Haddad e a matemática do antipetismo

Por Jeferson Miola, em seu blog:

Os 2 fenômenos mais relevantes revelados na pesquisa Ibope de 1º/10 são [1] a interrupção do crescimento do Haddad e [2] a resiliência do Bolsonaro, que impediu sua queda. O Datafolha divulgado em 2/10 coincide nos resultados.

Examinando-se a série de levantamentos realizados a partir de 20 de agosto, quando Lula figurou pela última vez nas pesquisas eleitorais, constata-se as seguintes realidades:



Luta política levará Haddad ao segundo turno

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Quando faltam quatro dias para o primeiro turno da eleição presidencial, os principais sinais da campanha apontam para a passagem de Fernando Haddad para a segunda fase da eleição.

Ficando nos grandes números. Se uma decisão em primeiro turno exige de 50% + 1 dos votos válidos, Bolsonaro atingiu 31% das intenções de voto, contra 54% na soma dos adversários.

Seu crescimento nos últimos dias não deve confundir as coisas. A eleição segue em disputa, talvez a mais dramática em tempos recentes. Máquina de chegada, com 24% de aprovação popular, nestas horas o Partido dos Trabalhadores costuma desempenhar um papel decisivo num debate político dada vez mais necessário - e irresistível, do ponto de vista dos interesses da maioria.

O aecismo adere a Bolsonaro em Minas

Por Evilazio Gonzaga Alves, no blog Viomundo:

O autodenominado “estrategista político” Marcio Coimbra, publicou um texto que está sendo amplamente divulgado pelos canais do portal do thinktank da direita brasileira, o Instituto Millenium.

Sob o título “A importância de Minas”, o artigo de Coimbra, publicado em fevereiro de 2018, defende a tese de que as eleições presidenciais sempre passam pelo eleitorado mineiro.

Essa concepção orienta a estratégia eleitoral dos mais competitivos partidos da direita no Brasil.

Para eles, vencer em Minas Gerais é conquistar o Brasil.

Bolsonaro: o risco de um Temer piorado

Editorial do site Vermelho:

Um governo Temer piorado. Essa é a essência do programa do candidato fascista Jair Bolsonaro. Nele está dito, com todas as letras, que seu governo aprofundará os cortes de direitos dos trabalhadores e do povo, uma confissão explícita de que o atual desmonte do Estado e do seu arcabouço social, iniciado com o golpe de 2016, são apenas os primeiros passos de uma inédita ofensiva conservadora. Pode-se prever, sem risco de cometer exageros, que estão em sua alça de mira o que sobrou da Consolidação da Leis do Trabalho (CLT), os capítulos dos direitos e sociais da Constituição e os direitos previdenciários.

Os candidatos dos programas policialescos

Por Bia Barbosa, na revista CartaCapital:

O uso das emissoras de rádio e televisão como trampolim político é prática frequente no país. Embora os tribunais eleitorais sejam rígidos em sua fiscalização durante os períodos de campanha, a propaganda de candidatos com espaço na programação dos canais dura o ano todo. E um tipo de programa – e seus respectivos apresentadores – tem se destacado neste universo, sobretudo diante de um processo eleitoral marcado pelo debate da segurança pública: os programas policialescos.

Qualquer coisa é melhor que Bolsonaro

Por Marcelo Zero

As nossas oligarquias têm uma imensa dificuldade em pensar. Em agir racionalmente a partir de um diagnóstico fidedigno da realidade do país.

Não têm visão clara e projeto concreto para o país. Em geral, agem politicamente com base em impulsos e emoções. Principalmente medo e ódio. Também em preconceitos historicamente arraigados. Empresários racionais, esclarecidos e com um mínimo de sensibilidade social, como Ricardo Semler e Abílio Diniz, parecem ser minoria num bando de lêmingues apavorados e propensos ao suicídio coletivo.

Os bumbos do antipetismo

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

Entre sexta-feira e ontem, quando o Datafolha fez sua última pesquisa, Jair Bolsonaro cresceu quatro pontos, passando de 28% para 32%, apesar das manifestações nacionais que as mulheres fizeram contra ele no sábado.

O petista Fernando Haddad encolheu de 22% para 21%, e se não se recuperar, irá para o segundo turno enfraquecido.

Os economistas de mercado adoram o fascismo

Por André Araújo, no Blog do Renato:

A história da França de Vichy sempre me fascinou, desde os anos 60, coleciono livros sobre o período para entender o abismo politico que a França tenta esquecer. Vichy é a prova de que países não desaparecem, não quebram, não acabam, apenas decaem.

Como foi possível a França de Luis XIV, o País que criou o Estado Nacional na Era Moderna, com personagens do porte dos Cardeais de Richelieu e Mazarin, o Pais das glórias do Imperador Napoleão e do maior diplomata do Século XIX, o Principe de Talleyrand, como foi possível esse Pais poderoso e imperial, símbolo do Estado forte se entregar de forma vexatória à dominação alemã? Não foi uma simples derrota militar, foi um rendição humilhante para o mundo, depois de uma luta apenas para constar, dois terços das armas francesas não foram usadas na campanha de 1940, quando a França se rendeu docemente. Mas o pior veio depois, a colaboração consentida e alegre com o conquistador. A saga de Vichy é uma lição de História, do que pode acontecer a países em situações muito especiais.

