segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Bloqueios golpistas são desarticulados

Charge: Adnael
Por Nara Lacerda, no jornal Brasil de Fato:

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou neste sábado (19) que quase todos os bloqueios bolsonaristas registrados nas estradas brasileiras ao longo do dia foram desfeitos.

Pela manhã a PRF havia registrado 18 localidades com fluxo totalmente interditado.

Horas depois, no meio da tarde, eram 10 regiões nessa situação. O boletim informativo divulgado no fim do dia contabilizava 5 bloqueios.

Os problemas se concentraram em alguns municípios de Rondônia, Pará, Mato Grosso e Paraná.

Porto Velho (RO) foi a única capital que registrou interrupções.

Ainda de acordo com a PRF, ainda há 18 pontos de fluxo parcialmente interrompido por manifestações golpistas em diversas regiões.

Desde o resultado do segundo turno, extremistas apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) não se conformam com a derrota do candidato e promovem protestos contra a democracia brasileira.

Os grupos, que acreditam e espalham teorias conspiratórias sobre os resultados das eleições, estavam se concentrando nas proximidades de unidades militares.

Após a justiça determinar o bloqueio das contas de mais de 40 empresários suspeitos de injetar dinheiro nas manifestações ilegais e antidemocráticas, uma parte desses grupos passou a ocupar estradas novamente.

Materiais que circulam pelos canais de extrema direita na internet dizem que os bloqueios nas estradas são capitaneados por caminhoneiros.

Mas uma associação que representa dezenas de milhares de trabalhadores do transporte de cargas nega qualquer ligação com os atos e diz que vai processar os empresários que financiam as manifestações.

A Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotivos (Abrava) vai cobrar uma indenização pelos danos causados à categoria.

A entidade afirma que as manifestações usam funcionários de grandes empresas do agronegócio para fechar as estradas.

0 comentários: