segunda-feira, 20 de julho de 2020

Bolsonaro não tem cura

Por Fernando Brito, em seu blog:

A cena patética de Jair Bolsonaro exibindo a seus fanáticos uma caixa de cloroquina é uma das maiores humilhações que este país já teve.

Ainda que fosse cerimônia religiosa, seria da mais torpe idolatria.

O bezerro de ouro de Aarão é “fichinha” perto do Messias cloroquínico.

Mas é também um retrato do que gente que não é como o cento de imbecis que se uniram para o culto ao charlatanismo, mas que é cúmplice dele.

É preciso nominá-los.

Brasil será reduzido a escombros com Guedes

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Europa, julho de 2020

Os líderes da União Europeia anunciam em Bruxelas um plano de resgate da economia devastada pela Covid-19 no valor de 750 bilhões de euros. Para tirar os países da Zona do Euro da recessão, esse dinheiro seria tomado emprestado do mercado, criando uma dívida comum, algo inédito no âmbito da UE.

Embora ainda não haja acordo, porque os países chamados de “frugais”, adeptos do rigor fiscal ortodoxo, como Holanda, Dinamarca, Suécia e Áustria, são contrários, sob o argumento de que o plano beneficiaria principalmente os países mais vulneráveis do Sul do continente, o socorro financeiro vai na direção correta.

Às vésperas da eleição nos EUA

Por José Luís Fiori, no site A terra é redonda:

E o que se passará agora no mundo, depois das eleições presidenciais norte-americanas, de novembro de 2020.

“I’m not even here to persuade you that the liberal international order is necessarily all bad. I´m just here to persuade you that it´s over”. Niall Ferguson. The end of the liberal order.
(London: Oneworld Book, 2017, p.6).

Tudo começou na madrugada do dia 10 de novembro de 1989, quando se abriram os portões que dividiam a cidade de Berlim. Depois, como se fosse um castelo de cartas, caíram os regimes comunistas da Europa Central, dissolveu-se o Pacto de Varsóvia, reunificou-se a Alemanha, e desintegrou-se a União Soviética. E o fim da Guerra Fria foi comemorado com se fosse a vitória definitiva da “democracia”, do “livre mercado”, e de uma nova “ordem ética internacional”, orientada pela tábua dos “direitos humanos”.

Existem evangélicos progressistas?

Em defesa do Fundeb sem alterações

O projeto de Bolsonaro para o pós-pandemia

Segurança pública e cidadania

Revolução dos bichos: lute como uma ema!

As manobras do governo contra o Fundeb