segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Lula prepara ofensiva contra o golpismo

Foto: Ricardo Stuckert
Por Leandro Fortes, no Diário do Centro do Mundo:

Interceptado por uma pequena cirurgia nas cordas vocais, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deverá vir a Brasília, amanhã, para consolidar a formação dos grupos de Inteligência e da Defesa, últimos tijolos do edifício da transição sobre os quais se pretendem erguer uma nova organização capaz de expulsar dois anátemas do serviço público nacional: o militar golpista e o espião de anedota.

O primeiro grupo vai se aprofundar no mundo de sombras e pântanos que se transformou, no governo Bolsonaro, o setor de inteligência do Estado, uma anarquia de bolsões de arapongas que deixaram de se comunicar pelas vias institucionais para atender às demandas pessoais do presidente e de seus filhos delinquentes.

A direita vai aprender a lição?

Charge: Cau Gomez
Por Fernando Brito, em seu blog:

Manifestações, silêncios e cochichos golpistas – como as mensagens vazadas do ministro Augusto Nardes, do TCU, dizendo que “”está acontecendo um movimento muito forte nas casernas” contra o resultado das eleições – representam um alerta não apenas de que não se pode relaxar na defesa da democracia e do combate a quem a tenta derrubar, mas para a direita “civilizada” e à centro-direita.

Avisam a quem quiser ver que o bolsonarismo está vivo e forte e, portanto, não vai dar a ela mais – e provavelmente, bem menos – que as oportunidades que teve nas últimas eleições, quando tentou, por longos meses, formara tal “terceira via” que a deixou sem perspectivas eleitorais, inclusive no 2° turno.

Bloqueios golpistas são desarticulados

Charge: Adnael
Por Nara Lacerda, no jornal Brasil de Fato:

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou neste sábado (19) que quase todos os bloqueios bolsonaristas registrados nas estradas brasileiras ao longo do dia foram desfeitos.

Pela manhã a PRF havia registrado 18 localidades com fluxo totalmente interditado.

Horas depois, no meio da tarde, eram 10 regiões nessa situação. O boletim informativo divulgado no fim do dia contabilizava 5 bloqueios.

Os problemas se concentraram em alguns municípios de Rondônia, Pará, Mato Grosso e Paraná.

Porto Velho (RO) foi a única capital que registrou interrupções.

Teto de gastos é uma jabuticaba que azedou

Charge: Amarildo/A Gazeta
Por Marcelo Zero, no blog Viomundo:

O modelo de teto de gastos brasileiro é uma jabuticaba azeda.

Jabuticaba porque só tem no Brasil. Azeda porque fracassou totalmente.

E o fracasso reside justamente no fato de que nosso modelo é um ponto fora da curva na experiência internacional de tetos de gastos e de regras fiscais.

Em primeiro lugar, a experiência brasileira tem um escopo bem mais ambicioso que as das experiências internacionais.

Nos países da União Europeia, por exemplo, o principal objetivo do teto era e é, basicamente, estabilizar o montante de gasto em relação ao PIB e garantir a sustentabilidade da dívida.

No Brasil, o objetivo maior é reduzir a participação do Estado na economia. Sua finalidade é estrangular o crescimento das despesas obrigatórias criadas pela Carta Magna e fulminar o incipiente Estado do Bem Estar que ela gerou. Assim, visa-se conter, sobretudo, o crescimento das despesas sociais.

Bolsonaro não tem coragem de apoiar golpistas

Uma semana decisiva para o novo governo

O agronegócio financia bloqueio de estradas

Bloqueio de contas de empresários golpistas

A estratégia explícita do golpe

Escola e periferia serão o centro da mudança

Valdemar do PL ainda vai enxotar Bolsonaro

Áudio golpista de Nardes ascende o alerta

A equipe da transição na área da comunicação

Copa comprada por ditadura começa no Catar

Como barrar o crime ambiental na Amazônia?