quinta-feira, 6 de junho de 2019

Mídia mundial já prevê recessão no Brasil

Por Altamiro Borges

Focada na aprovação do golpe contra as aposentadorias, a mídia rentista tem evitado criar pânico no noticiário sobre o agravamento da crise econômica brasileira. Mesmo os veículos que discordam do autoritarismo político e do obscurantismo nos costumes de Jair Bolsonaro estão unidos na defesa da sua agenda ultraneoliberal – que tem como tarefa imediata a contrarreforma da Previdência. Por razões mais ideológicas – e também por motivos mercenários, como os R$ 40 milhões em recursos do governo para publicidade e merchandising –, a mídia poupa o abutre Paulo Guedes, o superministro da Economia, e o imbecil confesso que ocupa a presidência da República.

Danação da história e a disputa pelo futuro

Por José Luís Fiori, no site Carta Maior:

Depois de 1940, a Argentina entrou num processo entrópico de divisão social e crise política crônica, ao não conseguir se unir em torno de uma nova estratégia de desenvolvimento, adequada ao contexto geopolítico e econômico criado pelo fim da Segunda Guerra Mundial, pelo declínio da Inglaterra, e pela supremacia mundial dos Estados Unidos - J.L.F.História, estratégia e desenvolvimento. Petrópolis: Editora Vozes, 2014, p. 272.

Existe uma pergunta angustiante que está parada no ar: o que passará com o Brasil quando a população perceber que a economia brasileira colapsou e que o programa econômico deste governo não tem a menor possibilidade de recolocar o país na rota do crescimento? Com ou sem reforma da Previdência, qualquer que seja ela, mesmo a proposta pelo Sr. Guedes. E o que ocorrerá depois disso?

O homem de Trump para as guerras sujas

Foto: Manuel Balce Ceneta/AP
Por Eric Alterman, no site Outras Palavras:

O anúncio por parte do secretário de Estado estadunidense Michael Pompeo da nomeação do neoconservador Elliott Abrams para o cargo de enviado especial para a Venezuela, em 24 de janeiro, não passou despercebido. A imprensa interpretou a decisão de confiar a esse homem a missão de trabalhar para a queda de Nicolás Maduro como uma declaração de independência de Pompeo em relação a Donald Trump. De fato, seu desafortunado antecessor, Rex Tillerson – ex-presidente e diretor geral da ExxonMobil –, estava esperando somar-se a Abrams em sua equipe. Mas Trump se opôs, apesar da pressão de seu megadoador de extrema-direita Sheldon Adelson – que parece obter o que quer do presidente. A causa dessa rejeição? Abrams havia se unido a outros neoconservadores para criticar Trump durante as primárias republicanas em 2016. Até mesmo os esforços do genro do presidente, Jared Kushner, mostraram-se inúteis: o então conselheiro do “inquilino da Casa Branca”, Steve Bannon, conseguiu convencer Trump de que a reputação “globalista” de Abrams tirava seu crédito.

Quatro mitos sobre o golpe da Previdência

Unidade rumo à greve geral

Por Raimundo Bonfim, na revista Fórum:

A Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e Centrais Sindicais se reuniram na noite desta terça-feira (4) para organizar a Greve Geral do próximo dia 14 de junho em defesa da Aposentadoria Pública.

Tenho mencionado nesta coluna quinzenalmente a importância do engajamento dos movimentos sociais, populares, sindicais e de cada um para defender os direitos da classe trabalhadora, que estão sendo duramente atacada dia após dia.

Acredito que a Greve Geral pode ser o ápice das últimas mobilizações, dos dias 15 e 30 de maio, contra o governo e pode nos ajudar a retomar um novo ciclo de lutas no Brasil.

Reformas, falácias e estagnação

Por Emilio Chernavsky, no site Brasil Debate:

Durante meses, analistas de mercado exibiam – e muitos ainda exibem – otimismo em relação a que a aprovação da reforma da Previdência, se não for excessivamente desidratada no Congresso, levará ao aumento da confiança dos investidores, à queda da percepção de risco e das taxas de juro e, com isso, à expansão dos investimentos privados impulsionando a retomada da economia.

Apesar de repetido à exaustão, esse raciocínio já foi empiricamente refutado no exterior e mesmo recentemente no Brasil, quando o aumento da confiança que se seguiu à aprovação do teto de gastos não aumentou os investimentos. A frustração não deveria surpreender, dada a falácia da divisão que ele carrega, atribuindo às partes uma propriedade do todo.

Defesa de Lula desmascara Sergio Moro

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Está na Folha de hoje em reportagem de Wálter Nunes:

“A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva diz que, além de ter feito interceptação telefônica do escritório de advocacia representante do petista, a Lava Jato produziu relatórios que detalharam ao menos 14 horas de conversas entre os defensores do ex-presidente, em uma afronta à legislação”.

Com base nesta grave denúncia, a defesa de Lula tentará anular no STF todo o processo que levou à condenação sem provas do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá, que nunca foi dele.

Trump e a festa para falsificar a História

Reino Unido protesta contra a visita de Trump. Foto: AP
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Diante das celebrações do 75o. aniversário do Dia D, é bom recordar uma velha noção do pensamento político: "os povos que não conhecem a história estão condenados a repetí-la".

A exclusão de qualquer referência ao papel da União Soviética na derrota imposta ao nazismo no final da Segunda Guerra Mundial não é casual e reforça mitologia forjada por Hollywood para reescrever a história do conflito.

Vítima da agressão japonesa, aliada de Hitler, a China também foi deixada de lado.

As fake news sobre o golpe da Previdência

A entrevista de Lula ao DCM e ao Tutameia

A embaixadora-fantasma de Guaidó

Por Jeferson Miola, em seu blog:

Para Bolsonaro e seu lunático chanceler Ernesto Araújo, o ridículo e a submissão aos EUA não têm limites.

Apesar da posição técnica do Itamaraty desaconselhar o credenciamento de Maria Belandría como “embaixadora” da Venezuela no Brasil, Bolsonaro e Ernesto Araújo decidiram aceitar o simulacro de credencial emitida pelo fajuto Juan Guaidó.

Segundo noticiado, a decisão da dupla também teria contrariado segmentos militares do governo.

A Embaixada dos EUA no Brasil felicitou a embaixadora-fantasma por meio do twitter:


Mídia advoga em defesa de Neymar

Foto: Reprodução Instagram
Por Mariana Pitasse, no jornal Brasil de Fato:

Uma mulher registra um boletim de ocorrência acusando um homem por estupro. Em depoimento, descreve que o parceiro teria ficado subitamente agressivo e usado da violência para praticar relação sexual sem seu consentimento. O laudo médico, anexado ao caso, apresenta sinais físicos de agressão e estresse pós-traumático. Em resposta, o homem acusado desmente a história publicamente, argumentando que o episódio não passou de “uma relação comum entre um homem e uma mulher”.