sábado, 13 de dezembro de 2014

Tucano é cassado. Cadê a mídia?

Por Altamiro Borges

No domingo passado (7), o empresário Omar Najar (PMDB) venceu as eleições para a prefeitura de Americana, município com 226 mil habitantes no interior de São Paulo. A mídia chapa-branca, servil ao governador Geraldo Alckmin, deu pouca atenção para o pleito fora de época. O motivo é simples: o prefeito Diego De Nadai, do PSDB, foi cassado por graves denúncias de corrupção. Na sua seletividade, a chamada grande imprensa, sempre tão “neutra e imparcial”, prefere encobrir escândalos envolvendo caciques tucanos. As manchetes são garrafais apenas para os políticos de esquerda. Desta forma, a mídia hegemônica estimula na sociedade o ódio doentio, quase fascista, ao PT e ao chamado “lulopetismo”.

Compras de Natal e o trabalho escravo

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Disponível gratuitamente para download em versões para iPhone e Android, o aplicativo Moda Livre avalia as ações que as principais marcas e varejistas de roupas no país vêm tomando para evitar que as peças de vestuário de suas lojas tenham sido produzidas por mão de obra escrava.

O Moda Livre avalia as 45 principais marcas e grupos varejistas de moda, além das empresas em que a produção de roupa foi marcada por casos de trabalho escravo flagrados por fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego e procuradores do Ministério Público do Trabalho. A Repórter Brasil, responsável pelo aplicativo, convidou todas as companhias a responder a um questionário-padrão que avalia basicamente quatro indicadores:

A Comissão da Verdade e a democracia

Editorial do site Vermelho:

O Brasil deu um enorme passo no sentido da reconciliação entre a história, a verdade e a justiça, com a entrega à chefe da nação e divulgação para todo o povo, do Relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), na última quarta-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, em solenidade no Palácio do Planalto.

Cadê as ameaças à liberdade de imprensa?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Antes de começar a escrever na manhã desta quarta-feira, olho debaixo da mesa, abro as portas dos armários, tiro os livros das estantes, tomo todos os cuidados para me certificar de que não tem nenhum agente secreto à espreita querendo cercear minha liberdade de expressão.

De onde ressurgiu de repente esta síndrome de pânico da censura, que desaparecera da minha vida em 1975, quando o general-presidente Ernesto Geisel fez o favor de tirar seus homens das oficinas do centenário Estadão, onde eu trabalhava e eles por sete anos cortavam as matérias que a gente escrevia?

As artimanhas da linguagem jornalística

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O debate público em torno do relatório da Comissão da Verdade é um exemplo didático de como a imprensa pode funcionar, contraditoriamente, a serviço da desinformação. Não apenas por abrigar e dar destaque a articulistas incapazes de sair do círculo vicioso de aleivosias e mentiras deslavadas, mas principalmente pelo fato de que muitos jornalistas só conseguem se manter em postos de grande visibilidade na mídia tradicional por atuarem como vocalizadores radicais dos piores pensamentos de seus patrões.

Democratização da mídia envia lembrança

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Imagine você que na última segunda-feira fui ao tradicional Club Homs, na avenida Paulista, como um dos homenageados na entrega do Premio dos 100 Jornalistas Mais Admirados dos país. Encontrei amigos, revi colegas sumidos. Subi ao palco, agradeci o prêmio e os votos que recebi e fui embora.

Num mundo cada vez mais atomizado, iniciativas desse tipo, realizada pelo site Comunique-se, merecem aplauso. Reforçam o convívio entre as pessoas, ajudam a manter laços esgarçados, reforçam a solidariedade. Lembrando que cientistas políticos sustentam que até corais de vizinhos ajudam a dar raízes ao regimes democrático, pois constroem laços que atravessam uma comunidade inteira, só podemos valorizar eventos dessa natureza.

O "triplex" de Lula e o mico da Globo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Muita gente entrou na polêmica sobre o tal apartamento “triplex” que Lula teria comprado no Guarujá.

Fiquei quieto, porque achei a coisa meio estranha.

Três apartamentos em um, com elevador interno, e o escambau.

Dilma e o erro Kátia Abreu

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Igor Felippe Santos, no jornal Brasil de Fato:

Antes de fazer qualquer avaliação, vamos apresentar um pressuposto: a agricultura é um setor importantíssimo da economia brasileira, que sustenta o superavit na balança comercial, com a exportação de produtos primários.

A soja em grão, o farelo de soja, a carne bovina, a celulose e os couros e peles estão no topo do ranking dos recordistas em vendas do país no mercado internacional, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.