Brasil entra em clima de máxima tensão

Por Eric Nepomuceno, no site Carta Maior:

Desde a tarde de sexta-feira (28/9), o Brasil entrou em clima de tensão máxima. Em seu quarto de hospital, o capitão reformado e candidato presidencial ultradireitista Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista ao apresentador televisivo sensacionalista José Luiz Datena, cujo programa é transmitido ao vivo.

Duas frases marcaram a temperatura da conversa: Bolsonaro disse que não aceitará outro resultado nestas eleições (cujo primeiro turno acontecerá no domingo, 7 de outubro) que não seja a sua vitória. Denunciou antecipadamente que qualquer quadro diferente disto será recebido por ele como uma fraude.

Que frente política vencerá nas urnas?

Por Marcus Ianoni, no site Brasil Debate:

O processo eleitoral delimitou uma questão-chave, bipolar, um divisor de águas na acirrada disputa em curso: o que importa mais para as lideranças políticas, sociais e econômicas e para os eleitores, o antibolsonarismo ou o neoantipetismo, que emerge desde 2014? Essa polarização alavanca duas grandes frentes lutando para conquistar a maioria nas urnas: a frente anti-Bolsonaro e a frente anti-PT. O pano de fundo conceitual e prático da disputa tem o seguinte conteúdo subjetivo e objetivo: no que os atores apostarão, no autoritarismo pró-mercado excludente ou na democracia capitalista inclusiva? Afinal, os significados das candidaturas de Bolsonaro e de Haddad são, respectivamente, por um lado, o neoliberalismo autoritário e, por outro lado, a democracia social-desenvolvimentista.

O sistema se entrega a Jair Bolsonaro

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A lógica de Bolsonaro é ser anti-sistema, o representante do país sombrio, da maioria silenciosa que nunca se viu representada na política. No parlamento, é o baixo clero. Na mídia, é personagem secundário, restrito aos veículos regionais. Ou limitando-se a ver o país através das lentes dos programas policiais e do filtro dos jornais nacionais, sempre na posição passiva.

Os bolsonaristas são cidadãos de um país anacrônico, que acompanhava, passivamente, o cosmopolitismo provinciano do Rio e de São Paulo, mas não se sentia politicamente integrado.

A escalada dos desafios na política

Por Roberto Amaral, em seu blog:

“Derrotar as forças golpistas nestas eleições é fundamental. Porém, ainda que tenhamos uma possível e ansiada vitória estaremos ganhando uma importante batalha, numa guerra prolongada, onde a força motriz dos setores populares encontra-se extremamente fragilizada, limitando nossas possibilidades de avanço e nos colocando crescentes desafios”. Ricardo Gebrim (www.brasildefato.com.br).

O panorama sugerido para a sucessão presidencial deste outubro, dizem os intérpretes das sucessivas sondagens de intenção de voto, sugere, ao lado da consolidação da candidatura de extrema-direita (o fato novo dessas eleições), o avanço da resistência democrática, pois assim traduzo o crescimento das candidaturas de Fernando Haddad e Ciro Gomes, indicador de um segundo turno plebiscitário entre democracia e fascismo, com anunciada tendência de derrota (é ainda a voz das pesquisas) do atraso, da xenofobia, do totalitarismo e da revivescência de um militarismo que supúnhamos ao menos contido nos limites da legalidade.

Moro faz o jogo de Jair Bolsonaro

Por Umberto Martins, no site da CTB:

Na véspera das eleições o juiz Sergio Moro move velhas peças da Operação Lava Jato com o propósito de desacreditar Lula e o PT, de forma a favorecer o candidato da extrema direita, Jair Bolsonaro. É a isto que se presta o vazamento de trechos da delação premiada de Antonio Palocci, que não trazem nada de novo, mas não surgem por mero acaso ou coincidência neste momento crítico.

A construção do 'mito' e o papel da mídia

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Um estudo feito por pesquisadores da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e publicado em agosto pela Revista da USP mostra como a mídia comercial promoveu o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro ao dar espaço para seu discurso contra os Direitos Humanos e os LGBTs e em defesa do golpe militar, da ditadura e da tortura a seres humanos. A partir da análise de 536 matérias da Folha de S.Paulo e do Estadão durante os 30 anos de carreira do atual deputado federal do PSL, os pesquisadores chegam à conclusão que Bolsonaro se tornou conhecido, com a ajuda dos jornais, mais pelas agressões verbais do que por qualquer outra razão.

Rede Havan escancara o voto de cabresto

Por Piero Locatelli, no site The Intercept-Brasil:

Nesta campanha eleitoral, o Brasil escancarou algumas práticas que deveriam repousar na história. A uma semana do primeiro turno, mais uma delas veio à tona quando alguns patrões resolveram decidir em quem seus funcionários deveriam votar para que mantivessem seus empregos.

O voto de cabresto foi amplamente utilizado há 100 anos, na República Velha, e alguns patrões seguiram mandando no voto de empregados em diferentes locais. Agora, a prática é mostrada ao vivo no Facebook, direto de um dos estados mais ricos do país, Santa Catarina.